Economia
Conab: Brasil deve produzir 299,27 milhões de toneladas de grãos
Resultado é 6,4% menor que a safra passada, mas também a segunda maior produção de grãos da história, diz companhia

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
11/07/2024 - 11:13

A| produção de grãos no Brasil deverá somar 299,27 milhões de toneladas de grãos, uma queda de 6,4% em relação à temporada anterior. Segundo o presidente da Conab, a redução é consequência dos efeitos do El Niño e das variações extremas do clima. “Especialmente na região sul, no Rio Grande do Sul, que é um grande estado produtor. Mas é, sem dúvida, uma extraordinária safra”, disse Edegar Pretto na divulgação do 10º levantamento de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira, 11.
A soja, principal cultura do país, deve somar 147,34 milhões de toneladas, uma redução de 4,7% em relação à safra passada. A área de cultivo deve ser 4,4% maior, somando 46,02 milhões de hectares. No geral, as produtividades ficaram abaixo do ciclo anterior, com exceção de Rondônia, Pará e Rio Grande do Sul. Destaque para o estado gaúcho que passou de 1.986 kg/ha para 2.905 kg/ha.
“A produção do RS torna-se a segunda maior do país, perdendo apenas para o Mato Grosso e seguido pelo Paraná. A produção do RS só não foi maior pelo excesso de chuva, que atrapalhou a colheita e o final do ciclo”, afirmou Fabiano Vasconcellos, gerente de acompanhamento de safras da Conab.
Segundo o levantamento, a melhora na perspectiva da produtividade do milho segunda safra contribuiu para o resultado na produção total de grãos. A área de cultivo no país chega a 79,75 milhões de hectares entre todas as culturas.
Algodão – deve ser recorde de produção de 3,64 milhões de toneladas de algodão em pluma, com aumento na área plantada. Até o momento, 12,3% das lavouras foram colhidas e a maior parte das lavouras em campo está em estágio de maturação.
Milho – as lavouras de primeira safra estão 95% colhidas. A área de cultivo é estimada em 4 milhões de hectares (-9,9%) e a produção em de 23,4 milhões de toneladas (-14,4%). “A redução de área acontece no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais e a redução de produtividade é registrada no RS”.
A queda nos resultados se repete na segunda safra do milho, que tem estimativa de 16,2 milhões de hectares de área (-5,8%) e de 90 milhões de toneladas (-12,1%) na produção. “Quando se compara à última safra, temos de lembrar que foi uma safra recorde de milho, com resultado extraordinário na maioria dos estados”. A produtividade média é de 5.556 kg/ha (-6,7%). A colheita está em 61,1% e a maior parte das lavouras que ainda não foi colhida está em fase de maturação e enchimento do grão, segundo a Conab.
Arroz – estimativa de 10,59 milhões de toneladas, aumento de 5,5% em relação à safra passada. Houve aumento de área de cultivo “A qualidade dos grãos colhidos é satisfatória, apesar da influência climática na estabilidade das lavouras”, afirmou Vasconcellos.
Conab reforça intenção de estimular produção de arroz
Durante a divulgação dos dados sobre a produção de grãos no país, o presidente da Conab, Edegar Pretto, reforçou a intenção do governo federal em estimular a produção de arroz em outras regiões do país. “Nós precisamos aumentar a oferta de arroz, está muito estreito, muito apertado entre o que a gente produz e consome. O Brasil tem grande potencial de aumento não só no Rio Grande do Sul”, analisou Pretto.
Segundo ele, a expectativa é atender 200 municípios no programa Arroz da Gente, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste, com assistência técnica e medidas para acesso à crédito.
“Vamos detalhar em breve um contrato de opção de venda, definindo ainda o preço mínimo, que terá uma alteração positiva. Nós queremos garantir um preço compensador aos nossos produtores. Quem optar por produzir arroz, será um bom negócio”, completou.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Pouco espaço em casa? Veja como fazer uma horta vertical
2
Chamada de nova soja, cannabis pode gerar quase R$ 6 bilhões até 2030
3
Banco do Brasil inicia renegociações de dívidas na próxima semana
4
Conheça a frutinha 'parente' da jabuticaba e pouco explorada
5
Soja: Argentina zera impostos e ameaça exportações do Brasil para a China
6
Safra 2025/2026 deve bater novo recorde com 353,8 milhões de toneladas

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Metanol: como falhas na produção podem causar contaminação
Presente em pequenas quantidades, o metanol se torna perigoso quando há falhas na destilação ou adulteração de bebidas

Economia
Brasil e Singapura fecham acordo para ampliar comércio de proteína animal
Acordo prevê a cooperação em temas técnicos e regulatórios, e apoio a ações envolvendo carnes de frango, suína e produtos processados

Economia
Exportações de amendoim até agosto registram recorde de 180 mil toneladas
Com 86% da produção nacional, Estado de São Paulo consolida liderança e amplia presença no mercado internacional

Economia
Exportações agropecuárias fecham setembro com incremento de 18%
Mesmo sem os Estados Unidos, carne e café cresceram em receita; animais vivos e tabaco também se destacaram nas remessas de setembro
Cotações
Exportação de algodão na safra 2024/2025 vai depender do apetite chinês
Chineses colheram supersafra de algodão, o que, segundo o IBA, afeta os embarques brasileiros; para a Índia, expectativa é de crescimento
Economia
Maior área de plantio de grãos pode impulsionar venda de máquina agrícola
Projeção é da Abimaq e se baseia em números da Conab, que estima plantio de 84,24 milhões de hectares contra 81,74 milhões na safra anterior
Economia
Exportações de frutas cítricas da Argentina somam US$ 408 milhões até agosto
Destaque é para o limão; as exportações da fruta fresca cresceu 43% e o suco teve alta de 14%
Economia
Lula e Trump se falam e designam emissários para negociar tarifaço
As tratativas para a conversa começaram durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, e foram mantidas em sigilo até esta manhã