Economia
Conab: Brasil deve produzir 299,27 milhões de toneladas de grãos
Resultado é 6,4% menor que a safra passada, mas também a segunda maior produção de grãos da história, diz companhia
Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
11/07/2024 - 11:13
A| produção de grãos no Brasil deverá somar 299,27 milhões de toneladas de grãos, uma queda de 6,4% em relação à temporada anterior. Segundo o presidente da Conab, a redução é consequência dos efeitos do El Niño e das variações extremas do clima. “Especialmente na região sul, no Rio Grande do Sul, que é um grande estado produtor. Mas é, sem dúvida, uma extraordinária safra”, disse Edegar Pretto na divulgação do 10º levantamento de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira, 11.
A soja, principal cultura do país, deve somar 147,34 milhões de toneladas, uma redução de 4,7% em relação à safra passada. A área de cultivo deve ser 4,4% maior, somando 46,02 milhões de hectares. No geral, as produtividades ficaram abaixo do ciclo anterior, com exceção de Rondônia, Pará e Rio Grande do Sul. Destaque para o estado gaúcho que passou de 1.986 kg/ha para 2.905 kg/ha.
“A produção do RS torna-se a segunda maior do país, perdendo apenas para o Mato Grosso e seguido pelo Paraná. A produção do RS só não foi maior pelo excesso de chuva, que atrapalhou a colheita e o final do ciclo”, afirmou Fabiano Vasconcellos, gerente de acompanhamento de safras da Conab.
Segundo o levantamento, a melhora na perspectiva da produtividade do milho segunda safra contribuiu para o resultado na produção total de grãos. A área de cultivo no país chega a 79,75 milhões de hectares entre todas as culturas.
Algodão – deve ser recorde de produção de 3,64 milhões de toneladas de algodão em pluma, com aumento na área plantada. Até o momento, 12,3% das lavouras foram colhidas e a maior parte das lavouras em campo está em estágio de maturação.
Milho – as lavouras de primeira safra estão 95% colhidas. A área de cultivo é estimada em 4 milhões de hectares (-9,9%) e a produção em de 23,4 milhões de toneladas (-14,4%). “A redução de área acontece no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais e a redução de produtividade é registrada no RS”.
A queda nos resultados se repete na segunda safra do milho, que tem estimativa de 16,2 milhões de hectares de área (-5,8%) e de 90 milhões de toneladas (-12,1%) na produção. “Quando se compara à última safra, temos de lembrar que foi uma safra recorde de milho, com resultado extraordinário na maioria dos estados”. A produtividade média é de 5.556 kg/ha (-6,7%). A colheita está em 61,1% e a maior parte das lavouras que ainda não foi colhida está em fase de maturação e enchimento do grão, segundo a Conab.
Arroz – estimativa de 10,59 milhões de toneladas, aumento de 5,5% em relação à safra passada. Houve aumento de área de cultivo “A qualidade dos grãos colhidos é satisfatória, apesar da influência climática na estabilidade das lavouras”, afirmou Vasconcellos.
Conab reforça intenção de estimular produção de arroz
Durante a divulgação dos dados sobre a produção de grãos no país, o presidente da Conab, Edegar Pretto, reforçou a intenção do governo federal em estimular a produção de arroz em outras regiões do país. “Nós precisamos aumentar a oferta de arroz, está muito estreito, muito apertado entre o que a gente produz e consome. O Brasil tem grande potencial de aumento não só no Rio Grande do Sul”, analisou Pretto.
Segundo ele, a expectativa é atender 200 municípios no programa Arroz da Gente, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste, com assistência técnica e medidas para acesso à crédito.
“Vamos detalhar em breve um contrato de opção de venda, definindo ainda o preço mínimo, que terá uma alteração positiva. Nós queremos garantir um preço compensador aos nossos produtores. Quem optar por produzir arroz, será um bom negócio”, completou.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
CONTEÚDO PATROCINADO
Banco do Brasil bate recorde de investimentos no campo
2
Pistache: o que é, para que serve e como produzir
3
“Paramos completamente de entregar ao Carrefour”, diz diretor da Minerva
4
Você sabe por que as galinhas caipiras comem pedras?
5
Silagem de milho: saiba como produzir e armazenar
6
Carrefour França diz que não venderá carne do Mercosul; agro no Brasil repudia
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Produção de cevada cresce 13%, mesmo com recuo da área cultivada
Embrapa Trigo avalia que o clima colaborou com o aumento da produtividade média
Economia
Brasil deixa de comprar camarões do Equador
Medida começa a valer a partir de 09 de dezembro e ocorre após auditoria da SDA do Mapa que apontou irregularidades
Economia
Filipinas abrem mercado para produtos suínos do Brasil
Este ano, o país do sudeste da Ásia abriu outros três mercado para produtos do agro brasileiro e se tornou o principal destino da carne suína
Economia
PIB do agro recua 3,5% no acumulado do ano
A soma da produção de bens e serviços do setor ficou em R$ 162,9 bilhões no terceiro trimestre, aponta IBGE
Preço do açúcar cristal encerra novembro em baixa
Demanda de fim de ano puxa altas de etanol anidro e hidratado
Preços do trigo enfraquecem na reta final da colheita, avalia Cepea
Alta do dólar ajuda a sustentar os preços internos
Maranhão cria contribuição especial de grãos
O valor da contribuição especial de grãos corresponderá a 1,8% sobre o valor da tonelada de grãos
“Brasil pode aumentar área de soja em 30 milhões de hectares sem desmatamento”, afirma CEO da SLC Agrícola
Análise foi apresentada pelo presidente da SLC Agrícola durante a Fenasoja, em Santa Rosa (RS)