PUBLICIDADE

Cotações

Fertilizantes: preço pode retornar ao patamar de 2023 com conflito Israel x Irã 

A Markestrat alerta ainda para os efeitos no mercado de milho, já que a cultura tem alta dependência de fertilizantes nitrogenados 

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com

16/06/2025 - 14:51

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A escalada da tensão Israel x Irã segue preocupando os mercados de fertilizantes neste início de semana, com destaque para os nitrogenados — juntos, ambos países respondem por cerca de 40% das exportações mundiais de ureia. 

Os especialistas da Markestrat destacam que, atualmente, o Irã, maior produtor mundial de ureia, está com suas sete instalações de amônia e ureia fechadas. Além disso, o Egito, segundo principal produtor, está com as produções paralisadas devido à interrupção do fornecimento de gás por parte de Israel. Preocupa também o trânsito parcialmente interrompido no Estreito de Ormuz — porta de escoamento de boa parte do petróleo mundial. 

Diante do cenário, a consultoria alerta para a alta dos preços de fertilizantes. “É possível que observemos uma alta que alcance patamares similares aos do início de 2023, caso este conflito continue freando a produção e a exportação”, dizem os analistas. 

Efeitos no mercado de milho 

Outro possível efeito do conflito Israel x Irã está no mercado de milho. Os especialistas lembram que, os estoques mundiais do grão estão no menor patamar em 10 anos. Com isso, conforme a Markestrat, o conflito tem o potencial de comprometer a segurança alimentar global, considerando a relevância dos fertilizantes nitrogenados para o cereal. 

Soma-se a esse quadro, a paralisação da abertura de alguns mercados que estavam em andamento antes da política tarifária adotada pelos Estados Unidos. “É possível que muitas negociações entrem no modo de espera. Nesse ponto, fundamental destacar a preocupação com a produção do Brasil, uma vez que o país tem déficit de estocagem e o escoamento é essencial no giro dos grãos entre as safras (milho e soja), o que pode comprometer a qualidade do que já foi produzido”, traz o relatório.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.