Gente
Saiba o que é venda direta no agro, modelo em expansão no país
Produce, empresa responsável por 90% do modelo de comercialização direta no agronegócio brasileiro, registrou um crescimento de mais de 100% em 2024
Paloma Custódio | Brasília
04/02/2025 - 05:00

A venda direta é um modelo de negócio no qual a empresa comercializa um produto ou serviço diretamente para o consumidor final, sem a necessidade de intermediários. No mundo do agro não é diferente. A venda de insumos e serviços agrícolas — feita por catálogo, porta a porta ou consultoria — estreita a relação entre empresas e produtores.
Em 2025, o volume de vendas diretas no agronegócio pode triplicar. É o que projeta a Produce Agro, empresa responsável por 90% da comercialização de produtos e serviços do agronegócio brasileiro feita diretamente para o consumidor final, por meio de empreendedores independentes. Em seu quarto ano de operação, com mais de 10 mil consultores distribuídos pelas principais regiões produtoras do país, a Produce registrou um crescimento de mais de 100% em 2024, na comparação com 2023. A empresa preferiu não divulgar o valor exato do faturamento no ano passado.
Atualmente, o portfólio da empresa conta com mais de 600 produtos, desde sementes, defensivos, fertilizantes, seguro agrícola, produtos veterinários e insumos biológicos. Após a realização da venda, o consultor também oferece assistência e suporte técnico para os clientes.
“Ele vende e depois vai acompanhar a entrega e o plantio. Nós damos todo o passo a passo para ele. Mas o importante para fidelizar esse cliente é justamente fazer esse atendimento bem feito. Caso surja alguma dúvida, nós temos agrônomos espalhados pelo Brasil para dar suporte no que ele precisar”, disse, ao Agro Estadão, o cofundador da Produce Guilherme Trotta.
Relação de confiança
Segundo a Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas, o Brasil está na sétima posição global em vendas diretas, considerando todos os setores. Guilherme Trotta atribui o sucesso do modelo no país à cultura de manter boas relações do brasileiro.
“Olhando especificamente para o agronegócio, o setor tem uma característica que é a relação de confiança. O produtor compra da pessoa que ele confia e não da empresa que ela representa. Então, o nosso desafio é ter um produto muito bom, porque estamos mexendo com algo sagrado, que é o relacionamento e a reputação das pessoas”, destaca.
Oportunidade de trabalho no agro
As vendas diretas são uma alternativa acessível para quem deseja ingressar no mercado de trabalho do agronegócio, especialmente para os mais jovens que estão em busca do primeiro emprego. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), 53,3% dos empreendedores de vendas diretas no Brasil são jovens entre 18 e 29 anos, cenário similar ao que ocorre no Agro.
“O nosso modelo usa muito a tecnologia. Todo o sistema é baseado em automações tecnológicas, além de usar redes sociais para gerar vendas. Então, eu acho que o conceito de comunidade faz a Produce crescer tanto no público jovem, especificamente”, justifica Guilherme Trotta.
Para o cofundador da Produce, o perfil do consultor de sucesso envolve:
- Ter relacionamento no mercado do agro;
- Conhecer do mercado;
- Ter familiaridade com os produtos;
- Ter relação de confiança com produtores.
Entre as principais vantagens para quem trabalha como consultor de vendas diretas, Guilherme Trotta destaca a flexibilidade e o ganho superior em comparação com outras opções do mercado, com pagamentos que podem chegar a R$ 35 mil mensais, em alguns casos.
“Todo gasto que uma empresa normal teria com vendas — canal de distribuição, infraestrutura, gerente, diretor, vendedor — nós concentramos em ganho para o consultor. Além disso, ele não precisa sair do emprego dele para trabalhar com a produção. Eu tenho um consultor, por exemplo, em Rondônia, que a família inteira trabalha: ele, a mulher e o filho. É a flexibilidade de ter um negócio próprio sem precisar investir”, comenta.
Automação da venda direta
Guilherme Trotta explica que todo o processo de venda é automatizado. “Ele faz o pedido, cadastra o produtor no aplicativo e toda análise de crédito é feita por nós, assim como a separação do produto. Ele nem se envolve no processo de cobrança. E nós fazemos a entrega. Mas para o consultor, tudo é transparente. Ele só colocou o pedido no aplicativo e a coisa aconteceu”, esclarece.
A Produce disponibiliza um cadastro sem custo no site da empresa para quem se interessar em ser consultor na área. Lá é possível participar de todos os treinamentos da plataforma para se capacitar sobre os produtos que deverá vender.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Vagas no Agro: Eldorado Brasil está com inscrições abertas para estágio
2
Seguro rural e interação Caribe-Brasil: os planos do novo diretor-geral da ‘OEA’ da Agricultura
3
Tarcísio indica ex-presidente do Incra para secretaria da Agricultura de SP
4
Conheça cursos gratuitos sobre Plantio Direto
5
Vagas no Agro: Syngenta abre inscrições para jovem aprendiz
6
OCB nomeia primeira mulher para cargo de presidente-executiva
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Gente
Fetag-RS lança campanha contra violência doméstica no campo
Com vídeo nas redes sociais, entidade quer romper o silêncio e estimular denúncias também entre as mulheres da zona rural
Gente
Jerônimo Goergen é eleito presidente da Aprobio
O advogado e ex-deputado federal assume com a missão de fortalecer a governança e ampliar a capacidade de articulação institucional
Gente
Amazônia forma sua primeira geração de baristas indígenas
Iniciativa do Grupo 3 Corações capacita 25 jovens de Rondônia, visando incentivar sucessão familiar em terras indígenas e abrir caminho para o turismo
Gente
Tarcísio indica ex-presidente do Incra para secretaria da Agricultura de SP
Guilherme Piai deixa o cargo para a disputar as eleições em 2026; Geraldo Melo assume o cargo em SP
Gente
Vagas no Agro: Eldorado Brasil está com inscrições abertas para estágio
Iniciativa oferece 21 vagas de estágio para estudantes de diversas áreas em Mato Grosso do Sul e São Paulo
Gente
OCB nomeia primeira mulher para cargo de presidente-executiva
Tania Zanella assumiu de forma automática após mudança no estatuto da entidade, que definiu modelo dual de governança
Gente
Eleito: Elias Alves Lima assume a presidência da ANDA pelos próximos três anos
Mudança de comando se dá em meio a desafios do mercado de fertilizantes e reforça foco em competitividade e sustentabilidade
Gente
São Paulo anuncia MBA online para lideranças de cooperativas
Curso será ofertado em 2026 pela Faculdade Municipal de Bebedouro; valor e o programa ainda não foram divulgados