Gente
Saiba o que é venda direta no agro, modelo em expansão no país
Produce, empresa responsável por 90% do modelo de comercialização direta no agronegócio brasileiro, registrou um crescimento de mais de 100% em 2024
Paloma Custódio | Brasília
04/02/2025 - 05:00

A venda direta é um modelo de negócio no qual a empresa comercializa um produto ou serviço diretamente para o consumidor final, sem a necessidade de intermediários. No mundo do agro não é diferente. A venda de insumos e serviços agrícolas — feita por catálogo, porta a porta ou consultoria — estreita a relação entre empresas e produtores.
Em 2025, o volume de vendas diretas no agronegócio pode triplicar. É o que projeta a Produce Agro, empresa responsável por 90% da comercialização de produtos e serviços do agronegócio brasileiro feita diretamente para o consumidor final, por meio de empreendedores independentes. Em seu quarto ano de operação, com mais de 10 mil consultores distribuídos pelas principais regiões produtoras do país, a Produce registrou um crescimento de mais de 100% em 2024, na comparação com 2023. A empresa preferiu não divulgar o valor exato do faturamento no ano passado.
Atualmente, o portfólio da empresa conta com mais de 600 produtos, desde sementes, defensivos, fertilizantes, seguro agrícola, produtos veterinários e insumos biológicos. Após a realização da venda, o consultor também oferece assistência e suporte técnico para os clientes.
“Ele vende e depois vai acompanhar a entrega e o plantio. Nós damos todo o passo a passo para ele. Mas o importante para fidelizar esse cliente é justamente fazer esse atendimento bem feito. Caso surja alguma dúvida, nós temos agrônomos espalhados pelo Brasil para dar suporte no que ele precisar”, disse, ao Agro Estadão, o cofundador da Produce Guilherme Trotta.
Relação de confiança
Segundo a Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas, o Brasil está na sétima posição global em vendas diretas, considerando todos os setores. Guilherme Trotta atribui o sucesso do modelo no país à cultura de manter boas relações do brasileiro.
“Olhando especificamente para o agronegócio, o setor tem uma característica que é a relação de confiança. O produtor compra da pessoa que ele confia e não da empresa que ela representa. Então, o nosso desafio é ter um produto muito bom, porque estamos mexendo com algo sagrado, que é o relacionamento e a reputação das pessoas”, destaca.
Oportunidade de trabalho no agro
As vendas diretas são uma alternativa acessível para quem deseja ingressar no mercado de trabalho do agronegócio, especialmente para os mais jovens que estão em busca do primeiro emprego. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), 53,3% dos empreendedores de vendas diretas no Brasil são jovens entre 18 e 29 anos, cenário similar ao que ocorre no Agro.
“O nosso modelo usa muito a tecnologia. Todo o sistema é baseado em automações tecnológicas, além de usar redes sociais para gerar vendas. Então, eu acho que o conceito de comunidade faz a Produce crescer tanto no público jovem, especificamente”, justifica Guilherme Trotta.
Para o cofundador da Produce, o perfil do consultor de sucesso envolve:
- Ter relacionamento no mercado do agro;
- Conhecer do mercado;
- Ter familiaridade com os produtos;
- Ter relação de confiança com produtores.
Entre as principais vantagens para quem trabalha como consultor de vendas diretas, Guilherme Trotta destaca a flexibilidade e o ganho superior em comparação com outras opções do mercado, com pagamentos que podem chegar a R$ 35 mil mensais, em alguns casos.
“Todo gasto que uma empresa normal teria com vendas — canal de distribuição, infraestrutura, gerente, diretor, vendedor — nós concentramos em ganho para o consultor. Além disso, ele não precisa sair do emprego dele para trabalhar com a produção. Eu tenho um consultor, por exemplo, em Rondônia, que a família inteira trabalha: ele, a mulher e o filho. É a flexibilidade de ter um negócio próprio sem precisar investir”, comenta.
Automação da venda direta
Guilherme Trotta explica que todo o processo de venda é automatizado. “Ele faz o pedido, cadastra o produtor no aplicativo e toda análise de crédito é feita por nós, assim como a separação do produto. Ele nem se envolve no processo de cobrança. E nós fazemos a entrega. Mas para o consultor, tudo é transparente. Ele só colocou o pedido no aplicativo e a coisa aconteceu”, esclarece.
A Produce disponibiliza um cadastro sem custo no site da empresa para quem se interessar em ser consultor na área. Lá é possível participar de todos os treinamentos da plataforma para se capacitar sobre os produtos que deverá vender.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Prazo para o georreferenciamento de imóvel rural é prorrogado
2
Projeto oferece atendimento psicológico gratuito a agricultores do RS
3
Queijos artesanais ganham rotas turísticas em São Paulo
4
Pesquisadora da Embrapa recebe o ‘Nobel da Agricultura’ nesta semana
5
Mais de 6 milhões de mulheres movem a economia rural no Brasil
6
Vagas no Agro: Syngenta abre inscrições para Programa de Estágio
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Gente
Queijos artesanais ganham rotas turísticas em São Paulo
Proposta conecta mais de 100 propriedades rurais em 77 municípios e fortalece a expansão do produto e do turismo rural no Estado
Gente
O que faz e como se tornar um corretor de café?
No dinâmico mercado de café, o corretor atua como intermediário, negociando preços e condições para beneficiar o produtor rural
Gente
Ingo Plöger é eleito o novo presidente da Abag
Resumindo seu legado em “prospectar futuros”, Plöger quer intensificar atuação da associação estrategicamente em biocompetitividade e alianças
Gente
Vagas no Agro: Atvos abre inscrições para trainees
Iniciativa busca jovens engenheiros e agrônomos para atuar em unidades da companhia no Centro-Oeste e Sudeste
Gente
O campo que prospera na cidade: descubra o bairro agrícola de São Paulo
Parelheiros, bairro da Zona Sul de São Paulo (SP), possui cerca de 400 produtores rurais que cultivam frutas e hortaliças
Gente
EPIs agrícolas: proteção para a saúde e segurança do agricultor
EPIs agrícolas são a primeira defesa do agricultor contra 60% dos acidentes no campo, essenciais para a saúde e longevidade no trabalho rural
Gente
Capacitação impulsiona atuação feminina no agro, aponta pesquisa
Levantamento mostra que mais da metade das mulheres do agro busca capacitação constante, tendo a sustentabilidade como tema principal
Gente
Vagas no Agro: Raízen abre seleção para programa de aprendiz
Oportunidades abrangem áreas administrativas, técnicas e operacionais em usinas, bases e escritórios da empresa