Inovação
Lavoro expande tecnologia FarmLab para Paraná e Mato Grosso
Equipamento permite que o produtor tenha acesso a níveis de nutrientes e parâmetros do solo para elaborar um manejo mais assertivo e sustentável
Paloma Custódio | Brasília
20/11/2024 - 08:30

A distribuidora de insumos agrícolas Lavoro anunciou a expansão da oferta do equipamento FarmLab para os estados do Paraná e Mato Grosso. A tecnologia, capaz de fazer uma análise de solo em tempo real, foi desenvolvida pela startup alemã Stenon e é inédita na América Latina.
Até então, o FarmLab vinha sendo distribuído pela Lavoro apenas em um projeto piloto em algumas propriedades rurais paranaenses. Com a expansão, o equipamento estará disponível para todos os produtores atendidos pela companhia no estado do Paraná e deverá entrar no mercado mato-grossense na safra 2024/25.
“Acreditamos que o FarmLab poderá ajudar agricultores de milho e algodão do Mato Grosso a otimizarem suas aplicações de fertilizantes nitrogenados. O fato de avançarmos para o Mato Grosso está dentro do nosso plano de expansão do serviço no Brasil”, disse ao Agro Estadão o gerente de Marketing Corporativo e Serviços da Lavoro, Guilherme Rosa.
Como funciona o FarmLab
Por meio de sensores ópticos e elétricos, o Farmlab permite que o produtor identifique no solo quais são os níveis de elementos químicos necessários para o desenvolvimento do cultivo, como nitrogênio e matéria orgânica, por exemplo. O equipamento também é capaz de registrar parâmetros gerais da terra, como temperatura, pressão atmosférica e umidade em poucos segundos.
As informações capturadas pelo aparelho são armazenadas e permitem que o produtor faça um arquivo de todas as medições e diagnósticos do solo. Com essas análises, é possível elaborar um plano de manejo mais assertivo e realizar os tratos culturais necessários logo após a amostragem, sem a necessidade de encaminhar os dados para um laboratório.
Segundo o gerente da Lavoro, os produtores rurais não precisam de treinamento para usar o FarmLab. “A Lavoro faz todo o trabalho, desde o dimensionamento da área, análise de solo e consultoria sob medida”, detalha.
Guilherme Rosa explica que o uso do FarmLab também pode garantir produtividade e economia nos custos com fertilizantes e outros insumos. “Ao medir as reservas de nutrientes, a exemplo do nitrogênio, a aplicação é feita apenas sob a diferença do que a cultura precisa, e não de um volume excedente, partindo de uma decisão empírica”.
O gerente da Lavoro explicou que, além de reduzir os custos da produção, o uso da tecnologia também tem impacto direto no meio ambiente, otimiza o aproveitamento do nutriente pela planta e diminui a pegada de carbono e a contaminação dos mananciais. “O fato de conseguirmos ter a leitura em tempo real, em comparação com métodos convencionais que demoram até semanas para serem entregues, propicia uma aplicação mais assertiva de nitrogenados, reduzindo a pegada de carbono e a poluição”, detalha.
Projeto piloto
O FarmLab já está disponível há alguns anos em países da Europa, no Cazaquistão e nos Estados Unidos. No Brasil, é a primeira vez que o equipamento é utilizado na agricultura tropical. O projeto piloto atendeu 200 produtores rurais e mais de 50 mil hectares de lavouras de milho, trigo e algodão foram analisados — cultivos que tradicionalmente são mais impactados pelos níveis de nitrogênio no solo.
“Como todo novo produto ou serviço, existe a desconfiança do produtor e do próprio time. No entanto, acreditamos que por meio da estratégia assertiva com a equipe comercial e clientes, demonstrando o serviço, fazendo as recomendações, e eles conseguindo resultados, o próximo ciclo ficará mais ‘fácil’”, avalia Guilherme Rosa.
A Lavoro realizou uma pesquisa, entre 29 de julho e 02 de agosto de 2024, com produtores rurais de diferentes culturas — como soja, feijão, trigo, milho e aveia — e que participaram do projeto piloto. Entre os resultados, os participantes perceberam maior praticidade para o mapeamento das lavouras, escolha de insumos agrícolas mais adequados para o manejo e melhor uniformidade do solo para o início do plantio.
O produtor de soja Lourenço Eckel, da cidade de Antônio Olinto no Paraná, aprovou o uso do FarmLab. “Em parceria com a Lavoro, com o consultor Tiago, realizamos as coletas aqui na propriedade. Identificamos os resultados e qual a recomendação técnica deveria ser feita. Vou continuar usando a tecnologia nas próximas safras e recomendo para demais agricultores”, avalia.
Segundo o gerente de Marketing Corporativo e Serviços da Lavoro, Guilherme Rosa, a meta é distribuir o FarmLab nas próximas safras em todas as regiões atendidas pela companhia. “No entanto, nosso trabalho é de forma progressiva, baseado em aprendizado e melhoria constante”, ressalta.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
CONTEÚDO PATROCINADO
Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
2
CONTEÚDO PATROCINADO
Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil
3
Pesquisadores obtêm mel com sabor chocolate da casca da amêndoa do cacau
4
Tecnologia da soja ganha nova função em florestas
5
Conheça os tratores premiados na Agritechnica, na Alemanha
6
Baldan conclui primeira venda com criptomoedas e inaugura nova fase digital
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Inovação
Pesquisa descobre fungo com ação superior a herbicidas como glifosato
Substância inédita isolada do fungo Fusarium demonstra potente ação herbicida e antifúngica
Inovação
Cana: IAC lança duas novas variedades para o Centro-Sul
Alta produtividade e resistência são destaques das variedades para cultivo mecanizado
Inovação
Baldan conclui primeira venda com criptomoedas e inaugura nova fase digital
Empresa prevê movimentar até R$ 1 milhão mensais em operações com criptoativos e fortalece relações comerciais no exterior
Inovação
Tecnologia da soja ganha nova função em florestas
Pesquisadores da Embrapa desenvolvem inoculante capaz de ajudar na restauração de solos degradados
Inovação
Conheça os tratores premiados na Agritechnica, na Alemanha
Referência mundial, prêmio destaca tendências em conectividade, inteligência embarcada e sustentabilidade que em breve chegarão ao campo
CONTEÚDO PATROCINADO
Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil
Totalmente produzido no País, o Fortivance combina ciência e tecnologia para otimizar o uso de inseticidas
CONTEÚDO PATROCINADO
Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
Iniciativa, existente no Brasil há mais de duas décadas, contribui para elevar qualidade e sustentabilidade no campo
Inovação
Inteligência Artificial: máquinas que 'pensam' ajudam o produtor
Sensores, drones e satélites alimentam a IA para monitorar plantas e animais, permitindo ações proativas e evitando perdas na fazenda