Clima
Semana terá muita chuva, com algumas janelas para colheita
Produtores se preocupam com a colheita e plantio da 2º safra; meteorologista indica aproveitar as janelas desta semana, pois a próxima terá chuva mais intensa

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
28/01/2025 - 07:00

As precipitações devem voltar a maior parte do Brasil nesta semana. Em algumas áreas, a metade do volume de água esperado para todo o mês de janeiro deve ser registrado em poucos dias. No entanto, o clima ainda deve dar brechas para produtores colherem, especialmente, em Mato Grosso.
“Durante esta semana ainda segue com essa condição: todo dia está chovendo, com alguns dias tendo interrupções pontuais. Mas esta semana ainda será bastante proveitosa para o pessoal”, comenta o sócio-diretor e meteorologista da Nottus, Alexandre Nascimento.
A dica do especialista é aproveitar as oportunidades de atividade no campo, porque na próxima semana, as chuvas devem continuar, porém sem tantas janelas de sol ou tempo firme. Segundo ele, esse é o panorama para estados como Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo e Goiás, onde produtores já começam a colheita.
“Por lá deve ter bastante umidade”, afirma Nascimento sobre o clima goiano. Nessa área, o acumulado de chuva nesta semana pode chegar ou superar os 150 milímetros. “Isso é mais da metade do que é esperado para o mês de janeiro caindo em uma semana”, pondera o meteorologista.
Condição chuvosa também para outras partes do país, mas de forma mais regular. Paraná, Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul devem ter precipitações, mas com menos volumes como os estados do Centro-Oeste e Sudeste.
Já Mato Grosso do Sul também deve registrar chuvas, o que pode ser bem-vindo para áreas mais centrais e do oeste do estado, que sofriam com um tempo mais seco. Alguns produtores chegaram a relatar perdas, mas com as precipitações dos últimos dias e uma previsão de novas pancadas, isso deve diminuir.
Outra área que mantém chuvas com mais regularidade é o Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, porém não são intensas nem volumosas, a ponto de causarem prejuízos por excesso de umidade. “Chuvas mais regulares e sem invernadas, clima, de certa forma, até mais favorável”, destaca Nascimento, que lembra que alguns produtores mais atrasados no plantio nessas áreas podem se beneficiar. O tempo com chuvas mais pesadas deve começar só a partir de março.
Nova frente fria de passagem pelo Sul
Nesta terça-feira, 28, uma nova frente fria está entrando no Brasil pelo Rio Grande do Sul. Esse fenômeno deve trazer algumas chuvas para o centro e o sul do estado gaúcho, mas essa condição não permanece por muito tempo, já que a frente fria caminha rápido em direção ao Sudeste.
No entanto, essa massa de ar fria deve amenizar as altas temperaturas no Sudeste. Além disso, com a formação de nuvens carregadas também contribui para essa diminuição da temperatura, principalmente em outras partes do país, como nos estados do Centro-Oeste. Mesmo com a queda nos termômetros, o meteorologista diz que o clima “não vai ficar frio, mas sim com temperaturas mais baixas do os últimos dias”.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Geada: campos ficam congelados e produtores relatam impactos
2
Chuva dá trégua, mas frio continua no Sul do país
3
Onda de frio derruba temperaturas com alerta para geada e neve
4
O inverno vem aí: frio pontual no Sul deve beneficiar lavouras de trigo e frutas
5
Frente fria avança no Brasil e ameaça lavouras com geadas na próxima terça-feira
6
Saiba como proteger sua produção da geada

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Risco de geada permanece no Sul e Sudeste; e chuva intensa no litoral do Nordeste
Inmet alerta para a seca no Centro-Oeste, onde a umidade do ar pode atingir níveis entre 30% e 20%

Clima
Lavouras do RS e PR já refletem impactos das chuvas e geadas
Áreas com plantio de grãos são as mais afetadas; frio deve continuar, mas sem grandes chances de geadas generalizadas

Clima
Geada na lavoura: destrói ou protege?
Além dos prejuízos, a geada pode trazer benefícios, como controle de pragas e melhoria da estrutura do solo, impulsionando a produção em algumas culturas

Clima
Chuva dá trégua, mas frio continua no Sul do país
No RS, mínimas podem variar entre 0°C e -3 °C em cidades como Bagé, Livramento, Vacaria e São José dos Ausentes
Clima
Frente fria provoca novos temporais no Sul neste fim de semana
Chuvas previstas se concentram principalmente na faixa leste do país, do Rio Grande do Sul até o sul da Bahia
Clima
Geada: campos ficam congelados e produtores relatam impactos
Frio intenso beneficia culturas de inverno e o fenômeno de dormência das frutas, mas produtores temem perdas com as baixas temperaturas
Clima
Saiba como proteger sua produção da geada
Com a previsão de geada no Sul, avançando para SP e MS, técnicos recomendam medidas preventivas em áreas agrícolas
Clima
Onda de frio derruba temperaturas com alerta para geada e neve
Risco é maior para o RS, onde 132 municípios foram afetados por excesso de chuvas; Emater monitora perdas na safra de inverno