PUBLICIDADE

Clima

Geadas, frio e chuva marcam início de junho: confira as regiões

Frente fria traz chuvas a Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, e mantêm solo úmido no Matopiba e no Centro-Oeste

Nome Colunistas

Paloma Santos | Brasília

01/06/2025 - 08:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A partir deste domingo, 1º de junho, uma frente fria associada a áreas de instabilidade atmosférica vai alterar o clima em grande parte do Brasil, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno será marcado por chuvas moderadas a fortes na região Sul e declínio das temperaturas no Centro-Sul durante os primeiros dias do mês.

Segundo a meteorologista Ana Penna, da Tempo OK, até terça-feira, 3, incide sob o país a primeira massa de ar frio intensa do ano, com geadas moderadas no Sul do país e fracas em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

CONTEÚDO PATROCINADO
Período será marcado pela primeira massa de ar frio intensa do ano

De terça, 3, até quinta-feira, 5, “as chuvas mais expressivas devem ocorrer no oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, provocadas pela atuação de sistemas de baixa pressão, os chamados cavados atmosféricos em superfície”, explicou Ana ao Agro Estadão. Esses sistemas funcionam como canais alongados de instabilidade, favorecendo a formação de nuvens e precipitações persistentes. “Após este período, as temperaturas no Centro-Sul do Brasil ficarão amenas”, detalhou.

Previsão de chuvas moderadas a fortes no Sul do país

Apesar do frio, o boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado no último dia 29 aponta que as condições climáticas continuam favoráveis à safrinha de milho nos principais estados produtores. A redução das chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste não tem comprometido o desenvolvimento das lavouras até o momento.

Previsão do clima para junho

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de junho será marcado por um padrão climático de transição para o inverno, com previsão de chuvas acima da média em parte da região Sul e temperaturas em declínio no Centro-Sul do país.

PUBLICIDADE

Segundo boletim publicado nessa quinta-feira, 29, pelo Instituto, “as chuvas devem se concentrar principalmente na Região Sul, podendo ultrapassar os 150 mm no oeste do Rio Grande do Sul, em áreas de Santa Catarina e do Paraná”. O aumento da precipitação será influenciado por “atuações de sistemas frontais, cavados e áreas de baixa pressão atmosférica”, que permanecem ativos ao longo da primeira quinzena do mês.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o cenário é diferente: são previstas chuvas próximas ou abaixo da média, especialmente em áreas como Goiás, Distrito Federal e o norte de Minas Gerais, onde o tempo seco tende a se intensificar nas próximas semanas.

No Nordeste e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a tendência é de redução gradativa das chuvas. No norte da região, ainda pode haver acumulados expressivos no início do mês, mas, segundo o instituto, “há previsão de chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Semiárido nordestino”.

Em relação às temperaturas, a previsão do Inmet indica que “o avanço de massas de ar frio ao longo do mês poderá causar queda acentuada nas temperaturas, principalmente no Centro-Sul do país”. A ocorrência de geadas não está descartada, sobretudo nas áreas mais elevadas da Região Sul e da Serra da Mantiqueira.

A entidade reforça que o mês será caracterizado por “grande variabilidade térmica”, alternando entre períodos de frio e momentos de temperaturas mais elevadas, conforme a atuação dos sistemas atmosféricos.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Fim de semana terá tempestades, ventos fortes e granizo; veja áreas sob alerta

Clima

Fim de semana terá tempestades, ventos fortes e granizo; veja áreas sob alerta

Sistema de baixa pressão leva acumulados próximos de 100 mm, a partir desta sexta-feira, com possíveis impactos nas lavouras de soja e café

Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo

Clima

Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo

No RS, Defesa Civil confirma tornado em Flores da Cunha; meteorologistas apontam novas rajadas acima de 70 km/h no Sul e chuvas isoladas no Sudeste

Ciclone provoca alagamentos em SC; Inmet amplia áreas em alerta, veja

Clima

Ciclone provoca alagamentos em SC; Inmet amplia áreas em alerta, veja

Santa Catarina registra chuva acima do esperado para dezembro; 17 estados possuem alertas de risco para tempestades e ventos fortes

Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone

Clima

Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone

Municípios gaúchos relatam destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de energia; ciclone deve seguir atuando até quinta-feira no País

PUBLICIDADE

Clima

Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde

Previsão indica mais de 100 mm de chuva em 24 horas e danos a plantações e edificações

Clima

Temporais devem atingir várias regiões do País no fim de semana; veja onde

Atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece a formação de nuvens carregadas até o próximo domingo

Clima

Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região

Boletim do Inmet projeta precipitação favorável ao agro no Centro-Oeste e seca em partes do Sul

Clima

SP em alerta de chuva; temporais avançam para outros estados

Uma nova frente fria deve aumentar o cenário de instabilidades no Estado e levar chuvas fortes e raios para MG, RJ ES, MS e MT

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.