Clima
Geadas, frio e chuva marcam início de junho: confira as regiões
Frente fria traz chuvas a Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, e mantêm solo úmido no Matopiba e no Centro-Oeste
Paloma Santos | Brasília
01/06/2025 - 08:00

A partir deste domingo, 1º de junho, uma frente fria associada a áreas de instabilidade atmosférica vai alterar o clima em grande parte do Brasil, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno será marcado por chuvas moderadas a fortes na região Sul e declínio das temperaturas no Centro-Sul durante os primeiros dias do mês.
Segundo a meteorologista Ana Penna, da Tempo OK, até terça-feira, 3, incide sob o país a primeira massa de ar frio intensa do ano, com geadas moderadas no Sul do país e fracas em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

De terça, 3, até quinta-feira, 5, “as chuvas mais expressivas devem ocorrer no oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, provocadas pela atuação de sistemas de baixa pressão, os chamados cavados atmosféricos em superfície”, explicou Ana ao Agro Estadão. Esses sistemas funcionam como canais alongados de instabilidade, favorecendo a formação de nuvens e precipitações persistentes. “Após este período, as temperaturas no Centro-Sul do Brasil ficarão amenas”, detalhou.

Apesar do frio, o boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado no último dia 29 aponta que as condições climáticas continuam favoráveis à safrinha de milho nos principais estados produtores. A redução das chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste não tem comprometido o desenvolvimento das lavouras até o momento.
Previsão do clima para junho
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de junho será marcado por um padrão climático de transição para o inverno, com previsão de chuvas acima da média em parte da região Sul e temperaturas em declínio no Centro-Sul do país.
Segundo boletim publicado nessa quinta-feira, 29, pelo Instituto, “as chuvas devem se concentrar principalmente na Região Sul, podendo ultrapassar os 150 mm no oeste do Rio Grande do Sul, em áreas de Santa Catarina e do Paraná”. O aumento da precipitação será influenciado por “atuações de sistemas frontais, cavados e áreas de baixa pressão atmosférica”, que permanecem ativos ao longo da primeira quinzena do mês.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o cenário é diferente: são previstas chuvas próximas ou abaixo da média, especialmente em áreas como Goiás, Distrito Federal e o norte de Minas Gerais, onde o tempo seco tende a se intensificar nas próximas semanas.
No Nordeste e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a tendência é de redução gradativa das chuvas. No norte da região, ainda pode haver acumulados expressivos no início do mês, mas, segundo o instituto, “há previsão de chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Semiárido nordestino”.
Em relação às temperaturas, a previsão do Inmet indica que “o avanço de massas de ar frio ao longo do mês poderá causar queda acentuada nas temperaturas, principalmente no Centro-Sul do país”. A ocorrência de geadas não está descartada, sobretudo nas áreas mais elevadas da Região Sul e da Serra da Mantiqueira.
A entidade reforça que o mês será caracterizado por “grande variabilidade térmica”, alternando entre períodos de frio e momentos de temperaturas mais elevadas, conforme a atuação dos sistemas atmosféricos.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña persiste em 2026; saiba como será a atuação nas principais regiões produtoras
2
Previsto para 2026, El Niño deve alterar clima no Brasil; saiba como
3
Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas
4
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
5
País tem geada e alerta vermelho de chuva intensa; veja regiões atingidas
6
Fenômenos extremos: especialistas explicam tornados e ciclones no Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Ciclones em sequência devem provocar chuva e ventos fortes; veja onde
Sistema que se forma nesta sexta-feira aumenta instabilidades até domingo; novo ciclone é monitorado para a próxima quarta-feira, 4.
Clima
Soja entra em fase crítica sob risco de estresse hídrico; veja onde
Irregularidade das chuvas pode comprometer o enchimento de grãos no Sul e no Matopiba; Centro-Oeste tem cenários contrastantes
Clima
Frente fria e ciclone elevam risco de chuvas intensas com queda de granizo
Novo sistema avança pelas regiões Sul e Sudeste a partir de quinta-feira e pode provocar tempestades, granizo e volumes acima de 100 milímetros
Clima
Chuvas irregulares elevam o risco de estresse hídrico nas lavouras; veja onde
Análise por satélite aponta avanço da umidade no Centro-Norte e recuo no Centro-Sul, com risco ao potencial produtivo.
Clima
País pode ter onda de calor nesta semana; veja a previsão
Altas temperaturas devem persistir até quarta-feira, com marcas até 6 °C acima da média histórica em áreas do Sul e Centro-Oeste
Clima
Chuva e temperaturas em elevação marcam o fim de semana; veja onde
Inmet mantém alertas até domingo, 25,para chuva intensa no Sudeste e Centro-Oeste, com risco de alagamentos e deslizamentos
Clima
Previsto para 2026, El Niño deve alterar clima no Brasil; saiba como
Fenômeno tende a elevar temperaturas, intensificar temporais no Sul e tornar as chuvas mais irregulares em grande parte do País
Clima
2025 foi o sétimo ano mais quente no Brasil desde 1961
Maiores desvios foram no PR, MT, PA e em áreas da Região Nordeste; dados confirmam tendência de aquecimento observada nas últimas décadas