Clima
Temporais devem atingir várias regiões do País no fim de semana; veja onde
Atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece a formação de nuvens carregadas até o próximo domingo
Redação Agro Estadão
05/12/2025 - 18:19

A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter o padrão de chuva forte em várias partes do Brasil neste fim de semana. O fenômeno, que teve início na última quinta-feira, 4, cria um corredor persistente de nebulosidade, favorecendo a formação de nuvens carregadas por dias consecutivos.
Segundo a meteorologista Lívia Caetano, da Climatempo, “a ZCAS segue ativa com chuvas fortes e risco de temporais” especialmente entre Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A expectativa é que o corredor de umidade permaneça ativo até domingo, 7.
Já em partes do Sul e Sudeste, sistemas de alta pressão devem segurar as instabilidades, garantindo sol, calor e baixa umidade relativa do ar.
Confira, a seguir, a previsão detalhada para o fim de semana:
Região Sul
O sábado, 6, será marcado por tempo estável e sol predominante, com baixa umidade em grande parte da região. Há chance apenas de chuva fraca e isolada entre a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense no fim do dia. Mais nebulosidade aparece no leste do Paraná e de Santa Catarina, enquanto norte do PR, oeste de SC e boa parte do Rio Grande do Sul seguem com calor e ar seco.
No domingo, 7, o tempo fica firme até a tarde, mas o avanço de uma baixa pressão no Paraguai favorece temporais isolados, sobretudo no oeste, Missões, centro, Vales, Serra, nordeste e Campanha gaúcha, com risco de granizo.
Também podem ocorrer pancadas no oeste de SC e no norte e oeste do PR. Segundo Lívia Caetano, um sistema de “baixa pressão no Paraguai favorece temporais isolados no oeste e sul do RS”.
Sudeste
O tempo firme predomina em São Paulo e Rio de Janeiro no sábado, com chuva fraca apenas no interior fluminense. A ZCAS mantém instabilidade na metade norte de Minas e no Espírito Santo, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais.
No Triângulo Mineiro, sul de MG e Zona da Mata, há chance de chuva fraca e isolada. Em SP, RJ e Triângulo, as temperaturas seguem elevadas.
No domingo, o sol segue predominando em grande parte do Sudeste. O norte de MG e o extremo norte do ES continuam sob influência da ZCAS, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais.
A meteorologista destaca que “tempestades podem atingir a metade norte de Minas e o norte do Espírito Santo” ao longo da tarde. No oeste paulista, instabilidades podem avançar com trovoadas no fim do dia.
Centro-Oeste
A ZCAS mantém chuva forte e risco de temporais em Mato Grosso e no centro-norte de Goiás ao longo do sábado. No norte do Mato Grosso do Sul, o tempo também é instável, enquanto o restante do estado segue com sol e tempo seco. O calor predomina, principalmente no sul de MS, onde a umidade permanece baixa.
No domingo, as instabilidades continuam amplas e intensas em MT, DF e GO. Uma área de baixa pressão no Paraguai, somada ao calor e à umidade, deve estimular pancadas no norte, oeste, sudoeste e interior de MS, que podem ser fortes em alguns pontos. No sudeste e leste do Estado, prevalece o tempo firme. Segundo Caetano, “MT e GO seguem com pancadas fortes e risco de temporais”.
Nordeste
A Zona de Convergência continua favorecendo chuvas moderadas a fortes na Bahia no sábado, com risco de temporais. Maranhão e Piauí seguem com instabilidades ao longo do dia. No litoral norte e oeste de Pernambuco, pode chover de forma fraca e isolada.
O restante do Nordeste tem sol e tempo firme, com calor intenso e baixa umidade em áreas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da BA.
No domingo, a Bahia segue sob instabilidades, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais isolados. Maranhão e sul/leste do Piauí também podem registrar chuva. Nas demais áreas, o tempo continua estável, com predomínio de sol.
Norte
A meteorologista aponta pancadas intensas em Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, metade sul do Pará e Tocantins ao longo do sábado, com risco de temporais. No Amapá, a chuva deve ser mais fraca, enquanto o noroeste do Pará terá tempo firme, com calor abafado.
A tendência para domingo indica a continuidade das instabilidades, principalmente no AM, AC, RO, sul do PA e TO. No sul e oeste de Roraima, a chuva aumenta; no Amapá, permanece fraca. A meteorologista reforça que essas instabilidades vêm acompanhadas de calor. “Temperaturas elevadas e abafadas persistem em grande parte da região”.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña persiste em 2026; saiba como será a atuação nas principais regiões produtoras
2
Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas
3
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
4
Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde
5
Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano
6
Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Corredor de umidade gera alerta vermelho de chuva forte no País; veja onde
Sistema provoca temporais no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste; No oeste de SP e no Triângulo Mineiro, temperaturas seguem mais elevadas
Clima
Ciclone traz chuva volumosa e transtornos neste fim de semana; saiba onde
Clima segue quente no Brasil, mas temperaturas começam a cair no Sul e no Sudeste na próxima semana
Clima
Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas
Sistema de alta pressão bloqueia frentes frias e prolonga calor intenso, sobretudo no Sudeste; Rio de Janeiro pode registrar 37°C
Clima
PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2
Com ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h, fenômeno atingiu 350 casas no último sábado, impactando 1,2 mil pessoas
Clima
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
Projeções apontam rápida transição para o período de neutralidade e probabilidade de 57% de ocorrência de El Niño entre julho e setembro
Clima
Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde
Centro-Sul e Matopiba enfrentam estresse hídrico, enquanto ciclone extratropical pode provocar ventos fortes, granizo e chuva volumosa no Sul
Clima
Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro
Inmet prevê volumes desiguais de chuva e temperaturas elevadas, com impactos diretos sobre a atividade agropecuária
Clima
País tem geada e alerta vermelho de chuva intensa; veja regiões atingidas
SC e RS registraram frio típico de inverno; corredor de umidade mantém volumes de chuva elevados até sexta-feira, 9