PUBLICIDADE

Clima

Temporais devem atingir várias regiões do País no fim de semana; veja onde

Atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece a formação de nuvens carregadas até o próximo domingo

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

05/12/2025 - 18:19

Atuação de Zona de Convergência provoca chuvas fortes até domingo. Foto: Adobe Stock
Atuação de Zona de Convergência provoca chuvas fortes até domingo. Foto: Adobe Stock

A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter o padrão de chuva forte em várias partes do Brasil neste fim de semana. O fenômeno, que teve início na última quinta-feira, 4, cria um corredor persistente de nebulosidade, favorecendo a formação de nuvens carregadas por dias consecutivos.

Segundo a meteorologista Lívia Caetano, da Climatempo, “a ZCAS segue ativa com chuvas fortes e risco de temporais” especialmente entre Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A expectativa é que o corredor de umidade permaneça ativo até domingo, 7.

CONTEÚDO PATROCINADO

Já em partes do Sul e Sudeste, sistemas de alta pressão devem segurar as instabilidades, garantindo sol, calor e baixa umidade relativa do ar.

Confira, a seguir, a previsão detalhada para o fim de semana:

Região Sul

O sábado, 6, será marcado por tempo estável e sol predominante, com baixa umidade em grande parte da região. Há chance apenas de chuva fraca e isolada entre a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense no fim do dia. Mais nebulosidade aparece no leste do Paraná e de Santa Catarina, enquanto norte do PR, oeste de SC e boa parte do Rio Grande do Sul seguem com calor e ar seco.

PUBLICIDADE

No domingo, 7, o tempo fica firme até a tarde, mas o avanço de uma baixa pressão no Paraguai favorece temporais isolados, sobretudo no oeste, Missões, centro, Vales, Serra, nordeste e Campanha gaúcha, com risco de granizo

Também podem ocorrer pancadas no oeste de SC e no norte e oeste do PR. Segundo Lívia Caetano, um sistema de “baixa pressão no Paraguai favorece temporais isolados no oeste e sul do RS”.

Sudeste

O tempo firme predomina em São Paulo e Rio de Janeiro no sábado, com chuva fraca apenas no interior fluminense. A ZCAS mantém instabilidade na metade norte de Minas e no Espírito Santo, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais. 

No Triângulo Mineiro, sul de MG e Zona da Mata, há chance de chuva fraca e isolada. Em SP, RJ e Triângulo, as temperaturas seguem elevadas.

No domingo, o sol segue predominando em grande parte do Sudeste. O norte de MG e o extremo norte do ES continuam sob influência da ZCAS, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais. 

PUBLICIDADE

A meteorologista destaca que “tempestades podem atingir a metade norte de Minas e o norte do Espírito Santo” ao longo da tarde. No oeste paulista, instabilidades podem avançar com trovoadas no fim do dia.

Centro-Oeste

A ZCAS mantém chuva forte e risco de temporais em Mato Grosso e no centro-norte de Goiás ao longo do sábado. No norte do Mato Grosso do Sul, o tempo também é instável, enquanto o restante do estado segue com sol e tempo seco. O calor predomina, principalmente no sul de MS, onde a umidade permanece baixa.

No domingo, as instabilidades continuam amplas e intensas em MT, DF e GO. Uma área de baixa pressão no Paraguai, somada ao calor e à umidade, deve estimular pancadas no norte, oeste, sudoeste e interior de MS, que podem ser fortes em alguns pontos. No sudeste e leste do Estado, prevalece o tempo firme. Segundo Caetano, “MT e GO seguem com pancadas fortes e risco de temporais”.

Nordeste

A Zona de Convergência continua favorecendo chuvas moderadas a fortes na Bahia no sábado, com risco de temporais. Maranhão e Piauí seguem com instabilidades ao longo do dia. No litoral norte e oeste de Pernambuco, pode chover de forma fraca e isolada. 

O restante do Nordeste tem sol e tempo firme, com calor intenso e baixa umidade em áreas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da BA.

PUBLICIDADE

No domingo, a Bahia segue sob instabilidades, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais isolados. Maranhão e sul/leste do Piauí também podem registrar chuva. Nas demais áreas, o tempo continua estável, com predomínio de sol.

Norte

A meteorologista aponta pancadas intensas em Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, metade sul do Pará e Tocantins ao longo do sábado, com risco de temporais. No Amapá, a chuva deve ser mais fraca, enquanto o noroeste do Pará terá tempo firme, com calor abafado.

A tendência para domingo indica a continuidade das instabilidades, principalmente no AM, AC, RO, sul do PA e TO. No sul e oeste de Roraima, a chuva aumenta; no Amapá, permanece fraca. A meteorologista reforça que essas instabilidades vêm acompanhadas de calor. “Temperaturas elevadas e abafadas persistem em grande parte da região”.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região

Clima

Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região

Boletim do Inmet projeta precipitação favorável ao agro no Centro-Oeste e seca em partes do Sul

SP em alerta de chuva; temporais avançam para outros estados

Clima

SP em alerta de chuva; temporais avançam para outros estados

Uma nova frente fria deve aumentar o cenário de instabilidades no Estado e levar chuvas fortes e raios para MG, RJ ES, MS e MT

Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde

Clima

Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde

Ciclone extratropical se afasta e o sol aparece, mas chuva e rajadas de vento estão previstas; frente fria se aproxima só na próxima semana

Crise climática altera renda de comunidades tradicionais, aponta estudo

Clima

Crise climática altera renda de comunidades tradicionais, aponta estudo

Levantamento identifica impactos como perda de território, insegurança alimentar e exclusão em decisões sobre políticas ambientais

PUBLICIDADE

Clima

Clima deve desafiar plantio de soja neste final de 2025; saiba como

Especialistas destacam risco de estresse hídrico e térmico nas principais regiões produtoras, que podem afetar produtividade e qualidade

Clima

ABMRA: 86% dos produtores consideram impacto da mudança climática na produção

Pesquisa aborda hábitos de mídia, padrões de compra, conectividade, adoção tecnológica e percepções ambientais

Clima

Áreas agrícolas têm prejuízos milionários após temporais em SC e RS

Fraiburgo (SC) estima perdas de R$ 6 milhões, enquanto Alto Uruguai (RS) enfrenta danos iniciais de R$ 20 milhões em lavouras e infraestrutura rural

Clima

Veja o vídeo: gado é resgatado por caiaques durante enchente em SC

Município de Luís Alves teve mais de 180 mm em um dia, volume de chuva previsto para todo o mês

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.