Clima
Chuva intensa marca fim de semana no Sudeste e Centro-Oeste
Corredor de umidade predomina até segunda-feira, 18, e beneficia condições para safra agrícola em várias regiões
Paloma Custódio | Brasília
15/11/2024 - 13:00
Neste final de semana, pode haver chuva de moderada a forte intensidade no Sudeste e no Centro-Oeste do país. O corredor de umidade, que deve predominar até segunda-feira, 18, vai passar por São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, e se estender por alguns estados do Norte como Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.
“É justamente nesse caminho do corredor de umidade que devemos ter as temperaturas mais baixas do país, com máximas entre 22°C e 30°C”, disse ao Agro Estadão a porta-voz da Tempo Ok, Maria Clara Sassaki.
Impactos agrícolas
O sócio-diretor e meteorologista da Nottus, Alexandre Nascimento, destaca que na região Sul, a chuva só deve voltar a partir da próxima semana, com a chegada de uma nova frente fria. Isso vai continuar beneficiando as reservas hídricas do subsolo para a semeadura e o desenvolvimento das culturas de primeira safra.
Já no Matopiba, a chuva dos últimos dias favoreceu as condições para o plantio. Enquanto isso, no Centro-Oeste e no Sudeste, apesar das precipitações beneficiarem o desenvolvimento da safra, “o excesso de chuva e de nuvens em algumas localidade têm atrapalhado os trabalhos no campo e provocado redução da radiação”, ressalta o meteorologista.
Anomalias de novembro
Várias cidades do Brasil já superam a média de chuvas esperadas para novembro, principalmente em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Com o aumento da umidade e da nebulosidade na primeira quinzena de novembro, os meteorologistas da Tempo Ok observaram uma redução da irradiação solar que chega na superfície.
“Devido a essa maior cobertura de nuvens, nos estados da região Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além da Bahia e do Tocantins, a anomalia de irradiação ficou entre -0,45 KWh/m2/dia a -0,9 KWh/m2/dia”, detalha a porta-voz Maria Clara Sassaki.
Se o cenário continuar por muito tempo, pode haver um impacto na produtividade de algumas plantas em fase de desenvolvimento. “No entanto, a partir de segunda-feira, 18, o corredor de umidade que se forma no período do feriado de 15 de novembro deve se desconfigurar e o sol volta a predominar no interior do Brasil”, explica.
Tendência para o restante do mês
O avanço de fenômenos temporários deverá contribuir para acumulados elevados entre o Sul e partes do Sudeste até o fim de novembro. Também está prevista a formação de um canal de umidade entre o Médio São Francisco, o Paranaíba, o Tocantins, o Araguaia e o Xingu entre 23 e 26 de novembro.
“Como as chuvas acontecem principalmente pela combinação do calor, umidade e circulação dos ventos, ou seja, são chuvas mais isoladas, as bacias com maior extensão e/ou climatologia elevada no Centro-Norte são as que terão a maior dificuldade de alcançar a média climatológica do mês”, detalha a porta-voz da Tempo Ok, Maria Clara Sassaki.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Chuva intensa marca fim de semana no Sudeste e Centro-Oeste
2
Semana com previsão de pancadas de chuvas esparsas por todo o Brasil
3
Tecnologia pode transformar o campo diante de crise climática
4
Frente fria provoca chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste até sábado
5
Mapeamento feito pela Embrapa aponta áreas no PR com maior risco de catástrofes climáticas
6
Chuva e calor marcam última semana de novembro
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Semana tem alerta de temporais no centro-sul do Brasil
Umidade pode saturar o solo e interromper os trabalhos no campo na região Sul
Clima
Chuva persiste no centro-sul do país até quinta-feira
Temperatura máxima não passa dos 30°C em boa parte do Brasil
Clima
Fim de semana terá chuvas entre o Sudeste e o Centro-Oeste
Previsão para dezembro é de chuvas intensas e calor em boa parte do país; chance de La Niña diminui
Clima
Mapeamento feito pela Embrapa aponta áreas no PR com maior risco de catástrofes climáticas
Intenção é que dados integrem sistema da Defesa Civil e um grupo de auxílio seja criado para atuar em ações preventivas
Chuva e calor marcam última semana de novembro
Temperatura pode alcançar máximas de 35°C em MS, MT, SP e PR; enquanto frente fria avança e provoca chuvas intensas no RS
Tecnologia pode transformar o campo diante de crise climática
Soluções como integração lavoura-pecuária e plantio direto reduzem impactos ambientais e aumentam a eficiência, mas pequenos produtores ainda enfrentam barreiras de acesso e é preciso financiamento
Semana com previsão de pancadas de chuvas esparsas por todo o Brasil
No feriado de 20 de novembro há risco de temporais no Rio Grande do Sul
Frente fria provoca chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste até sábado
Corredor de umidade entre São Paulo e Roraima só deve perder forças no domingo, 17, quando as chuvas poderão voltar a se formar no Sul; previsões favorecem agricultura