PUBLICIDADE

Clima

Novembro terá chuvas entre normal e acima da média em boa parte do país, prevê Inmet

Acumulado de precipitações favorece a agricultura no Centro-Sul; no Matopiba, previsão de mais chuvas só para o final do mês 

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Brasília

04/11/2024 - 14:20

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Os produtores rurais podem esperar um mês de novembro com chuvas entre normal e acima da média em grande parte da região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas. A expectativa foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a previsão, no Rio Grande do Sul também deve haver precipitações dentro da normalidade, com chuvas acima da média em algumas localidades. Já em boa parte do Nordeste brasileiro, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima e sudoeste do Mato Grosso do Sul, são esperadas chuvas próximas ou abaixo da média climatológica. 

CONTEÚDO PATROCINADO

A meteorologista e sócia-executiva da Nottus, Desirée Brandt, afirma que, em alguns momentos, a chuva deve alcançar o Matopiba, região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Mas ressalta que esta ainda não é a consolidação da chuva para a região.

“Em meados de novembro, a chuva retorna ao Sul do país, diminuindo bastante a chance de chuva entre a Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí. Ao mesmo tempo, no eixo SE-N (região que se estende do sudeste ao norte), o corredor de umidade perde sua configuração, tornando a chuva mais espaçada, mas não ausente nestas áreas”, ressalta.

Impactos agrícolas

A meteorologista Desirée Brandt ressalta que o solo da região do Matopiba já está mais seco, porque não houve a consolidação da chuva. Além disso, os períodos de sol e calor provocam ainda mais a redução da umidade desse solo, mesmo que ocorra alguma precipitação ocasional.

PUBLICIDADE

“No Matopiba, é importante o produtor se atentar ao momento certo para lançar as sementes, já que a evolução gradual da chuva está prevista para os últimos dias de novembro”, orienta Brandt. Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) avaliou que essa situação climática pode dificultar o avanço do plantio da soja. 

Já para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, os acumulados de chuvas geram expectativa de recuperação dos níveis de umidade do solo. Segundo o Mapa, isso deve favorecer o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Mas a meteorologista da Nottus chama atenção para os “momentos de chuvas mais persistentes, [em que] os trabalhos em campo poderão ser afetados”.

Fonte: Inmet

Segundo o Mapa, a previsão de chuvas próxima da média histórica para o Sul do país pode beneficiar os cultivos de inverno que ainda estão na fase de enchimento de grãos, bem como o desenvolvimento da safra 2024/2025. A análise é reforçada pela meteorologista. 

“No Sul, a chuva não deixa de acontecer, mas será intercalada por maiores períodos de tempo firme, o que ainda não é uma preocupação, já que a região ainda apresenta bons índices de água no solo”, comenta Brandt.

Novembro terá calor em excesso no Norte e Nordeste

Em relação às temperaturas, novembro deverá ser mais quente do que a média em grande parte do país. Especialmente no norte das regiões Norte e Nordeste, há possibilidade de ocorrer dias de calor em excesso, com temperaturas médias acima dos 28ºC.

PUBLICIDADE

Já em algumas localidades do leste das regiões Sudeste e Sul, a previsão do Inmet para novembro é de temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, devido à ocorrência de dias consecutivos de chuvas que podem derrubar os termômetros.

“Com a chuva mais persistente desde o Sudeste até o Norte do país, a temperatura deve ficar mais amena. Apenas em meados de novembro, quando a chuva deve ficar mais espaçada, os termômetros devem subir no centro do país, mas sem afetar as áreas produtoras”, explica a meteorologista Desirée Brandt.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2

Clima

PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2

Com ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h, fenômeno atingiu 350 casas no último sábado, impactando 1,2 mil pessoas

La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre

Clima

La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre

Projeções apontam rápida transição para o período de neutralidade e probabilidade de 57% de ocorrência de El Niño entre julho e setembro

Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde

Clima

Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde

Centro-Sul e Matopiba enfrentam estresse hídrico, enquanto ciclone extratropical pode provocar ventos fortes, granizo e chuva volumosa no Sul

Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro

Clima

Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro

Inmet prevê volumes desiguais de chuva e temperaturas elevadas, com impactos diretos sobre a atividade agropecuária

PUBLICIDADE

Clima

País tem geada e alerta vermelho de chuva intensa; veja regiões atingidas

SC e RS registraram frio típico de inverno; corredor de umidade mantém volumes de chuva elevados até sexta-feira, 9

Clima

Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano

Estado tem risco elevado de alagamentos nesta quarta-feira, 31; no País, tempo segue instável em várias regiões

Clima

Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil

Onda de calor avança sobre Sul, Sudeste e Centro-Oeste até domingo; precipitação segue mal distribuída e eleva riscos no campo e nas cidades

Clima

Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde

Avisos indicam calor persistente e risco à saúde até segunda-feira, 29, em áreas do Sudeste, Sul e Centro-Oeste

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.