Novembro terá chuvas entre normal e acima da média em boa parte do país, prevê Inmet | Agro Estadão Novembro terá chuvas entre normal e acima da média em boa parte do país, prevê Inmet | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Clima

Novembro terá chuvas entre normal e acima da média em boa parte do país, prevê Inmet

Acumulado de precipitações favorece a agricultura no Centro-Sul; no Matopiba, previsão de mais chuvas só para o final do mês 

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Brasília

04/11/2024 - 14:20

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Os produtores rurais podem esperar um mês de novembro com chuvas entre normal e acima da média em grande parte da região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas. A expectativa foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a previsão, no Rio Grande do Sul também deve haver precipitações dentro da normalidade, com chuvas acima da média em algumas localidades. Já em boa parte do Nordeste brasileiro, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima e sudoeste do Mato Grosso do Sul, são esperadas chuvas próximas ou abaixo da média climatológica. 

A meteorologista e sócia-executiva da Nottus, Desirée Brandt, afirma que, em alguns momentos, a chuva deve alcançar o Matopiba, região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Mas ressalta que esta ainda não é a consolidação da chuva para a região.

“Em meados de novembro, a chuva retorna ao Sul do país, diminuindo bastante a chance de chuva entre a Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí. Ao mesmo tempo, no eixo SE-N (região que se estende do sudeste ao norte), o corredor de umidade perde sua configuração, tornando a chuva mais espaçada, mas não ausente nestas áreas”, ressalta.

Impactos agrícolas

A meteorologista Desirée Brandt ressalta que o solo da região do Matopiba já está mais seco, porque não houve a consolidação da chuva. Além disso, os períodos de sol e calor provocam ainda mais a redução da umidade desse solo, mesmo que ocorra alguma precipitação ocasional.

PUBLICIDADE

“No Matopiba, é importante o produtor se atentar ao momento certo para lançar as sementes, já que a evolução gradual da chuva está prevista para os últimos dias de novembro”, orienta Brandt. Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) avaliou que essa situação climática pode dificultar o avanço do plantio da soja. 

Já para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, os acumulados de chuvas geram expectativa de recuperação dos níveis de umidade do solo. Segundo o Mapa, isso deve favorecer o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Mas a meteorologista da Nottus chama atenção para os “momentos de chuvas mais persistentes, [em que] os trabalhos em campo poderão ser afetados”.

Fonte: Inmet

Segundo o Mapa, a previsão de chuvas próxima da média histórica para o Sul do país pode beneficiar os cultivos de inverno que ainda estão na fase de enchimento de grãos, bem como o desenvolvimento da safra 2024/2025. A análise é reforçada pela meteorologista. 

“No Sul, a chuva não deixa de acontecer, mas será intercalada por maiores períodos de tempo firme, o que ainda não é uma preocupação, já que a região ainda apresenta bons índices de água no solo”, comenta Brandt.

Novembro terá calor em excesso no Norte e Nordeste

Em relação às temperaturas, novembro deverá ser mais quente do que a média em grande parte do país. Especialmente no norte das regiões Norte e Nordeste, há possibilidade de ocorrer dias de calor em excesso, com temperaturas médias acima dos 28ºC.

PUBLICIDADE

Já em algumas localidades do leste das regiões Sudeste e Sul, a previsão do Inmet para novembro é de temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, devido à ocorrência de dias consecutivos de chuvas que podem derrubar os termômetros.

“Com a chuva mais persistente desde o Sudeste até o Norte do país, a temperatura deve ficar mais amena. Apenas em meados de novembro, quando a chuva deve ficar mais espaçada, os termômetros devem subir no centro do país, mas sem afetar as áreas produtoras”, explica a meteorologista Desirée Brandt.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.