Clima
PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2
Com ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h, fenômeno atingiu 350 casas no último sábado, impactando 1,2 mil pessoas
Redação Agro Estadão
12/01/2026 - 13:50

Um tornado de categoria F2 atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais (PR), no fim da tarde de sábado, 10. A classificação foi feita pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), após análise de campo e de dados meteorológicos. O fenômeno teve ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h e percorreu pouco mais de um quilômetro.
Segundo a Defesa Civil Estadual, o tornado atingiu 350 residências, impactando cerca de 1,2 mil pessoas. Duas ficaram levemente feridas. No domingo, 11, o órgão enviou 2,6 mil telhas para ajudar na reconstrução emergencial das casas. Houve ainda queda de árvores e danos à rede de energia elétrica. A área mais impactada foi o bairro urbano Guatupê.
Ventos intensos também atingiram áreas rurais próximas, mas, até o momento, ainda não há registros de danos em estruturas e lavouras.
Nesta segunda-feira, 12, o tempo melhora no Oeste, mas pancadas de chuva e tempestades irregulares podem retornar em outras regiões, com chance de rajadas de vento e descargas elétricas, sobretudo no Litoral.
Embora o fenômeno tenha alcançado os valores mais baixos da categoria F2, os estragos foram considerados expressivos. Como comparação, o tornado registrado em novembro em Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste do Estado, foi classificado como F4, penúltimo nível da escala Fujita.
Condições do tempo favoreceram a tempestade
No sábado, o Paraná registrou tempo instável, com calor e umidade elevados. Um sistema de baixa pressão formado entre Uruguai e Rio Grande do Sul influenciou a circulação atmosférica. A mudança dos ventos em altitude favoreceu pancadas de chuva e tempestades na faixa Leste do Estado.
“A célula de tempestade mais severa se desenvolveu no fim da tarde sobre Almirante Tamandaré e Colombo, se deslocou sobre Curitiba, provocando ventos intensos e precipitação de granizo, e foi até São José dos Pinhais”, explicou Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, em nota.
Na estação do Simepar no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, as rajadas chegaram a 56,5 km/h. Estações da prefeitura registraram valores mais altos: 67,7 km/h no Boqueirão, 66,2 km/h no Pinheirinho, 68 km/h no Portão e 59 km/h em Santa Felicidade. No aeroporto de São José dos Pinhais, as rajadas alcançaram 68 km/h.
Trajeto curto e danos localizados

O tornado se formou dentro da célula de tempestade no Guatupê, próximo à divisa com Piraquara. “Foi um tornado relativamente estreito, pequeno em extensão horizontal, mas que provocou danos significativos aqui na região. Em alguns momentos a nuvem funil tocava o solo, sua circulação interagia com o solo configurando o tornado, e em outros momentos ela subia e o dano não era identificado. Ou seja, os danos foram pontuais”, detalha Leonardo Furlan.
A mesma célula seguiu até o Litoral, com tempestades em Guaratuba e Matinhos. Em Guaratuba, as rajadas superaram 60 km/h e o acumulado de chuva passou de 60 milímetros em menos de meia hora.
Segundo tornado do ano no Estado
Este foi o segundo tornado registrado no Paraná em 2026. O primeiro ocorreu em Mercedes, no fim da tarde de 1º de janeiro, classificado como F1, com ventos próximos de 120 km/h, e causou danos na localidade de Arroio Guaçu.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña persiste em 2026; saiba como será a atuação nas principais regiões produtoras
2
Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde
3
Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano
4
Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil
5
Calor e temporal: fim de semana já tem cara de verão; veja a previsão para sua região
6
Frio fora de época traz geada ao Sul do Brasil; veja imagens
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
Projeções apontam rápida transição para o período de neutralidade e probabilidade de 57% de ocorrência de El Niño entre julho e setembro
Clima
Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde
Centro-Sul e Matopiba enfrentam estresse hídrico, enquanto ciclone extratropical pode provocar ventos fortes, granizo e chuva volumosa no Sul
Clima
Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro
Inmet prevê volumes desiguais de chuva e temperaturas elevadas, com impactos diretos sobre a atividade agropecuária
Clima
País tem geada e alerta vermelho de chuva intensa; veja regiões atingidas
SC e RS registraram frio típico de inverno; corredor de umidade mantém volumes de chuva elevados até sexta-feira, 9
Clima
Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano
Estado tem risco elevado de alagamentos nesta quarta-feira, 31; no País, tempo segue instável em várias regiões
Clima
Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil
Onda de calor avança sobre Sul, Sudeste e Centro-Oeste até domingo; precipitação segue mal distribuída e eleva riscos no campo e nas cidades
Clima
Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde
Avisos indicam calor persistente e risco à saúde até segunda-feira, 29, em áreas do Sudeste, Sul e Centro-Oeste
Clima
Chuvas intensas marcam o Natal no Rio Grande do Sul; instabilidades continuam
Defesa Civil registra danos em pelo menos oito municípios após temporais entre 24 e 25 de dezembro