Onda de calor afeta regiões produtoras nesta semana | Agro Estadão Onda de calor afeta regiões produtoras nesta semana | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Clima

Onda de calor afeta regiões produtoras nesta semana

Temperaturas acima de 40°C, chuvas irregulares e estresse térmico podem comprometer lavouras em várias partes do Brasil

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Brasília

17/02/2025 - 05:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A onda de calor que atingiu o Brasil nos últimos dias deve permanecer nesta semana em diversas regiões produtoras. Segundo a Tempo OK Meteorologia, as temperaturas seguem elevadas no Centro-Oeste, Sudeste, Sul e parte do Nordeste, com máximas podendo ultrapassar 40°C em algumas áreas. O calor intenso pode, inclusive, reduzir a produtividade e comprometer a qualidade dos grãos, devido ao estresse térmico e à baixa umidade do solo. 

No Centro-Oeste do país, a temperatura pode variar entre 32°C e 40°C, com chuvas mal distribuídas no sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com as altas temperaturas e evapotranspiração intensa, a umidade do solo pode continuar diminuindo.  

No Nordeste, o calor continuará predominando. No Maranhão, há previsão de chuvas mais significativas, provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A partir de quarta-feira, 19, essas chuvas podem se estender até o Piauí e sul do Ceará. 

O calor intenso também persiste no Sudeste, onde o tempo será mais seco e firme. Mas pancadas de chuva podem ocorrer durante a tarde, por causa do intenso aquecimento durante o dia. 

Na região Sul, a entrada de uma frente fria no sul do Rio Grande do Sul ajudará a amenizar as temperaturas. Porém, o fenômeno não deve avançar significativamente, mantendo temperaturas elevadas no Paraná. O retorno das chuvas no Sul do país deve provocar acumulados expressivos, principalmente no estado gaúcho, onde os volumes podem variar de 60 a 65 mm, com pontos isolados superando os 90 mm. 

PUBLICIDADE

Em Santa Catarina, os acumulados variam entre 30 e 40 mm, podendo ultrapassar os 65 mm em algumas localidades. Há alta probabilidade de tempestades severas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento acima de 60 km/h, e, eventualmente, granizo.  

Já no Norte, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) manterá um padrão de chuvas intensas na faixa norte da região, especialmente no Amazonas, Pará, Amapá e norte do Tocantins. Os volumes podem superar os 75 mm em algumas localidades. Devido à frequência das precipitações, as temperaturas tendem a ser mais amenas em comparação com o restante do país. No entanto, no sul do Tocantins, onde as chuvas são menos frequentes, as temperaturas podem chegar aos 36°C nesta segunda-feira, 17.

Temperaturas máximas elevadas no Centro-Sul até 23/02

  • RJ: entre 36°C e 40°C (~8°C acima da média) 
  • ES: entre 33°C e 35°C (~4°C acima da média) 
  • PR: entre 30°C e 32°C (~4°C acima da média) 
  • SP e MG: entre 33°C e 35°C (de 4 a 6°C acima da média) 
  • MS: entre 36°C e 39°C (~7°C acima da média) 
  • MT: entre 34°C e 36°C (até 5°C acima da média) 
  • GO: entre 35°C e 38°C (até 6°C acima da média) 
  • DF: entre 32°C e 35°C (até 5°C acima da média)

Umidade do solo: Impactos da onda de calor e chuvas 

De acordo com a Tempo OK, os estados da região Centro-Oeste, a Bahia e o oeste de São Paulo são as localidades mais afetadas pelo calor intenso e pela escassez de chuvas, mantendo o solo seco e prejudicando o desenvolvimento das lavouras. Nas regiões Norte e Sul e em algumas áreas de Minas Gerais, o solo apresenta uma maior retenção de umidade devido às chuvas mais frequentes, beneficiando a produtividade agrícola. 

Ao Agro Estadão, a meteorologista da Tempo OK, Kerollyn Andrzejewski, explica que a recomendação é “monitorar a umidade do solo e, onde possível, ajustar a irrigação para mitigar os impactos do calor. Redobrar a atenção com culturas sensíveis ao estresse térmico e acompanhar as previsões diárias para possíveis mudanças nas condições climáticas”.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.