PUBLICIDADE

Clima

Onda de calor afeta regiões produtoras nesta semana

Temperaturas acima de 40°C, chuvas irregulares e estresse térmico podem comprometer lavouras em várias partes do Brasil

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Brasília

17/02/2025 - 05:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A onda de calor que atingiu o Brasil nos últimos dias deve permanecer nesta semana em diversas regiões produtoras. Segundo a Tempo OK Meteorologia, as temperaturas seguem elevadas no Centro-Oeste, Sudeste, Sul e parte do Nordeste, com máximas podendo ultrapassar 40°C em algumas áreas. O calor intenso pode, inclusive, reduzir a produtividade e comprometer a qualidade dos grãos, devido ao estresse térmico e à baixa umidade do solo. 

No Centro-Oeste do país, a temperatura pode variar entre 32°C e 40°C, com chuvas mal distribuídas no sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com as altas temperaturas e evapotranspiração intensa, a umidade do solo pode continuar diminuindo.  

CONTEÚDO PATROCINADO

No Nordeste, o calor continuará predominando. No Maranhão, há previsão de chuvas mais significativas, provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A partir de quarta-feira, 19, essas chuvas podem se estender até o Piauí e sul do Ceará. 

O calor intenso também persiste no Sudeste, onde o tempo será mais seco e firme. Mas pancadas de chuva podem ocorrer durante a tarde, por causa do intenso aquecimento durante o dia. 

Na região Sul, a entrada de uma frente fria no sul do Rio Grande do Sul ajudará a amenizar as temperaturas. Porém, o fenômeno não deve avançar significativamente, mantendo temperaturas elevadas no Paraná. O retorno das chuvas no Sul do país deve provocar acumulados expressivos, principalmente no estado gaúcho, onde os volumes podem variar de 60 a 65 mm, com pontos isolados superando os 90 mm. 

PUBLICIDADE

Em Santa Catarina, os acumulados variam entre 30 e 40 mm, podendo ultrapassar os 65 mm em algumas localidades. Há alta probabilidade de tempestades severas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento acima de 60 km/h, e, eventualmente, granizo.  

Já no Norte, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) manterá um padrão de chuvas intensas na faixa norte da região, especialmente no Amazonas, Pará, Amapá e norte do Tocantins. Os volumes podem superar os 75 mm em algumas localidades. Devido à frequência das precipitações, as temperaturas tendem a ser mais amenas em comparação com o restante do país. No entanto, no sul do Tocantins, onde as chuvas são menos frequentes, as temperaturas podem chegar aos 36°C nesta segunda-feira, 17.

Temperaturas máximas elevadas no Centro-Sul até 23/02

  • RJ: entre 36°C e 40°C (~8°C acima da média) 
  • ES: entre 33°C e 35°C (~4°C acima da média) 
  • PR: entre 30°C e 32°C (~4°C acima da média) 
  • SP e MG: entre 33°C e 35°C (de 4 a 6°C acima da média) 
  • MS: entre 36°C e 39°C (~7°C acima da média) 
  • MT: entre 34°C e 36°C (até 5°C acima da média) 
  • GO: entre 35°C e 38°C (até 6°C acima da média) 
  • DF: entre 32°C e 35°C (até 5°C acima da média)

Umidade do solo: Impactos da onda de calor e chuvas 

De acordo com a Tempo OK, os estados da região Centro-Oeste, a Bahia e o oeste de São Paulo são as localidades mais afetadas pelo calor intenso e pela escassez de chuvas, mantendo o solo seco e prejudicando o desenvolvimento das lavouras. Nas regiões Norte e Sul e em algumas áreas de Minas Gerais, o solo apresenta uma maior retenção de umidade devido às chuvas mais frequentes, beneficiando a produtividade agrícola. 

Ao Agro Estadão, a meteorologista da Tempo OK, Kerollyn Andrzejewski, explica que a recomendação é “monitorar a umidade do solo e, onde possível, ajustar a irrigação para mitigar os impactos do calor. Redobrar a atenção com culturas sensíveis ao estresse térmico e acompanhar as previsões diárias para possíveis mudanças nas condições climáticas”.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Clima deve desafiar plantio de soja neste final de 2025; saiba como

Clima

Clima deve desafiar plantio de soja neste final de 2025; saiba como

Especialistas destacam risco de estresse hídrico e térmico nas principais regiões produtoras, que podem afetar produtividade e qualidade

ABMRA: 86% dos produtores consideram impacto da mudança climática na produção

Clima

ABMRA: 86% dos produtores consideram impacto da mudança climática na produção

Pesquisa aborda hábitos de mídia, padrões de compra, conectividade, adoção tecnológica e percepções ambientais

Áreas agrícolas têm prejuízos milionários após temporais em SC e RS

Clima

Áreas agrícolas têm prejuízos milionários após temporais em SC e RS

Fraiburgo (SC) estima perdas de R$ 6 milhões, enquanto Alto Uruguai (RS) enfrenta danos iniciais de R$ 20 milhões em lavouras e infraestrutura rural

Veja o vídeo: gado é resgatado por caiaques durante enchente em SC

Clima

Veja o vídeo: gado é resgatado por caiaques durante enchente em SC

Município de Luís Alves teve mais de 180 mm em um dia, volume de chuva previsto para todo o mês

PUBLICIDADE

Clima

Temporal provoca estragos em SC e volume de chuva supera média histórica; veja fotos

No Paraná, pedras de gelo de 3 cm causam estragos no campo e na cidade; em Goiás, temporal com ventos acima de 90 km/h também deixa danos

Clima

Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão

Tempestade com pedras de gelo gigantes em Erechim (RS) deixou quase 18 mil afetados, 73 feridos e destruição na zona rural

Clima

Frente fria espalha instabilidades pelo País no fim de semana; veja onde

Há risco de temporais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; no Paraná, há previsão de chuva forte e rajadas de vento de 40 km/h

Clima

Especialistas cogitam aquecimento do Pacífico, mas não confirmam El Niño em 2026

Serviço climático dos EUA projeta La Niña até o fim de 2025 com tendência de transição para neutralidade no primeiro trimestre do próximo ano

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.