Clima
Frente fria avança e muda o tempo em parte do Brasil
Instabilidades atingem Sul e litoral do Sudeste; interior paulista e regiões agrícolas seguem com calor e baixa umidade

Redação Agro Estadão*
05/09/2025 - 15:25

O fim de semana será marcado por contrastes no clima em diferentes regiões do País. Enquanto o Sul enfrenta chuva forte no Paraná e em Santa Catarina, além de temperaturas baixas no Rio Grande do Sul, o Sudeste terá instabilidades no litoral, mas calor e tempo seco no interior. No Centro-Oeste, o sol predomina, com máximas próximas de 40°C e baixa umidade.
No Nordeste, a chuva avança pela faixa leste, com risco de volumes expressivos na Bahia e em Pernambuco no domingo, enquanto o interior segue quente e seco. Já no Norte, temporais atingem o Amazonas, Acre e Roraima, com chance de descargas elétricas e rajadas de vento, ao passo que Tocantins permanece sob influência do tempo firme e seco. As informações são da Climatempo.
SP: tempo seco dá lugar à chuva
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a massa de ar seco mantém calor intenso e baixa umidade até esta sexta, 5, mas entre sábado, 6, e domingo, 7, há previsão de pancadas de chuva fracas na Baixada Santista, Vale do Ribeira, Litoral Norte e Vale do Paraíba. Na capital paulista, a variação prevista é de 14°C a 31°C, enquanto no interior o tempo segue estável, mas com declínio gradual nas temperaturas.
No interior, áreas de forte produção agrícola, como Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Marília e Presidente Prudente, permanecem sem previsão de chuva, com máximas que podem chegar a 36°C. Nessas regiões, que são importantes polos de cana-de-açúcar, grãos, café e pecuária, o tempo seco e as altas temperaturas reforçam a necessidade de atenção para os baixos índices de umidade do ar, que podem afetar lavouras e pastagens.
MS terá fim de semana seco e com frio nas manhãs
No Mato Grosso do Sul, conforme a Agência de Notícias do Governo do Estado, a frente fria derruba as temperaturas no sul já nesta sexta-feira, 5. Em Ponta Porã e Porto Murtinho, a máxima não passa de 17°C, enquanto, no norte do Estado, em cidades como Paranaíba e Coxim, os termômetros podem alcançar 35°C.
Entre sábado,6, e domingo, 7, um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme em praticamente todo o Estado. Apesar do sol, a umidade relativa do ar deve cair para valores críticos, entre 15% e 35%, principalmente nas regiões norte, bolsão e pantaneira.
As manhãs devem ser frias na parte sul, com mínimas entre 8°C e 11°C. Ao longo do dia, as máximas sobem, variando de 20°C a 29°C. Em Campo Grande, os termômetros devem marcar mínimas entre 15°C e 18°C e máximas entre 28°C e 33°C. Nos municípios do bolsão e norte, o calor segue intenso, com temperaturas chegando a 37°C.
Sul terá chuva e frio, com possibilidade de geadas
A partir deste sexta-feira, 5, a instabilidade enfraquece e o frio se intensifica. “Há potencial para geadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na madrugada do domingo”, informou a Tempo OK.
As temperaturas mínimas devem ficar próximas dos 5°C em boa parte do território gaúcho, podendo chegar a 2°C em municípios da região central. Nessas áreas, o frio pode atingir lavouras de milho recém-instalado e trigo. Na Serra Geral, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a mínima prevista se aproxima de 0°C, com risco de geadas mais intensas.
No Paraná, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar), a frente fria que passou pelo território gaúcho já provoca instabilidades no Estado desde quinta-feira, 4. O sistema deve trazer chuvas de fraca a moderada intensidade, principalmente no Oeste, Sudoeste e Campos Gerais, com acumulados que podem passar de 50 milímetros até sábado.
Em Curitiba, os termômetros, que chegaram a 26°C na quinta, não devem ultrapassar 12°C no sábado. No norte do Paraná, porém, o calor continua, com máximas próximas a 30°C. A tendência, de acordo com o Simepar, é que uma nova frente fria avance no início da próxima semana, trazendo chuvas mais abrangentes e possibilidade de tempestades em parte da região Centro-Sul.
*Com informações da Defesa Civil de São Paulo; Simepar (Paraná); Agência de Notícias do Governo do Mato Grosso do Sul

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
2
Clima pode fazer o alface desaparecer do Brasil até o fim do século; entenda
3
RS tem 65% de chances de La Niña nos próximos três meses
4
La Niña confirmado: veja como ele vai atuar na sua região
5
Chuvas retornam com a primavera e devem favorecer plantio
6
Supercomputador torna previsões do tempo mais rápidas e precisas no Brasil

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Chuva forte marca o fim de semana; veja em qual região
Instabilidade começa já nesta sexta, 17, com risco de vendavais e granizo; Centro-Oeste terá pancadas isoladas

Clima
La Niña confirmado: veja como ele vai atuar na sua região
Considerado de baixa intensidade, fenômeno La Niña deve perder força em fevereiro de 2026

Clima
Chuvas ganham força no fim de semana
Instabilidades avançam sobre o Centro-Sul, reduzem o calor e melhoram a umidade do solo em áreas agrícolas

Clima
RS tem 65% de chances de La Niña nos próximos três meses
Conforme boletim da Copaaergs, chuvas podem ficar ligeiramente abaixo da média histórica para o período; confira orientações
Clima
Supercomputador torna previsões do tempo mais rápidas e precisas no Brasil
Equipamento do Inpe tem capacidade de processamento 24 vezes maior e detalhamento espacial quatro vezes mais preciso
Clima
Tempo seco predomina no Nordeste e Centro-Oeste
Previsão do Inmet indica temporais no Sul e no Sudeste a partir desta terça,7, enquanto o interior do País enfrenta calor intenso e baixa umidade
Clima
Fim de semana com temporais no Sul e tempo firme no Centro-Oeste e Sudeste
Instabilidades da Amazônia beneficiam lavouras no Mato Grosso; frente fria avança no domingo e pode trazer temporais com granizo no Sul
Clima
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
Inmet prevê chuvas irregulares e calor acima da média em quase todo o País