PUBLICIDADE

Clima

Frente fria avança e muda o tempo em parte do Brasil

Instabilidades atingem Sul e litoral do Sudeste; interior paulista e regiões agrícolas seguem com calor e baixa umidade

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão*

05/09/2025 - 15:25

Áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ter geadas. Foto: Adobe Stock
Áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ter geadas. Foto: Adobe Stock

O fim de semana será marcado por contrastes no clima em diferentes regiões do País. Enquanto o Sul enfrenta chuva forte no Paraná e em Santa Catarina, além de temperaturas baixas no Rio Grande do Sul, o Sudeste terá instabilidades no litoral, mas calor e tempo seco no interior. No Centro-Oeste, o sol predomina, com máximas próximas de 40°C e baixa umidade. 

No Nordeste, a chuva avança pela faixa leste, com risco de volumes expressivos na Bahia e em Pernambuco no domingo, enquanto o interior segue quente e seco. Já no Norte, temporais atingem o Amazonas, Acre e Roraima, com chance de descargas elétricas e rajadas de vento, ao passo que Tocantins permanece sob influência do tempo firme e seco. As informações são da Climatempo.

CONTEÚDO PATROCINADO

SP: tempo seco dá lugar à chuva

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a massa de ar seco mantém calor intenso e baixa umidade até esta sexta, 5, mas entre sábado, 6, e domingo, 7, há previsão de pancadas de chuva fracas na Baixada Santista, Vale do Ribeira, Litoral Norte e Vale do Paraíba. Na capital paulista, a variação prevista é de 14°C a 31°C, enquanto no interior o tempo segue estável, mas com declínio gradual nas temperaturas.

No interior, áreas de forte produção agrícola, como Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Marília e Presidente Prudente, permanecem sem previsão de chuva, com máximas que podem chegar a 36°C. Nessas regiões, que são importantes polos de cana-de-açúcar, grãos, café e pecuária, o tempo seco e as altas temperaturas reforçam a necessidade de atenção para os baixos índices de umidade do ar, que podem afetar lavouras e pastagens.

MS terá fim de semana seco e com frio nas manhãs

No Mato Grosso do Sul, conforme a Agência de Notícias do Governo do Estado, a frente fria derruba as temperaturas no sul já nesta sexta-feira, 5. Em Ponta Porã e Porto Murtinho, a máxima não passa de 17°C, enquanto, no norte do Estado, em cidades como Paranaíba e Coxim, os termômetros podem alcançar 35°C. 

PUBLICIDADE

Entre sábado,6, e domingo, 7, um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme em praticamente todo o Estado. Apesar do sol, a umidade relativa do ar deve cair para valores críticos, entre 15% e 35%, principalmente nas regiões norte, bolsão e pantaneira.

As manhãs devem ser frias na parte sul, com mínimas entre 8°C e 11°C. Ao longo do dia, as máximas sobem, variando de 20°C a 29°C. Em Campo Grande, os termômetros devem marcar mínimas entre 15°C e 18°C e máximas entre 28°C e 33°C. Nos municípios do bolsão e norte, o calor segue intenso, com temperaturas chegando a 37°C.

Sul terá chuva e frio, com possibilidade de geadas

A partir deste sexta-feira, 5, a instabilidade enfraquece e o frio se intensifica. “Há potencial para geadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na madrugada do domingo”, informou a Tempo OK.

As temperaturas mínimas devem ficar próximas dos 5°C em boa parte do território gaúcho, podendo chegar a 2°C em municípios da região central. Nessas áreas, o frio pode atingir lavouras de milho recém-instalado e trigo. Na Serra Geral, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a mínima prevista se aproxima de 0°C, com risco de geadas mais intensas.

No Paraná, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar), a frente fria que passou pelo território gaúcho já provoca instabilidades no Estado desde quinta-feira, 4. O sistema deve trazer chuvas de fraca a moderada intensidade, principalmente no Oeste, Sudoeste e Campos Gerais, com acumulados que podem passar de 50 milímetros até sábado. 

Em Curitiba, os termômetros, que chegaram a 26°C na quinta, não devem ultrapassar 12°C no sábado. No norte do Paraná, porém, o calor continua, com máximas próximas a 30°C. A tendência, de acordo com o Simepar, é que uma nova frente fria avance no início da próxima semana, trazendo chuvas mais abrangentes e possibilidade de tempestades em parte da região Centro-Sul.

*Com informações da Defesa Civil de São Paulo; Simepar (Paraná); Agência de Notícias do Governo do Mato Grosso do Sul

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Temporais devem atingir várias regiões do País no fim de semana; veja onde

Clima

Temporais devem atingir várias regiões do País no fim de semana; veja onde

Atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece a formação de nuvens carregadas até o próximo domingo

Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região

Clima

Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região

Boletim do Inmet projeta precipitação favorável ao agro no Centro-Oeste e seca em partes do Sul

SP em alerta de chuva; temporais avançam para outros estados

Clima

SP em alerta de chuva; temporais avançam para outros estados

Uma nova frente fria deve aumentar o cenário de instabilidades no Estado e levar chuvas fortes e raios para MG, RJ ES, MS e MT

Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde

Clima

Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde

Ciclone extratropical se afasta e o sol aparece, mas chuva e rajadas de vento estão previstas; frente fria se aproxima só na próxima semana

PUBLICIDADE

Clima

Crise climática altera renda de comunidades tradicionais, aponta estudo

Levantamento identifica impactos como perda de território, insegurança alimentar e exclusão em decisões sobre políticas ambientais

Clima

Clima deve desafiar plantio de soja neste final de 2025; saiba como

Especialistas destacam risco de estresse hídrico e térmico nas principais regiões produtoras, que podem afetar produtividade e qualidade

Clima

ABMRA: 86% dos produtores consideram impacto da mudança climática na produção

Pesquisa aborda hábitos de mídia, padrões de compra, conectividade, adoção tecnológica e percepções ambientais

Clima

Áreas agrícolas têm prejuízos milionários após temporais em SC e RS

Fraiburgo (SC) estima perdas de R$ 6 milhões, enquanto Alto Uruguai (RS) enfrenta danos iniciais de R$ 20 milhões em lavouras e infraestrutura rural

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.