Clima
Frente fria avança e muda o tempo em parte do Brasil
Instabilidades atingem Sul e litoral do Sudeste; interior paulista e regiões agrícolas seguem com calor e baixa umidade

Redação Agro Estadão*
05/09/2025 - 15:25

O fim de semana será marcado por contrastes no clima em diferentes regiões do País. Enquanto o Sul enfrenta chuva forte no Paraná e em Santa Catarina, além de temperaturas baixas no Rio Grande do Sul, o Sudeste terá instabilidades no litoral, mas calor e tempo seco no interior. No Centro-Oeste, o sol predomina, com máximas próximas de 40°C e baixa umidade.
No Nordeste, a chuva avança pela faixa leste, com risco de volumes expressivos na Bahia e em Pernambuco no domingo, enquanto o interior segue quente e seco. Já no Norte, temporais atingem o Amazonas, Acre e Roraima, com chance de descargas elétricas e rajadas de vento, ao passo que Tocantins permanece sob influência do tempo firme e seco. As informações são da Climatempo.
SP: tempo seco dá lugar à chuva
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a massa de ar seco mantém calor intenso e baixa umidade até esta sexta, 5, mas entre sábado, 6, e domingo, 7, há previsão de pancadas de chuva fracas na Baixada Santista, Vale do Ribeira, Litoral Norte e Vale do Paraíba. Na capital paulista, a variação prevista é de 14°C a 31°C, enquanto no interior o tempo segue estável, mas com declínio gradual nas temperaturas.
No interior, áreas de forte produção agrícola, como Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Marília e Presidente Prudente, permanecem sem previsão de chuva, com máximas que podem chegar a 36°C. Nessas regiões, que são importantes polos de cana-de-açúcar, grãos, café e pecuária, o tempo seco e as altas temperaturas reforçam a necessidade de atenção para os baixos índices de umidade do ar, que podem afetar lavouras e pastagens.
MS terá fim de semana seco e com frio nas manhãs
No Mato Grosso do Sul, conforme a Agência de Notícias do Governo do Estado, a frente fria derruba as temperaturas no sul já nesta sexta-feira, 5. Em Ponta Porã e Porto Murtinho, a máxima não passa de 17°C, enquanto, no norte do Estado, em cidades como Paranaíba e Coxim, os termômetros podem alcançar 35°C.
Entre sábado,6, e domingo, 7, um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme em praticamente todo o Estado. Apesar do sol, a umidade relativa do ar deve cair para valores críticos, entre 15% e 35%, principalmente nas regiões norte, bolsão e pantaneira.
As manhãs devem ser frias na parte sul, com mínimas entre 8°C e 11°C. Ao longo do dia, as máximas sobem, variando de 20°C a 29°C. Em Campo Grande, os termômetros devem marcar mínimas entre 15°C e 18°C e máximas entre 28°C e 33°C. Nos municípios do bolsão e norte, o calor segue intenso, com temperaturas chegando a 37°C.
Sul terá chuva e frio, com possibilidade de geadas
A partir deste sexta-feira, 5, a instabilidade enfraquece e o frio se intensifica. “Há potencial para geadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na madrugada do domingo”, informou a Tempo OK.
As temperaturas mínimas devem ficar próximas dos 5°C em boa parte do território gaúcho, podendo chegar a 2°C em municípios da região central. Nessas áreas, o frio pode atingir lavouras de milho recém-instalado e trigo. Na Serra Geral, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a mínima prevista se aproxima de 0°C, com risco de geadas mais intensas.
No Paraná, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar), a frente fria que passou pelo território gaúcho já provoca instabilidades no Estado desde quinta-feira, 4. O sistema deve trazer chuvas de fraca a moderada intensidade, principalmente no Oeste, Sudoeste e Campos Gerais, com acumulados que podem passar de 50 milímetros até sábado.
Em Curitiba, os termômetros, que chegaram a 26°C na quinta, não devem ultrapassar 12°C no sábado. No norte do Paraná, porém, o calor continua, com máximas próximas a 30°C. A tendência, de acordo com o Simepar, é que uma nova frente fria avance no início da próxima semana, trazendo chuvas mais abrangentes e possibilidade de tempestades em parte da região Centro-Sul.
*Com informações da Defesa Civil de São Paulo; Simepar (Paraná); Agência de Notícias do Governo do Mato Grosso do Sul

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
2
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
3
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
4
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
5
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar
6
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e risco de temporais

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Frente fria provoca chuva forte e possível tornado no RS; veja fotos
Expectativa é de geadas no fim de semana. Frio pode atingir lavouras de milho recém-instalado e trigo

Clima
Como será o clima em setembro? Veja a previsão por cultura e região
Excesso de umidade no Sul pode afetar culturas de inverno e temperaturas acima da média podem influenciar germinação da soja no Centro-Oeste

Clima
Conab: clima em agosto favoreceu o desenvolvimento das lavoura
Umidade beneficiou milho e feijão terceira safra na região do Selba; mesmo com falhas na germinação, em Santa Catarina o desempenho das lavouras é bom

Clima
São Paulo suspende queimas controladas por 30 dias
Medida inclui até as autorizações já concedidas para queima da palha da cana, manejo agrícola ou controle de pragas
Clima
La Niña deve ser fraco e durar pouco, indicam meteorologistas
As chances do fenômeno são de 58% entre outubro e dezembro; especialistas fazem recomendações para as principais áreas agrícolas
Clima
Publicado Zarc para 2º safra do consórcio milho-braquiária
Orientações saíram nesta quinta-feira, 28, e valem para safra 2025/2026
Clima
Chuvas dão trégua ao Sul; interior do país segue seco
Tempo firme domina os próximos dias no país e favorece lavouras; RS registrou danos pelos temporais em mais de 40 cidades
Clima
Frente fria traz novos temporais ao Sul e reduz temperaturas no país
Inmet alerta para ventos fortes, granizo e possibilidade de geada. No RS, volumes podem alcançar 150 mm