PUBLICIDADE

Clima

Chuva forte marca o fim de semana; veja em qual região

Instabilidade começa já nesta sexta, 17, com risco de vendavais e granizo; Centro-Oeste terá pancadas isoladas 

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

17/10/2025 - 14:26

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A chegada de uma frente fria muda o tempo em boa parte do País entre esta sexta-feira,17, e o domingo, 19. O sistema avança rapidamente do Sul para o Sudeste, trazendo chuva forte, ventos intensos e queda de temperatura, segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Tempo OK.

Região Sul

A instabilidade começa já nesta sexta, com risco de vendavais e granizo, causados pela formação de um ciclone no mar. “A frente fria associada a esse sistema provoca temporais na região”, afirmou Oliveira. No domingo, uma massa de ar de alta pressão devolve o sol à metade sul, mas com frio. Em Porto Alegre, a máxima prevista é de 19°C. O mar deve seguir agitado, com ondas de até 3 metros, e há risco de ressaca.

Os volumes de chuva devem variar entre 60 e 100 milímetros (mm) em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, podendo superar 120 mm em áreas da Serra Gaúcha e do planalto catarinense. No Paraná, os acumulados ficam entre 40 e 70 mm, especialmente no oeste e no litoral.

Sudeste

O avanço da frente fria traz chuvas moderadas a fortes em São Paulo e Mato Grosso do Sul entre a noite de sexta e sábado. O meteorologista alerta para chuvas mais intensas no leste paulista e em Minas Gerais. 

Os volumes devem alcançar 60 a 90 mm no leste paulista, sobretudo entre o Vale do Paraíba e a Serra do Mar. Em Minas Gerais, a chuva ganha força no sábado e pode atingir 50 a 80 mm no sul e na Zona da Mata.

PUBLICIDADE

No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a previsão é de chuva volumosa, com risco de transtornos nas capitais.

Centro-Oeste

A instabilidade também avança para Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, com temporais isolados e raios. São esperados volumes de 20 a 50 mm, concentrados principalmente à tarde. 

As temperaturas caem após a frente fria. No sul de Mato Grosso do Sul, o frio será mais intenso, com mínima de 14°C. Já em Mato Grosso, o calor persiste, com máxima de 34°C em Cuibá, mas as pancadas de chuva aliviam o tempo no domingo.

Nordeste 

A Bahia deve sentir os efeitos da frente fria a partir da noite de domingo, 19, especialmente nas regiões de Trancoso e Porto Seguro, com chuvas fortes e risco de temporais. No oeste baiano, a precipitação será pontual e com menor volume. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo seco predomina.

Norte

As chuvas se espalham pelo Amazonas, enquanto no Pará e no Tocantins ocorrem de forma isolada e concentrada no período da tarde.

A próxima semana deve começar com temperaturas mais baixas no Sul e Sudeste e tempo firme na maior parte do País, exceto na faixa Norte, onde a umidade favorece pancadas rápidas de chuva. No decorrer da semana, o sol predomina, e o frio perde força gradualmente.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.