Clima
Fim de semana com temporais no Sul e tempo firme no Centro-Oeste e Sudeste
Instabilidades da Amazônia beneficiam lavouras no Mato Grosso; frente fria avança no domingo e pode trazer temporais com granizo no Sul

Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
03/10/2025 - 16:34

O fim de semana terá tempo instável em diferentes regiões do País. No Sul, a aproximação de uma frente fria, sábado, 4, deve provocar pancadas fortes de chuva, enquanto áreas do Norte seguem com instabilidades em evolução. A análise é da meteorologista Desirée Brandt, da Nottus.
Região Sul
Outubro começou com maior quantidade de chuva, especialmente na região sul do Brasil. Segundo Desirée, o avanço da frente fria, entre domingo, 5, e segunda-feira, 6, deve trazer precipitações mais intensas ao Rio Grande do Sul e, ao longo da próxima semana, espalhar a chuva para Santa Catarina, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.
A previsão indica volumes acumulados que podem ultrapassar 100 milímetros em áreas do Sul ao longo da semana, com destaque para pontos do norte gaúcho e oeste catarinense. A meteorologista alerta que “as primeiras pancadas de chuva que vão acontecer conforme a frente fria avança devem ocorrer na forma de tempestades, com ventania e, eventualmente, queda de granizo”.

Região Norte
No Norte, a previsão mostra precipitações persistentes no Amazonas, oeste e norte do Pará e no noroeste de Mato Grosso. Os mapas da Nottus apontam acumulados acima de 70 mm ao longo da semana até o dia 10.
“A tendência agora para esses próximos dias é de evoluir cada vez mais essas instabilidades provenientes da Amazônia, favorecendo as lavouras do estado de Mato Grosso que seguem no avanço com o plantio”, disse Desirée.
Região Sudeste
No Sudeste, os mapas mostram volumes baixos na maior parte da região entre sábado, 4, e sexta-feira, 10. O tempo deve seguir firme em áreas produtoras de Minas Gerais e interior de São Paulo, com acumulados abaixo de 20 mm. A exceção é o litoral paulista e o sul do Estado, que podem registrar pancadas rápidas e isoladas, em torno de 30 mm. O Espírito Santo também permanece sob tempo seco, sem previsão de chuvas significativas.
Região Centro-Oeste
Já no Centro-Oeste, a semana será de tempo mais firme, sobretudo em Goiás e no centro e leste de Mato Grosso. Mas a previsão indica mudança a partir de sexta, dia 10. “Novas instabilidades vão começar a se espalhar de forma bastante gradual entre o Sudeste e o Centro-Oeste. Ao que tudo indica, em meados de outubro, a chuva ganha força nas áreas mais centrais do Brasil, favorecendo a umidade do solo nestas regiões e dando condições para seguir com o plantio”, afirmou.
Para o interior do Nordeste e o Tocantins, o cenário ainda será de tempo seco. A consolidação da estação chuvosa deve ocorrer apenas entre novembro e o fim do mês, de acordo com a especialista.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
2
Vai começar o plantio da soja? Veja a previsão de chuva na sua região
3
Frente fria marca início da primavera com chuva e risco de geada
4
RS leva ações pós-enchente à Semana do Clima em Nova Iorque
5
Agência norte-americana eleva para 71% a chance de La Niña
6
Chuvas retornam com a primavera e devem favorecer plantio

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
Inmet prevê chuvas irregulares e calor acima da média em quase todo o País

Clima
Veja como vai ficar o clima neste fim de semana
As regiões Centro-Oeste e Sudeste terão tempo firme, enquanto o Sul deverá receber um volume significativo de chuva

Clima
Chuvas retornam com a primavera e devem favorecer plantio
Estação deve ter precipitações dentro da média no Sudeste e Centro-Oeste; temperaturas podem subir e provocar ondas de calor, mas não duradouras

Clima
Inmet confirma possibilidade de La Niña na safra 2025/2026
De setembro a novembro, o La Niña deve provocar chuva abaixo da média histórica e temperaturas acima da média; confira a previsão
Clima
Sem chuva, MS prorroga emergência ambiental até novembro
Análise técnica aponta temperaturas acima de 38 °C e até 90 dias sem chuva significativa em algumas regiões
Clima
RS leva ações pós-enchente à Semana do Clima em Nova Iorque
Evento começa nesta sexta, 19, e vai até a próxima quinta, 25; programação prevê painéis, reuniões bilaterais e visitas técnicas
Clima
Frente fria marca início da primavera com chuva e risco de geada
Neste fim de semana, já estão previstos temporais com possibilidade de granizo; confira onde
Clima
São Paulo entra em estado de emergência para queimadas
Defesa Civil prevê semana de extremo risco para queimadas, com calor intenso e umidade do ar em níveis críticos no Estado