Clima
Clima: a semana deve ser de chuva em todo o país; confira como fica o tempo de hoje até terça-feira
São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais terão tempo mais firme, com chuvas podendo chegar a partir de terça-feira

Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com
03/03/2024 - 07:00

Sistema de alta pressão, cavado, formação de uma frente fria no oceano e ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) devem levar chuvas para todas as regiões do país nos próximos dias. As temperaturas se mantêm elevadas, mas a umidade trazida por esses fenômenos pode provocar precipitações intensas.
Segundo a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Andrea Ramos, a semana deve ter muita chuva, com maior volume do centro ao norte do país. Veja como fica o tempo nos próximos dias.
Domingo (03 de março)
As chuvas tendem a ficar concentradas do centro ao norte do país, chegando a todos os estados do Nordeste, boa parte do Norte e também Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, centro-norte de Minas Gerais e o Espírito Santo. Essas chuvas podem ser intensas e progredirem para temporais.
Também há previsão de precipitações para a região Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, podendo chegar a Santa Catarina, na parte sudeste do estado.
Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, sul de Minas e o Rio de Janeiro, têm previsão de tempo mais firme. As temperaturas devem seguir altas nessas regiões com pouca ou nenhuma probabilidade de chuva.
Também não deve chover nas regiões nordeste do Pará e do Amazonas, além de grande parte do Amapá.
Segunda-feira (04 de março)
O centro-norte do país deve seguir com precipitações. Volumes elevados são esperados no Pará, Amapá e Rondônia. No Acre deve continuar chovendo, mas com volumes menores. Todos os estados do Norte e Nordeste devem ter chuvas em algum momento do dia.
Mato Grosso, norte de Goiás e Minas, Distrito Federal e Espírito Santo também terão chuvas intensas. Volumes expressivos são previstos para o centro de Santa Catarina indo até o sul do estado, assim como em partes do Paraná. Não estão descartadas chuvas passageiras pelo Mato Grosso do Sul.
São Paulo, sul de Minas e de Goiás, e boa parte do Rio de Janeiro seguem sob efeito da zona de alta pressão. Como ela está localizada em cima dessas áreas, o fenômeno afasta a umidade e torna o tempo mais seco.
Terça-feira (05 de março)
O tempo muda um pouco no centro do país, especialmente em Goiás e em boa parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. A zona de alta pressão se desloca para essas áreas deixando o tempo firme.
Regiões Norte e Nordeste, assim como norte e oeste de Mato Grosso, e Mato Grosso do Sul seguem com chuvas intensas. A chuva deve retornar também a São Paulo, principalmente, no leste do estado, onde as pancadas podem ser passageiras.
No Sul, o tempo firme tende a prevalecer no Rio Grande do Sul, oeste catarinense e sudoeste do Paraná.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
2
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
3
Agosto: confira como ficará o clima no Brasil
4
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
5
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
6
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Chuvas dão trégua ao Sul; interior do país segue seco
Tempo firme domina os próximos dias no país e favorece lavouras; RS registrou danos pelos temporais em mais de 40 cidades

Clima
Frente fria traz novos temporais ao Sul e reduz temperaturas no país
Inmet alerta para ventos fortes, granizo e possibilidade de geada. No RS, volumes podem alcançar 150 mm

Clima
Rural Clima: plantio antecipado da soja pode elevar potencial do milho 2ª safra
Janela mais segura de semeadura deve reduzir risco de perdas e ampliar produtividade do cereal

Clima
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
Período foi marcado por chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas em boa parte do Brasil, segundo análise da Nottus
Clima
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
Condições favorecem soja, café, cana e laranja, mas Sul segue vulnerável a estiagens e geadas
Clima
Geadas podem impactar mais de 400 mil sacas de café em MG
Segundo a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, frio intenso atingiu pelo menos 1.173 hectares no Cerrado Mineiro em 10 e 11 de agosto
Clima
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e risco de temporais
Fenômeno, que se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, atinge diretamente estados do Sul, do Sudeste, além do MS
Clima
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
Previsão indica até 40°C em alguns estados; tempo seco predomina no país, mas avanço de frente fria pode trazer tempestades