Clima
De chuvas isoladas a ventos fortes: confira a previsão para os próximos dias
Umidade do solo segue baixa em regiões produtoras como Matopiba e partes de MS e MT; no Sul, condições melhoram
Rafael Bruno | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com
16/10/2024 - 07:30

Devido ao calor, à umidade e à circulação de ar na atmosfera, a terceira semana de outubro segue com condições para pancadas de chuvas isoladas na maior parte do Brasil. De acordo com a Tempo OK, em alguns pontos, a precipitação pode ser forte, com rajadas de vento e eventual queda de granizo, e significativos acumulados de chuvas em Mato Grosso, no sul do Pará e no Tocantins.
Para a região Sul, após chuvas mais intensas no início desta semana, a previsão aponta predomínio de tempo firme até sexta-feira, 17, quando as pancadas voltam a ocorrer no período da tarde.
“A chuva que acontece durante os próximos 15 dias será bem irregular, mesmo que os acumulados, pontualmente, sejam significativos ainda será insuficiente para superar a média climatológica de outubro”, comenta a porta-voz da Tempo Ok, Maria Clara Sassaki.
Em relação à máxima, a especialista diz que os próximos dias terão temperaturas acima dos 35 graus em boa parte do país, com exceção do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Umidade do solo
A especialista em meteorologia explica que essas chuvas pontuais durante a primavera ajudam a deixar o solo um pouco mais úmido para a chegada do verão. “O ápice da estação chuvosa, entre janeiro e fevereiro, ocorrerá com a umidade do solo mais elevada, o que deve favorecer tanto as atividades agrícolas, quanto o aumento do nível dos reservatórios no início de 2025”, diz.
Porém, as regiões do Matopiba, centro-oeste e norte de São Paulo, centro-norte de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso ainda contam com áreas cuja umidade do solo está muito baixa. Já no Sul, a chuva frequente dos últimos meses deixou o solo com umidade bem favorável, especialmente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná. Confira no mapa a seguir:
“Este mapa nos mostra a umidade do solo a 10 centímetros. É possível identificar que as mesorregiões agrícolas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná estão com o solo saturado e umidade acima dos 85%”, explica Sassaki ao Agro Estadão.
Dando sequência à leitura do mapa, a especialista da Tempo OK esclarece que as áreas em tons de verde mais claro indicam umidade entre 55% e 65%, e estão associadas às pancadas pontuais que já voltaram para a região. No entanto, ela ressalta que não se trata de precipitações suficientes para infiltrar totalmente no solo, podendo evaporar facilmente no caso de um período de tempo mais seco e de temperaturas elevadas.
“Para o restante do mês de outubro e em novembro, a previsão indica uma boa quantidade de transientes passando pelo Sul e pela faixa costeira do Sudeste, o que favorece o aumento na quantidade de chuvas, com chance de volumes pontualmente acima da média entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de São Paulo, e em torno da média no sul de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul”, diz Sassaki.
Para o Norte do país, incluindo as regiões centrais que passam por uma situação crítica de estiagem, a previsão é de pancadas isoladas, que ocorrem principalmente à tarde, típicas desta época do ano. A chuva deve aumentar apenas em dezembro, quando a umidade desloca um pouco mais.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Novo ciclone traz ventos de 100 km/h a partir de domingo; veja onde
2
Ciclone extratropical deixa Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta
3
Defesa Civil do RS amplia alerta de risco severo para ventos, chuva e granizo; veja o deslocamento do ciclone
4
Ciclone extratropical pode causar tornados no RS e ventos de até 115 km/h em SP
5
Tornado devasta Rio Bonito do Iguaçu e deixa ao menos cinco mortos no Paraná
6
Com ventos de até 330 km/h, tornados destruíram propriedades rurais no Paraná
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Clima deve desafiar plantio de soja neste final de 2025; saiba como
Especialistas destacam risco de estresse hídrico e térmico nas principais regiões produtoras, que podem afetar produtividade e qualidade
Clima
ABMRA: 86% dos produtores consideram impacto da mudança climática na produção
Pesquisa aborda hábitos de mídia, padrões de compra, conectividade, adoção tecnológica e percepções ambientais
Clima
Áreas agrícolas têm prejuízos milionários após temporais em SC e RS
Fraiburgo (SC) estima perdas de R$ 6 milhões, enquanto Alto Uruguai (RS) enfrenta danos iniciais de R$ 20 milhões em lavouras e infraestrutura rural
Clima
Veja o vídeo: gado é resgatado por caiaques durante enchente em SC
Município de Luís Alves teve mais de 180 mm em um dia, volume de chuva previsto para todo o mês
Clima
Temporal provoca estragos em SC e volume de chuva supera média histórica; veja fotos
No Paraná, pedras de gelo de 3 cm causam estragos no campo e na cidade; em Goiás, temporal com ventos acima de 90 km/h também deixa danos
Clima
Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão
Tempestade com pedras de gelo gigantes em Erechim (RS) deixou quase 18 mil afetados, 73 feridos e destruição na zona rural
Clima
Frente fria espalha instabilidades pelo País no fim de semana; veja onde
Há risco de temporais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; no Paraná, há previsão de chuva forte e rajadas de vento de 40 km/h
Clima
Especialistas cogitam aquecimento do Pacífico, mas não confirmam El Niño em 2026
Serviço climático dos EUA projeta La Niña até o fim de 2025 com tendência de transição para neutralidade no primeiro trimestre do próximo ano