Clima
Inmet emite alerta vermelho para chuvas intensas no sul do RS
Tempo firme e seco é a tendência para a maior parte do Brasil
Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com | Atualizada às 18h do dia 06/05/2024
06/05/2024 - 05:00
A semana começa com menos chuvas na maior parte do Rio Grande do Sul, porém a parte sul do estado está com alerta para temporais. Já no centro do país, a situação é outra, com a onda de calor ainda persistindo nos próximos dias. Veja como deve ficar o tempo em todo o país na próxima semana.
Região Sul
Nos estados de Santa Catarina e Paraná o tempo firme e a pouca probabilidade de chuvas deve ser a tendência pelo menos até a próxima quarta, 08. O norte e noroeste paranaense estão na zona de atuação da onda de calor, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Já no estado do Rio Grande do Sul, as chuvas continuarão, porém concentradas na parte sul, especialmente, na fronteira com o Uruguai. Toda a área está com alerta para temporais, sendo que de Chuí (RS) até Rio Grande (RS), o aviso é vermelho, o que indica grande perigo. Nessa parte, o volume acumulado pode chegar a 150 milímetros até o meio da semana além do risco de granizo.
A partir de quarta, 08, as perspectivas mudam um pouco, mas a maior parte do estado deve ficar com tempo frio e seco até sexta, 10. Com a chegada de uma nova frente fria, o fim de semana deve ser de chuva para os gaúchos.
Região Sudeste
A região Sudeste deve continuar sem chuvas nos próximos dias. O que pode mudar é a projeção de onda de calor. O Inmet elevou o alerta de onda de calor de laranja para vermelho no centro-leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro. A cor vermelha indica que o fenômeno das altas temperaturas persiste por mais de cinco dias. Com isso, o aviso vai até a próxima quinta, 09.
O centro-oeste paulista e o triângulo mineiro já estão em alerta vermelho. A situação por lá vem desde o dia 27 de abril e pode se pelo menos até quinta, 09.
Região Centro-Oeste
Também estão com alerta vermelho para onda de calor o estado do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e de Mato Grosso. As temperaturas têm ficado entre os 37ºC e 38ºC, sendo que a sensação térmica pode ultrapassar os 40ºC, já que a umidade está baixa (25%) e os ventos são fracos.
O tempo firme prevalece durante a semana para o restante do estado de Goiás, parte central de Mato Grosso e o Distrito Federal. Há previsão de chuvas no noroeste do estado de Mato Grosso.
Região Norte
Ainda sobre a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), boa parte dos estados deve ter chuvas ao longo dos próximos três dias. As áreas que devem ter mais chuvas são o Amapá, noroeste do Pará, Roraima e norte do Amazonas.
O Tocantins e o sudeste do Pará devem ser a exceção, onde o clima fica firme e as chances de precipitações são poucas ou nenhuma. Por lá, os termômetros podem chegar aos 34ºC.
Região Nordeste
Chuvas mais expressivas são aguardadas para o recôncavo e litoral baiano nesta segunda, 06. Também são esperadas precipitações na porção norte dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, principalmente no período da tarde.
Nas demais áreas, o calor deve tomar conta dos próximos dias e não há previsão de chuva pelo menos até quinta, 09.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Chuva no Centro-Norte e temperaturas mais baixas no Centro-Sul: confira o clima no fim de semana
2
Chuva intensa marca fim de semana no Sudeste e Centro-Oeste
3
Semana com previsão de pancadas de chuvas esparsas por todo o Brasil
4
Tecnologia pode transformar o campo diante de crise climática
5
Frente fria provoca chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste até sábado
6
Mapeamento feito pela Embrapa aponta áreas no PR com maior risco de catástrofes climáticas
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Chuva persiste no centro-sul do país até quinta-feira
Temperatura máxima não passa dos 30°C em boa parte do Brasil
Clima
Fim de semana terá chuvas entre o Sudeste e o Centro-Oeste
Previsão para dezembro é de chuvas intensas e calor em boa parte do país; chance de La Niña diminui
Clima
Mapeamento feito pela Embrapa aponta áreas no PR com maior risco de catástrofes climáticas
Intenção é que dados integrem sistema da Defesa Civil e um grupo de auxílio seja criado para atuar em ações preventivas
Clima
Chuva e calor marcam última semana de novembro
Temperatura pode alcançar máximas de 35°C em MS, MT, SP e PR; enquanto frente fria avança e provoca chuvas intensas no RS
Tecnologia pode transformar o campo diante de crise climática
Soluções como integração lavoura-pecuária e plantio direto reduzem impactos ambientais e aumentam a eficiência, mas pequenos produtores ainda enfrentam barreiras de acesso e é preciso financiamento
Semana com previsão de pancadas de chuvas esparsas por todo o Brasil
No feriado de 20 de novembro há risco de temporais no Rio Grande do Sul
Chuva intensa marca fim de semana no Sudeste e Centro-Oeste
Corredor de umidade predomina até segunda-feira, 18, e beneficia condições para safra agrícola em várias regiões
Frente fria provoca chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste até sábado
Corredor de umidade entre São Paulo e Roraima só deve perder forças no domingo, 17, quando as chuvas poderão voltar a se formar no Sul; previsões favorecem agricultura