“Vamos buscar todas as oportunidades que existirem em todas as cadeias produtivas”, diz novo secretário de Relações Internacionais do Mapa  | Agro Estadão “Vamos buscar todas as oportunidades que existirem em todas as cadeias produtivas”, diz novo secretário de Relações Internacionais do Mapa  | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Agropolítica

“Vamos buscar todas as oportunidades que existirem em todas as cadeias produtivas”, diz novo secretário de Relações Internacionais do Mapa 

Luís Rua tomou posse na tarde desta sexta, 04, e falou com exclusividade ao Agro Estadão sobre as “missões” dadas pelo ministro da Agricultura

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

04/10/2024 - 16:32

Foto: Daumildo Júnior
Foto: Daumildo Júnior

Menos de duas horas depois de assumir a secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Luís Rua representou o ministro Carlos Fávaro em um evento na Embrapa Cerrados, em Brasília. “Vim a pedido do ministro”, disse o novo secretário ao Agro Estadão. 

Antes da cerimônia que iria celebrar a presença da Rainha Mary da Dinamarca, Luís Rua conversou com a reportagem sobre os planos à frente da secretaria. Segundo ele, uma das missões dadas pelo ministro Fávaro é aumentar a participação de cadeias produtivas nas exportações.

“Ainda não sentei com o ministro Fávaro para falar exatamente sobre os números, mas vamos buscar todas as oportunidades que existirem em todas as cadeias produtivas, para que a gente possa ampliar o número de mercados, as possibilidades para os nossos exportadores e produtores rurais, e que outras cadeias que exportam menos possam ter condição de acessar mercados importantes”, comentou Rua com exclusividade ao Agro Estadão. 

Na cadeia animal, o secretário cita o pescado de cultivo como um produto que deverá buscar mais mercados. Nas cadeias vegetais, para além de soja e milho, Rua explica que deverá trabalhar outros produtos com agregação de valor. “É o caso do café, de produtos oriundos da cana-de-açúcar, e a fruticultura”, afirma. 

“O Brasil tem uma fruticultura tropical de qualidade e participa apenas com 1% das exportações mundiais.. O país com essa sanidade, qualidade, certamente poderemos ter mais espaço no mercado internacional”, completa.

PUBLICIDADE

Continuidade do trabalho de Perosa e relações com a China

Luís Rua tem viajado nos últimos dois anos com o ministro Carlos Fávaro e toda a equipe do Mapa. Ele recebeu o convite de Fávaro para substituir Roberto Perosa, que deixou o cargo nesta sexta-feira, 04, para se dedicar aos negócios e voltar a atuar na iniciativa privada.

“Fiquei muito contente com a indicação e prontamente aceitei o desafio de trabalhar para todo o agro do Brasil”, disse o até então diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). 

Segundo ele, o trabalho que vinha sendo desempenhado por Roberto Perosa terá continuidade. Ao destacar a abertura de mais de 200 mercados em 21 meses, o secretário garante que seguirá trabalhando forte nesta questão.

“Agora teremos onze novos adidos [serão nomeados até o fim do ano], então tudo isso gera um ambiente muito positivo para que a gente possa, cada vez mais, continuar nessa toada, avançar cada vez mais, e trazer novos recordes para o país”, projeta.

No ano em que China e Brasil completam 50 anos de relações diplomáticas, os negócios tendem a aumentar com o país asiático. Rua diz que o “ambiente político” é  muito positivo e que novas plantas frigoríficas devem ser autorizadas a exportar.  “Vamos trabalhar em ampliações em mercados que a gente já tem acesso, fazer essas boas relações diplomáticas. O ministro Fávaro dá muita atenção para essa temática”, conta.

PUBLICIDADE

Sobre a prorrogação da lei europeia, após manifestações do Brasil e de outros países a respeito da necessidade de ampliar o prazo, Rua diz que o momento é de aprender sobre a regulamentação. 

“A gente está no processo de compreensão e, naturalmente, defenderemos os interesses do Brasil. E com uma boa diplomacia, com muita conversa, a gente consegue chegar a um bom ponto e não prejudicar as exportações do Brasil”, avalia o secretário.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Ministério cria comitê para acompanhar plano de rastreabilidade bovina

Agropolítica

Ministério cria comitê para acompanhar plano de rastreabilidade bovina

Grupo será formado pelo Mapa e entidades do setor com atuação até 2032

Projeto para socorrer produtores gaúchos afetados pelo clima chega ao Senado

Agropolítica

Projeto para socorrer produtores gaúchos afetados pelo clima chega ao Senado

Programa propõe renegociação de dívidas com prazo de até 20 anos e juros reduzidos

Lula justifica aumento dos preços dos alimentos devido ao dólar e à ampliação das exportações do Agro

Agropolítica

Lula justifica aumento dos preços dos alimentos devido ao dólar e à ampliação das exportações do Agro

Chefe do Executivo também disse que irá se reunir com produtores de carne na próxima semana

FPA quer urgência em votação de projeto que suspende decreto de poder de polícia da Funai 

Agropolítica

FPA quer urgência em votação de projeto que suspende decreto de poder de polícia da Funai 

Entidade do setor manifesta preocupação com o decreto e vê margem para autuações em áreas não demarcadas

PUBLICIDADE

Agropolítica

Minas e Energia prepara início do programa Força no Campo para este ano

De acordo com o ministro da pasta, iniciativa vai focar em regiões para agricultura irrigada

Agropolítica

Governo anuncia mais de R$ 6 bi em infraestrutura de escoamento para safra 24/25; obras, no entanto, não ficam prontas em 2025 

Governo federal considera que redução de quase 40% no custo logístico irá colaborar, no médio e longo prazo, para ter alimentos mais baratos ao consumidor

Agropolítica

Brasil taxará produtos dos EUA se EUA taxarem os do Brasil, reitera Lula

Em entrevista, o presidente da República defendeu que os Brics tenham o direito de discutir uma eventual troca da moeda comum para as negociações, sem usar o dólar

Agropolítica

Reforma Tributária: Governo deve apresentar proposta para garantir isenção ao Fiagro

Na sanção da regulamentação da Reforma Tributária, trechos que tratavam da não contribuição tributária dos fundos de investimento, como Fiagro e FIIs, foram vetados

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.