Agropolítica
Sem novos anúncios, visita do Ministro da Agricultura ao RS frustra produtores rurais
Carlos Fávaro reforçou criação do fundo garantidor para crédito e disse que foi ao RS para “ouvir sugestões do setor”
Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
28/05/2024 - 19:03

Ao contrário do que o agronegócio gaúcho esperava, o ministro da Agricultura não anunciou novas medidas de apoio nem a criação da esperada linha de crédito durante a visita ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 28. Carlos Fávaro reforçou a criação de fundos garantidores para acesso ao crédito rural. Os fundos foram anunciados no dia 9 de maio, junto com outras ações. Fávaro disse que a Medida Provisória que cria os instrumentos deve ser assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até esta quarta, 29.
“Essa é a principal medida, porque a liquidez do mercado se extingue diante dessas tragédias”, disse o ministro a jornalistas. Com o fundo de aval, o Tesouro Nacional passa a ser o avalista para o produtor rural acessar o crédito.
Fávaro afirmou que até agosto, o governo deve estruturar “medidas definitivas com relação aos débitos dos produtores”, lembrando que o pagamento das dívidas já foram suspensos até o dia 14 de agosto.
“Agora é o momento do diálogo”, diz ministro da Agricultura
A visita do ministro da Agricultura ao Rio Grande do Sul acontece um mês após as enchentes, que começaram no final de abril. A justificativa para a demora foi porque as primeiras ações necessárias eram de resgate, e agora começa o trabalho de reconstrução.
Em Santa Cruz do Sul, Carlos Fávaro participou de uma cerimônia para entrega de 32 máquinas (retroescavadeiras, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas) para municípios atingidos pelas enchentes. Os equipamentos foram adquiridos a partir de emendas da bancada federal do estado.
O município foi o primeiro a receber o gabinete itinerante da pasta, que segue no Rio Grande do Sul durante a semana para ouvir demandas do agro. Enquanto uma equipe fica no estado, o ministro voltaria para Brasília ainda nesta terça.
“Agora é o momento do diálogo. Estamos aqui vivenciando o dia a dia para recebermos sugestões e transformarmos isso em políticas públicas”, disse Fávaro. “Ouvir as propostas de como o Ministério da Agricultura pode ser útil”, completou.
O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), disse que o setor ficou preocupado e apreensivo. “Ou não vai acontecer nada mesmo [em relação a medidas de apoio ao setor] ou faz parte de uma construção que nem ele [o ministro] sabe o que vai fazer. Eu prefiro acreditar que faça parte de uma construção”, disse Gedeão Pereira ao Agro Estadão.
Arroz: é impossível conviver com a especulação
Questionado sobre a decisão do Governo Federal em importar arroz, mesmo diante da garantia do setor de que não deve faltar o cereal para consumo dos brasileiros, o ministro Carlos Fávaro disse que é preciso olhar o Brasil como um todo e repetiu que a medida é para evitar a especulação.
“É impossível conviver com a especulação. Se alguém tem uma justificativa óbvia de porque um pacote de arroz aumenta 20%, 30% em 30 dias e qual solução para isso?”, refletiu Fávaro, ao dizer que o poder público está atuando para combater o movimento.
Fávaro concordou que há estoque de arroz suficiente e que o problema de desabastecimento pontual foi provocado por problemas de logística e emissão de nota fiscal. “A atuação do governo não é para afrontar ou tirar competitividade mas, sim, trazer equilíbrio”, destacou.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
2
Lista de espécies invasoras do MMA pode incluir eucalipto, pínus, jaca e manga
3
Crédito rural de R$ 12 bi segue indisponível nas instituições financeiras
4
Senado quer ouvir Marina Silva sobre inclusão de tilápia como espécie invasora
5
Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural
6
Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Governo anuncia 10 novas demarcações de terras indígenas
A meta do Brasil é regularizar e proteger 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030
Agropolítica
Para Alckmin, acordo Mercosul-UE será o maior do mundo e fortalecerá multilateralismo
Vice-presidente, que cumpre agenda na COP 30, voltou a mostrar confiança na assinatura do texto final do acordo entre os dois blocos
Agropolítica
Manutenção de tarifa dos EUA para a uva deixa produtores apreensivos
Confira a lista de frutas mencionadas no documento publicado pelo governo dos EUA que retirou as tarifas recíprocas de 10%
Agropolítica
UE oficializa volta do pré-listing para a compra de aves e ovos do Brasil
Decisão oficial do bloco europeu restabelece mecanismo suspenso desde 2018 e fortalece previsibilidade para novas habilitações de plantas brasileiras
Agropolítica
Governo autoriza remanejamento de recursos do Pronaf
Medida, prevista em portaria, visa ajustar o Plano Safra à demandas de bancos; maior parte é de recursos destinados a investimentos
Agropolítica
Tomada de crédito do Plano Safra 2025/2026 cai 7%, indica Mapa
Concessão em linhas tradicionais excluindo as CPRs, o crédito rural teve um recuo de 22%, chegando a R$ 128,2 bilhões
Agropolítica
EUA devem responder ao Brasil sobre tarifas nos próximos dias, diz Vieira
Após encontro com secretário de Estado norte-americano, chanceler brasileiro evitou comentar sobre as tarifas para o café
Agropolítica
Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura
Após repercussão negativa, Ministério dos Transportes deixou coalizão global e reafirmou meta de quadruplicar biocombustíveis até 2035