Agropolítica
Sanidade animal e exportações marcam abertura do SIAVS, em São Paulo
Atuação do Brasil no recente caso de doença de Newcastle no RS foi destacada pelas autoridades durante a abertura do evento
Rafael Bruno | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com
06/08/2024 - 14:53
“Alimento, emprego e renda, isto é a verdadeira sustentabilidade! É produzir preservando, é cuidar dos recursos naturais, aprimorar nossa forma de produzir, demandando menos para cada vez mais produzir alimentos,” disse o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, na abertura do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS). O evento começou nesta terça, 6, em São Paulo, com o tema “Proteínas sustentáveis: aliando competitividade e segurança alimentar”.
Ainda sobre as regras impostas pelos países em relação à sustentabilidade, Santin ressaltou o quanto a produção brasileira se preocupa com essa questão há décadas.
“Ao mesmo tempo não nos curvemos diante daqueles que, absolutamente de forma injusta, se respaldam de inverdades disfarçadas de barreiras verdes ou comerciais para promover o protecionismo. O Brasil não é melhor que ninguém, mas também não tem ninguém melhor que o Brasil, nós estamos no maior nível”, acrescentou.
O presidente da ABPA fez questão de elogiar o atual ministro da Agricultura pelas ações diante de crises como a gripe aviária e, mais recentemente, o caso da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul. Segundo ele, com a “liderança e engajamento” do ministro Carlos Fávaro, foi possível superar crises com eficiência e excelência.
O governador do RS, Eduardo Leite, cobrou a imediata liberação das exportações de aves e derivados, suspensa desde a identificação do foco no município de Anta Gorda. “Reivindicamos justamente o desbloqueio das exportações para os diversos mercados, porque esse episódio mostra a qualidade, a competência dos nossos serviços veterinários diante de situações que, eventualmente, coloquem em dúvida a sanidade do que produzimos. Nós temos essa sanidade”, disse Leite.
As atuações de município, estado e União no caso do foco de Newcastle foram destacadas por Fávaro, que também defendeu a importância da transparência nas relações comerciais.
“Como aconteceu agora com o Newcastle, que seja feito um bloqueio generoso, maior talvez que o necessário, porque ao fazer isso nós damos um recado para o mundo de que nós não estamos brincando com a sanidade, se você consumir, tenha certeza que não é um produto com risco”, comentou o ministro.
Após tragédia climática, a crise na economia gaúcha
Pouco mais de três meses após as enchentes que devastaram a produção agropecuária do Rio Grande do Sul, Ricardo Santin fez questão de ressaltar os efeitos sobre todo o estado. “As vidas destroçadas já não são mais pautas na grande imprensa, mas os desafios e as consequências aos nossos irmãos gaúchos e à economia do estado e à economia do Brasil ainda persistem”, refletiu Santin.
Também presente na abertura do SIAVS, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que um novo decreto de ajuda aos agricultores gaúchos deve sair ainda nesta terça-feira, 6. “Hoje o presidente Lula baixa um decreto de perdão das dívidas daqueles que foram atingidos na área agrícola pela calamidade ocorrida no Rio Grande do Sul”, disse o ministro, sem dar mais detalhes. O decreto irá regulamentar a Medida Provisória 1.247, publicada no dia 31 de julho, e que trouxe a garantia de renegociação das dívidas de parte dos produtores rurais afetados pelas inundações, porém, sem os detalhes de quanto seria o desconto aplicado em cada caso.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Seguro Rural não poderá ser contingenciado em 2025
2
Agricultura propõe vínculo entre crédito e seguro rural
3
Proagro não terá cobertura de até 100% a partir de janeiro
4
Cadastro Nacional de Animais Domésticos: saiba tudo sobre a nova lei
5
CMN aperta restrições ambientais e proíbe crédito do Plano Safra para desmatamento
6
Desenrola Rural dará descontos de até 85% para agricultor familiar quitar dívidas
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Mapa publica zoneamento agrícola para centeio e canola
O ZARC é uma das ferramentas usadas na gestão de risco das culturas
Agropolítica
STF julgará em fevereiro Lei de MT contra a moratória da soja
Legislação que retira incentivos fiscais de empresas signatárias de acordos entraria em vigor em 1º de janeiro; Medida foi suspensa nos últimos dias de dezembro de 2024
Agropolítica
Mapa recua, faz manobra e promete pagar subvenção do Seguro Rural de todas as apólices contratadas em 2024
Uma resolução publicada no último dia de 2024 havia retirado R$ 67 milhões que estavam empenhados para subvenção de 10 mil apólices
Agropolítica
Governo federal diz que gastou R$ 1 bilhão com descontos e liquidações para produtores gaúchos atingidos por enchentes
Segundo o governo, cerca de 80 mil produtores gaúchos foram beneficiados desde maio do ano passado, maior parte da agricultura familiar
Agropolítica
MDA atualiza lista do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar
Medida garante apoio a agricultores familiares com descontos no Pronaf
Agropolítica
Governo estabelece regras para bancos quitarem dívidas usando terras
Expectativa do MDA é repassar 71 mil hectares para a política fundiária
Agropolítica
STF suspende processos sobre recolhimento do Funrural por agroindústrias
Abrafrigo diz que medida traz segurança jurídica
Agropolítica
A embaixadores, Macron diz que acordo Mercosul-UE é assunto que não foi encerrado
Emmanuel Macron disse que a França continuará a "defender a coerência dos nossos compromissos" no tema