Agropolítica
MST anuncia ocupações em áreas do CE, DF, GO, SP, PA e RJ; total sobe para 9
Os atos, segundo o movimento, fazem parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre neste mês, conhecido como Abril Vermelho

Broadcast Agro
15/04/2024 - 12:53

Brasília, 15 – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou, por meio de nota, que ocupou nesta segunda-feira (15) áreas nos Estados do Ceará, Goiás, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A ação se soma a outras duas áreas ocupadas no domingo (14) em Petrolina (PE) e uma área invadida na semana passada em Itabela, no extremo sul da Bahia. No total, há nove áreas invadidas pelo movimento.
Os atos, de acordo com o movimento, fazem parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre neste mês, conhecido como Abril Vermelho, em repúdio ao massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, quando 21 trabalhadores rurais ligados ao MST foram assassinados pela Polícia Militar.
Entre as áreas invadidas pelo MST, estão áreas de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), ambas ligadas ao Ministério da Agricultura, e, portanto, do governo federal.
O MST reivindica as áreas ocupadas para assentamento e reforma agrária. “As ações, sobretudo, enfatizam a importância da reforma agrária como alternativa urgente e necessária para a produção de alimentos saudáveis para a população do campo e da cidade, para combater a fome, e avançar no desenvolvimento do país, no contexto agrário, social, econômico e político. Em uma conjuntura onde o orçamento da pasta dessa política pública é por dois anos consecutivos, o menor dos últimos 20 anos”, argumenta o movimento, em nota.
A maior ação ocorre no Pará, onde cerca de 5 mil famílias invadiram a fazenda Aquidoana, no município de Parauapebas, a qual o movimento reivindica a aquisição do imóvel para estabelecer acampamento. No Distrito Federal, 1 mil famílias do MST ocupam uma área de 8 mil hectares da usina falida CBB, em Vila Boa de Goiás.
Em São Paulo, 200 famílias do movimento invadiram a Fazenda Mariana, em Campinas (SP) – área de 200 hectares, considerada improdutiva pelo movimento. Em Goiás, 400 famílias invadiram a propriedade Sítio Novo, em Itaberaí.
No Ceará, cerca de 200 famílias do movimento ocuparam uma área de 800 hectares da Fazenda Curralinhos, no município de Crateús. A fazenda está localizada no perímetro da Barragem Lago de Fronteiras, uma obra em construção pelo Departamento Nacional de Obra Contra as Secas (DNOCS). No Rio de Janeiro, cerca de 300 famílias estão acampadas às margens da BR 101, em Campos dos Goytacazes.
A ação do MST ocorre justamente às vésperas do lançamento pelo governo federal do Programa Terra para Gente para acelerar o assentamento de famílias no País que será anunciado na tarde desta segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, no Palácio do Planalto. O programa é uma promessa feita no ano passado pelo presidente Lula, que quer uma “prateleira de terras” improdutivas e devolutas para destinar à reforma agrária e à demarcação para quilombolas. A tentativa do governo era frear a onda de invasões do movimento prevista para este mês.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
População de javalis avança e impasse no controle da espécie persiste
2
MST invade área do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul
3
Governo descarta preços de exportação em compras de socorro ao tarifaço
4
Ministério decide não aplicar medidas antidumping sobre leite em pó argentino e uruguaio
5
Com frete 40% menor, Ferrogrão está parado no STF há três anos; entenda o caso
6
Governo anuncia pacote de R$ 30 bi para exportadores afetados por tarifa dos EUA

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Bancada do agro pede que projeto do seguro rural seja pautado no Senado
O deputado federal Pedro Lupion, presidente da FPA, também vê espaço para aumentar orçamento de 2026 do PSR

Agropolítica
PLs para endurecer fiscalização de combustíveis foram levados para Câmara
Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pediu urgência na tramitação de quatro projetos envolvendo fraudes em combustíveis

Agropolítica
Lupion: reciprocidade às vésperas de defesa do Brasil nos EUA dificulta negociação
Medida é avaliada como imprudente também por ex-presidente do Banco dos Brics, para quem a articulação do setor tende a ser mais efetiva

Agropolítica
Governo abre recurso extra para emergências na sanidade agropecuária
Mapa havia pedido R$ 135 milhões, mas montante é menor do que o solicitado; atualmente, existem quatro pedidos de emergência em curso
Agropolítica
Governo abre crédito extraordinário para empresas afetadas por tarifaço
Medida está no pacote do Plano Brasil Soberano e oferece condições para acesso ao crédito pelas empresas
Agropolítica
Orçamento 2026 prevê aumento de 3% para seguro rural
Recursos para Proagro podem crescer 14,4%, enquanto verbas para pesquisa da Embrapa têm previsão de recuo de 13,05%
Agropolítica
Conab promove leilões para comprar 41,5 mil toneladas de milho
Operações serão nesta terça, 2, e quarta, 3; estoque será destinado a programa que atende pequenos criadores de animais
Agropolítica
Conab anuncia intenção de comprar cerca de 200 mil toneladas de arroz
Operações de contrato de opção devem acontecer para a safra 25/26; preços e datas de entrega ainda dependem de portaria interministerial