Agropolítica
Moratória da soja: STF intima partidos autores de processo contra lei de MT
Suprema Corte solicita manifestação das partes sobre pedido de conciliação do governo mato-grossense; CNA reforça pedido de admissão no processo

Sabrina Nascimento | São Paulo | Atualizada no dia 18/02/2025 às 11h41
17/02/2025 - 14:10

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, intimou, na sexta-feira, 14, os partidos autores da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7774) que questiona a Lei Estadual nº 12.709/2024 de Mato Grosso. Dino solicita que as partes se manifestem, em um prazo de cinco dias, em relação ao pedido de audiência de conciliação solicitado pelo governo de Mato Grosso.
A ADI 7774 foi movida pelo PCdoB, PSOL, PV e Rede em dezembro do ano passado. Os partidos alegam que a legislação de Mato Grosso, que impede a concessão de incentivos fiscais a empresas signatárias da moratória da soja, é inconstitucional.
A análise do processo estava prevista para acontecer em plenário virtual do STF, entre 14 e 21 de fevereiro. No entanto, o julgamento foi suspenso, após o procurador-geral de Mato Grosso (PGE-MT) solicitar ao ministro Flávio Dino uma audiência de conciliação.
Em sua manifestação, o PGE-MT informa que o estado possui “tratativas para a solução consensual da questão discutida” com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), “especialmente no que respeita à revisitação do acordo denominado moratória da soja.”
STF admite CNA como amicus curiae
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) foi incluída na ADI 7774 como amicus curiae, ou seja, amigo da corte. Com a inclusão, realizada na segunda-feira, 17, a CNA pode oferecer informações ou argumentos relevantes sobre o processo.
No sábado, 15, a entidade tinha reforçado O seu pedido de admissão. No documento, a CNA manifestou posição favorável à designação de audiência de conciliação. Segundo a Confederação, a almejada audiência não pode prescindir da presença da entidade que representa a atividade agropecuária e os produtores rurais no âmbito nacional.
Além da CNA, a Suprema Corte ainda incluiu na autuação a Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), a Aprosoja-MT, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso e o Greenpeace Brasil.
Entenda
Em dezembro de 2024, o ministro do STF, Flávio Dino, suspendeu a Lei Estadual nº 12.709/2024 de Mato Grosso. A legislação tinha sido sancionada dois meses antes pelo governador do estado, Mauro Mendes, e entraria em vigor em janeiro de 2025.
A decisão de Dino atendeu a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7774) movida por partidos como PCdoB, PSOL, PV e Rede.
No parecer, o ministro da Suprema Corte argumentou que a lei criava uma concorrência desleal, prejudicando empresas que adotam práticas sustentáveis. Ele também destacou a violação dos princípios do livre comércio.
Em resposta, o governador Mauro Mendes anunciou que iria recorrer da decisão.
Lei similar em Rondônia segue suspensa
O STF deve analisar a Lei nº 5.837 de Rondônia, promulgada pelo governador Marcos Rocha e que, assim como em Mato Grosso, impede a concessão de incentivos fiscais a empresas signatárias da moratória da soja. Neste caso, a legislação foi suspensa após decisão do ministro do STF, Dias Toffoli.
A decisão de Toffoli também atendeu a ADI 7775 protocolada pelo PCdoB, PSOL, PV e Rede.
Nesta semana, o processo foi enviado para vistas da Advocacia Geral da União, mas segue sem data para julgamento.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Moratória da Soja: Dias Toffoli pede vista e suspende julgamento no STF
2
Produtores do RS bloqueiam rodovias e pressionam por securitização da dívida rural
3
CMN modifica regras do Proagro e encurta limite de enquadramento
4
Fávaro descarta prorrogação de dívidas rurais para todo o Brasil
5
Em Paris, Lula recebe certificado de Brasil livre de febre aftosa sem vacinação
6
Produtores do RS fazem novos bloqueios em rodovias

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
OMSA reconhece Brasil como livre de gripe aviária em granjas comerciais
Adidos agrícolas já estão informando aos países fechados ao frango brasileiro; expectativa do setor é retomar os mercados gradativamente

Agropolítica
“O Plano Safra já está impactado”, diz secretário de Política Agrícola
Sobre o congelamento de R$ 445 milhões no orçamento do Seguro Rural, Guilherme Campos afirma que o orçamento deve ficar ainda “mais apertado” com a renegociação das dívidas dos produtores gaúchos

Agropolítica
África do Sul retoma importações de frango brasileiro, mas mantém restrição ao RS
Com a mudança, segundo o Mapa, 21 países ainda mantêm embargo total, enquanto 20 aplicam restrições apenas ao estado

Agropolítica
Congresso aprova vetos relacionados à política energética brasileira
Mudanças impactam o acesso ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima e o marco legal das eólicas ‘offshore’
Agropolítica
“Autodeclaração é o primeiro passo”, diz secretário de Defesa Agropecuária do Mapa
Expectativa do Ministério é que países retomem as importações rapidamente
Agropolítica
CNC: governo credencia instituições financeiras interessadas em operar Funcafé
Segundo o CNC, a iniciativa tem como objetivo tornar viável a operacionalização dos recursos do fundo na safra 2025/26.
Agropolítica
Governo Federal cria grupo de trabalho para tratar dívidas de produtores do RS, afirma Eduardo Leite
Em vídeo publicado nas redes sociais, governador gaúcho disse que equipe federal vai discutir medidas para produtores endividados
Agropolítica
Congresso derruba veto e cria taxa de registro de agrotóxicos
Parlamentares votaram também pela obrigação de identificação das empresas responsáveis pelos agrotóxicos em local de fácil visualização