Agropolítica
Missão ao México rende abertura de mercado e alívio tarifário ao Agro
Auditorias mexicanas para habilitar novas plantas frigoríficas devem começar no próximo dia 14

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
29/08/2025 - 12:05

A viagem da comitiva brasileira ao México gerou resultados positivos para a agropecuária do Brasil, na visão do ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro. Um dos anúncios feitos pelo chefe da pasta é um novo mercado.
“Abrimos o mercado das farinhas bovinas e suínas para o México, para ganhar competitividade e mais oportunidades”, disse o ministro em vídeo divulgado nesta sexta-feira, 29, após o encerramento dos dias de visita ao país latino-americano. Ainda conforme Fávaro, a contrapartida brasileira será a abertura para atum e derivados, pêssego e aspargos originados do México.
Outra questão que avançou foi a prorrogação do Pacote Contra Inflação e Escassez (Pacic, na sigla em espanhol). Como adiantado pelo Agro Estadão, o tema estava na pauta de negociação. A sinalização dada ao governo brasileiro é de que esse programa de isenção de importação de alimentos deve ser prorrogado por pelo menos mais um ano.
Setor de aves e suínos comemora prorrogação
Ao Agro Estadão, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, destacou que o principal ganho para a avicultura e suinocultura brasileira foi o indicativo de extensão do Pacic. A preocupação era de que a retirada das isenções afetasse a competitividade.
“O Pacic possibilitou a gente ter um ganho de competitividade muito grande. No caso do suíno, a tarifa que era de 16% caiu para zero. No caso do frango, a tarifa era proibitiva de 75% e cai para zero também”, afirmou.
Outra questão levada para a mesa de discussão foi a regionalização da suspensão de exportações em caso de gripe aviária. Santin também comemorou esse aceno feito por parte do governo mexicano. Apesar disso, ainda não há uma definição se a regionalização será por estado, por município ou outra área.
O desfecho da viagem só não foi de todo positivo porque uma das pautas levadas pelas ABPA era o reconhecimento dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Acre como livres de febre aftosa sem vacinação. A doença também pode afetar os suínos e alguns mercados impõem esse critério para fazer comércio. No caso do Brasil, apenas Santa Catarina tem o status reconhecido pelo governo do México, sendo o único Estado que exporta para lá.
De acordo com o presidente da associação, os mexicanos não deram indicativo com relação ao pleito brasileiro. “Não tivemos resultado. Está sob análise, ainda. É aguardar”, afirmou Santin.
Carne bovina também teve avanços
O México se tornou o segundo principal destino das exportações brasileiras de carne bovina. Um dos avanços obtidos com a viagem foi o estabelecimento de uma data para início das auditorias mexicanas que visam ampliar a lista de frigoríficos brasileiros habilitados a exportar a proteína. Segundo apurou a reportagem, a partir do dia 14 de setembro o México deve iniciar os trabalhos. A expectativa é de que 14 plantas sejam habilitadas.
O país latino também chamou o Brasil para tratar sobre a rastreabilidade bovina. “Criamos um calendário, acompanhamento do programa brasileiro, sem interrupção das exportações do Brasil para cá”, disse Fávaro.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Renegociação de dívidas rurais não está esgotada, diz Haddad
2
Novo imposto de renda: o que muda para o produtor rural?
3
Acordo Mercosul-EFTA zera tarifas de 99% das vendas brasileiras ao bloco europeu
4
Alesp vota PL que corta benefícios de pesquisadores e ameaça autonomia científica
5
Abiarroz pede adiamento de fiscalização eletrônica da tabela de frete
6
RS: aula inaugural contra o agronegócio em Pelotas gera reação do setor

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Crédito rural de R$ 12 bilhões ainda não está disponível aos produtores
União transferiu recursos ao BNDES, mas operações ainda não constam no Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor)

Agropolítica
De ora-pro-nóbis a carnes: Brasil abre 8 novos mercados
Ministério atribui desempenho positivo das exportações em setembro a aberturas de mercado, mesmo com tarifaço dos EUA

Agropolítica
Recuperações judiciais preocupam bancos e limitam crédito rural
Febraban comenta inadimplência do produtor rural; Mapa diz que orçamento do seguro rural pode ser desbloqueado no fim do mês

Agropolítica
Falta de recursos ameaça fiscalização sobre combustíveis
No centro de investigações como a Operação Carbono Oculto e casos de adulteração de bebidas com metanol, agência enfrenta grave limitação orçamentária
Agropolítica
Parlamentares sinalizam derrubada de vetos do licenciamento ambiental
Acordo com governo vai indicar proporção da revogação; associações, federações e entidades pedem derrubada integral
Agropolítica
Aprosoja MT pede revisão de regras de crédito para dívidas rurais
Segundo a associação, cerca de 15% da carteira de crédito rural de Mato Grosso, equivalente a R$ 14 bilhões, está em atraso ou em renegociação
Agropolítica
Ministério da Pesca altera regras para uso de águas da União
Entre as principais mudanças, estão a definição de um novo modelo contratual e a possibilidade de parcelar débitos
Agropolítica
Abiarroz pede adiamento de fiscalização eletrônica da tabela de frete
Entidade quer revisão da metodologia e mais diálogo com o setor antes de aplicação do sistema pela ANTT