PUBLICIDADE

Agropolítica

Missão ao México rende abertura de mercado e alívio tarifário ao Agro

Auditorias mexicanas para habilitar novas plantas frigoríficas devem começar no próximo dia 14

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

29/08/2025 - 12:05

Foto: Mapa/Divulgação
Foto: Mapa/Divulgação

A viagem da comitiva brasileira ao México gerou resultados positivos para a agropecuária do Brasil, na visão do ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro. Um dos anúncios feitos pelo chefe da pasta é um novo mercado. 

“Abrimos o mercado das farinhas bovinas e suínas para o México, para ganhar competitividade e mais oportunidades”, disse o ministro em vídeo divulgado nesta sexta-feira, 29, após o encerramento dos dias de visita ao país latino-americano. Ainda conforme Fávaro, a contrapartida brasileira será a abertura para atum e derivados, pêssego e aspargos originados do México. 

Outra questão que avançou foi a prorrogação do Pacote Contra Inflação e Escassez (Pacic, na sigla em espanhol). Como adiantado pelo Agro Estadão, o tema estava na pauta de negociação. A sinalização dada ao governo brasileiro é de que esse programa de isenção de importação de alimentos deve ser prorrogado por pelo menos mais um ano. 

Setor de aves e suínos comemora prorrogação

Ao Agro Estadão, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, destacou que o principal ganho para a avicultura e suinocultura brasileira foi o indicativo de extensão do Pacic.  A preocupação era de que a retirada das isenções afetasse a competitividade.

“O Pacic possibilitou a gente ter um ganho de competitividade muito grande. No caso do suíno, a tarifa que era de 16% caiu para zero. No caso do frango, a tarifa era proibitiva de 75% e cai para zero também”, afirmou. 

PUBLICIDADE

Outra questão levada para a mesa de discussão foi a regionalização da suspensão de exportações em caso de gripe aviária. Santin também comemorou esse aceno feito por parte do governo mexicano. Apesar disso, ainda não há uma definição se a regionalização será por estado, por município ou outra área. 

O desfecho da viagem só não foi de todo positivo porque uma das pautas levadas pelas ABPA era o reconhecimento dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Acre como livres de febre aftosa sem vacinação. A doença também pode afetar os suínos e alguns mercados impõem esse critério para fazer comércio. No caso do Brasil, apenas Santa Catarina tem o status reconhecido pelo governo do México, sendo o único Estado que exporta para lá. 

De acordo com o presidente da associação, os mexicanos não deram indicativo com relação ao pleito brasileiro. “Não tivemos resultado. Está sob análise, ainda. É aguardar”, afirmou Santin.

Carne bovina também teve avanços

O México se tornou o segundo principal destino das exportações brasileiras de carne bovina. Um dos avanços obtidos com a viagem foi o estabelecimento de uma data para início das auditorias mexicanas que visam ampliar a lista de frigoríficos brasileiros habilitados a exportar a proteína. Segundo apurou a reportagem, a partir do dia 14 de setembro o México deve iniciar os trabalhos. A expectativa é de que 14 plantas sejam habilitadas

O país latino também chamou o Brasil para tratar sobre a rastreabilidade bovina. “Criamos um calendário, acompanhamento do programa brasileiro, sem interrupção das exportações do Brasil para cá”, disse Fávaro.

Veja o balanço sobre a missão oficial feito pelo Ministro Carlos Fávaro.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

BNDES avalia suspender dívidas de empresas afetadas pelo tarifaço

Agropolítica

BNDES avalia suspender dívidas de empresas afetadas pelo tarifaço

A suspensão temporária ainda precisa de aprovação interna no governo, mas é cogitada pelo presidente do banco

Câmara aprova proposta para facilitar energias renováveis na agricultura familiar

Agropolítica

Câmara aprova proposta para facilitar energias renováveis na agricultura familiar

Projeto também cria dois programas voltados para sistemas agroflorestais e regularização ambiental

Prorrogação de regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira vai à sanção

Agropolítica

Prorrogação de regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira vai à sanção

Projeto era considerado urgente pela bancada ruralista já que o prazo para os proprietários regularizarem as terras encerra em outubro

População de javalis avança e impasse no controle da espécie persiste

Agropolítica

População de javalis avança e impasse no controle da espécie persiste

Em audiência na Câmara, especialistas alertam para os riscos sanitários e deputados pedem menos burocracia e autonomia dos Estados

PUBLICIDADE

Agropolítica

Leilão da Conab vai adquirir 445,5 t de alimentos para indígenas

Produtos vão permitir destinar 28.619 cestas a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional em quatro Estados

Agropolítica

Incra cria primeiro assentamento em terras de devedores da União

Assentamento integra o programa Terra da Gente, criado em 2024 e que possibilita a quitação de dívidas por meio do repasse de terras

Agropolítica

Governo inicia estudo para reativar hidrovia do rio São Francisco

Expectativa é de que via possa transportar até 5 milhões de toneladas no primeiro ano

Agropolítica

Tereza Cristina: 'falta vontade política' para votar vetos do licenciamento ambiental

A senadora destacou, ainda, que taxação de LCAs pode ser negociada, mas que Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vê riscos

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.