Agropolítica
Ministério da Pesca pede esclarecimentos sobre tilápia em lista de espécies invasoras
Proposta do Ministério do Meio Ambiente pode incluir outras espécies, o que representaria cerca de 90% da produção aquícola do País
Redação Agro Estadão
27/10/2025 - 15:47

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) decidiu entrar com um pedido de esclarecimento junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) sobre a proposta que inclui espécies como a tilápia na Lista de Espécies Exóticas Invasoras. Além da tilápia, outros animais da aquicultura estariam na listagem em análise, como o tambaqui, o pacu, o pirarucu, o camarão-marinho, a ostra do Pacífico e a macroalga Kappaphycus alvarezii.
A lista de espécies invasoras e a lista de acompanhamento estão em discussão na Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio). Entidades do setor criticaram uma minuta dessas listas, o que causou uma reação inclusive no Legislativo.
Em nota, o MPA disse que, além do pedido de esclarecimento, solicitou um prazo extra para analisar a proposta. A preocupação da pasta é com possíveis exigências relacionadas ao licenciamento ambiental.
“Uma das principais preocupações do Ministério diz respeito à ausência de informações sobre os procedimentos a serem adotados após a eventual publicação da Lista de Espécies Exóticas Invasoras, especialmente no que se refere ao licenciamento ambiental, atualmente o maior gargalo da atividade. Esse processo pode ser inviabilizado, uma vez que não há legislação federal que permita o licenciamento de espécies exóticas invasoras, apenas de espécies detectadas nas regiões hidrográficas”, explicou o MPA.
Ainda conforme a pasta, uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape) será realizada para tratar do assunto. O MPA também deve apresentar à Conabio um documento técnico “com informações robustas e equilibradas” sobre as espécies.
Por outro lado, o MMA já havia se pronunciado sobre o assunto e afirmado que “não há, portanto, qualquer proposta ou planejamento para interromper a atividade” de cultivo da tilápia no Brasil, ponderando que “a inclusão de uma espécie na lista tem caráter técnico e preventivo, não implicando banimento, proibição de uso ou cultivo”. Outro ponto ressaltado pela pasta é que a Conabio é composta por outros ministérios, como o MPA, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Governo retoma investigação que pode impor barreira sobre importação de leite
2
Já imaginou tomar um choque por causa de um peixe?
3
Crédito para renegociação trava no RS e Banco do Brasil busca explicação
4
Agricultores familiares fazem ato por medidas contra crise no campo
5
RS: Farsul aponta entraves na renegociação de dívidas rurais
6
Banco do Brasil e Mapa vão ao Paraná destravar as renegociações de dívidas rurais
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Decisão do STF sobre marco temporal passa a valer em 2026, mas ainda cabe recurso
Votação terminou em 9x1 pela inconstitucionalidade do marco temporal, mas voto discordante abre brecha, explica especialista
Agropolítica
Conselho aprova mudanças no microcrédito para agricultura familiar
Também foram definidas os preços mínimos para calcular amparo aos produtores familiares em operações de crédito
Agropolítica
STF decide manter benefícios fiscais sobre agrotóxicos
Ações haviam sido movidas pelo PSOL e pelo PV, sob argumento de que isenções confrontavam direito ao meio ambiente equilibrado
Agropolítica
Ministério da Agricultura anuncia banco de antígenos para febre aftosa
Repositório serve para atuação rápida caso sejam registradas ocorrências no país, que está livre da doença da aftosa sem vacinação
Agropolítica
Líderes do Mercosul vão decidir se adiam ou não assinatura do acordo com União Europeia
O ministro da Agricultura e Pecuária brasileiro, Carlos Fávaro, criticou medidas de salvaguardas: “Se é para ser assim, melhor não fazer”
Agropolítica
Marco Temporal: Fávaro defende indenização justa a produtores
Placar é de 9x1 pelo fim do Marco Temporal, mas há divergência na questão indenizatória
Agropolítica
Plano Safra 25/26: contratações de crédito rural recuam 16,9%
Montante acumulado em contratações chegou a R$ 158,14 bilhões entre julho e novembro deste ano
Agropolítica
STF forma maioria para derrubar marco temporal; o que vem agora?
Com placar de 6x0 pela inconstitucionalidade, aposta do setor será com proposta de alteração da Constituição