Agropolítica
Leilão de arroz é anulado após denúncias de fraude e Neri Geller aceita demissão
Presidente da Conab, Edegar Pretto, anunciou a decisão após reunião no Palácio do Planalto, na manhã desta terça-feira; Fávaro confirma demissão do secretário de Política Agrícola
Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com | Atualizada em 12/06/24 às 7h58
11/06/2024 - 12:47

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, deixou o cargo após as denúncias de ligação dele e do filho com envolvidos no leilão de arroz da Conab. A queda de Geller foi confirmada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na saída da reunião no Palácio do Planalto, no fim da manhã desta terça, 11.
“Hoje pela manhã, o secretário Neri Geller me comunicou, fez ponderação, quando o filho dele estabeleceu sociedade com esta corretora do Mato Grosso, ele não era secretário de Política Agrícola. Não há fato que desabone ou que gere qualquer tipo de suspeita, mas que, de fato, gerou … e por isso colocou cargo à disposição”, anunciou o ministro.
No entanto, Neri Geller negou que tenha pedido demissão. A afirmação foi feita em troca de mensagens entre Geller e a reportagem do Agro Estadão, na tarde desta terça-feira. A exoneração de Geller foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 12.
De acordo com Fávaro e com o presidente da Conab, a situação de Thiago dos Santos, o diretor de operações e abastecimento da Conab e ex-assessor de Geller, ainda será avaliada.
O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou a anulação do leilão de arroz realizado no dia 6 de junho, em que 263 milhões de toneladas do cereal foram arrematadas.
“Pretendemos fazer um novo leilão, quem sabe em outros modelos para que a gente possa ter garantia de que vamos contratar empresas com capacidade técnica e financeira”, disse Edegar Pretto.
Confira nesta reportagem do Agro Estadão a ligação de Neri Geller com o leilão de arroz e o que gerou a crise no governo.
Filho de Neri Geller diz que é apenas cotista na empresa de França
Marcelo Geller, filho de Neri Geller, confirmou ao Agro Estadão que a empresa F G Business existe em sociedade com Robson Luiz de Almeida França, ex-assessor parlamentar de Geller.
No entanto, diz que ela nunca operou “não havendo sequer contas bancárias atreladas a mesma, ou qualquer tipo de operação de fato”, escreveu Marcelo. “Adicionalmente informo que jamais participei da administração dessa empresa, sendo que apenas me encontro no quadro societário na condição de cotista”, completou.
Na nota, Marcelo ainda diz que “a abertura de novas empresas pelo Sr. Robson, é uma iniciativa particular dele, sem qualquer conhecimento ou participação da minha pessoa”.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Senado quer ouvir Marina Silva sobre inclusão de tilápia como espécie invasora
2
Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural
3
Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno
4
Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura
5
Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA
6
CNA pede que STF suspenda novas demarcações de terras indígenas até julgamento do marco temporal
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Conab: MP destina recursos para reposição de estoques públicos de milho
Medida prevê recompor 83 mil toneladas de milho, destinadas a atender pequenos criadores do semiárido nordestino.
Agropolítica
Congresso derruba parte dos vetos do Licenciamento Ambiental
Para parlamentares do agro, vetos do Presidente Lula desconfiguravam a legislação; foram derrubados 24 dos 63 vetos presidenciais
Agropolítica
Isenção de Imposto de Renda para produtores rurais avança na Câmara
Comissão de Agricultura aprova PL que amplia faixa de isenção para pessoas físicas rurais até R$ 508 mil, com atualização pelo IPCA
Agropolítica
Senado avança em modernização do Seguro Rural e abre caminho para fundo de catástrofe
Aprovado por unanimidade na CCJ, projeto dá estabilidade orçamentária ao setor e fortalece proteção contra riscos climáticos
Agropolítica
Comissão de Agricultura aprova suspensão do Programa de Rastreabilidade de Agrotóxicos
Deputados avaliam que medida foi criada sem diálogo com o setor e afeta produtores e transportadores; proposta segue para o Senado
Agropolítica
Câmara aprova CEP rural: veja como a medida pode facilitar a vida do produtor
Ferramenta promete, ainda, ampliar a precisão logística e reforçar a segurança jurídica; texto segue para o Senado
Agropolítica
MS quer proibir comercialização de tilápia sem rastreabilidade
Projeto de Lei prevê multas, apreensões e reforço aos órgãos de fiscalização para evitar dumping e concorrência desleal com produtores locais
Agropolítica
Reforma tributária: SRB alerta para insegurança jurídica no setor
Setor rural vê risco fiscal e operacional com ausência de regulamentação tributária em 2026