Agropolítica
Entidades defendem etanol sustentável e criticam tarifas recíprocas de Trump
Setor de cana-de-açúcar aponta retrocesso ambiental e taxação elevada sobre o açúcar brasileiro
Paloma Custódio | Brasília
14/02/2025 - 12:08

Diante da política recíproca adotada por Trump para taxar as importações americanas, entidades brasileiras do setor de cana-de-açúcar ressaltam que o etanol brasileiro, por ser mais sustentável, pode auxiliar na descarbonização da frota dos Estados Unidos. Nesta quinta-feira, 13, o presidente norte-americano assinou um memorando, que cita como exemplo o etanol brasileiro. Atualmente, o etanol importado pelos EUA está sujeito a uma tarifa de 18%, enquanto o produto exportado pelos norte-americanos ao Brasil enfrenta uma taxa de apenas 2,5%.
Ao Agro Estadão, o CEO da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), José Guilherme Nogueira, disse que “boa parte do etanol brasileiro pode auxiliar a descarbonização no mundo, por ser uma opção barata, rápida e utilizando todo o sistema de distribuição que já existe nos países. Uma descarbonização direta”.
Nogueira também avalia que quem pagará pelas políticas de reciprocidade de Trump será o consumidor americano. “Os EUA têm tido uma posição de proteger sua indústria, como qualquer outro país, mas certamente, ao fazer isso, impactará nos custos finais ao consumidor americano”, destaca.
Em nota, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) e a Bioenergia Brasil lamentaram que o etanol tenha sido incluído no memorando de tarifas recíprocas, anunciado pelo presidente norte-americano.
“A medida pretende colocar no mesmo patamar o etanol produzido no Brasil e nos Estados Unidos, embora possuam atributos ambientais e potencial de descarbonização diferentes, e portanto não faz sentido falar em reciprocidade. Se a medida se confirmar, será mais um passo dos Estados Unidos rumo ao abandono à rota de combate à mudança do clima”, avalia.
Elevada taxação do açúcar
Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 13, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, também destacou que o etanol do Brasil, por ser produzido com cana-de-açúcar, tem um terço a menos de pegada de carbono. “E quando a gente analisa o açúcar, ele tem uma cota. E quando sai da cota, é 90% o imposto de importação para entrar nos Estados Unidos. Não é 18%, é 90%”, ressaltou.
Em seu perfil no X, a senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), recordou de uma reunião com o presidente Trump — realizada durante sua gestão no Mapa — em que debateram as altas tarifas dos Estados Unidos sobre o açúcar brasileiro. “A reciprocidade no comércio internacional já é um tema em debate no Senado Federal. Sou a relatora de um projeto que visa a proteger o Brasil de taxações e barreiras injustas, inclusive por alegações ambientais. O projeto está pronto para ser analisado e votado”, destaca.
O projeto de lei da reciprocidade (PL 2088/2023) segue em apreciação na Comissão de Meio Ambiente do Senado antes de ir para votação em Plenário.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
2
Senado quer ouvir Marina Silva sobre inclusão de tilápia como espécie invasora
3
Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural
4
Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno
5
Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura
6
Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
ApexBrasil inaugura escritório em Mato Grosso para expandir negócios no agro
Nova unidade, em Cuiabá, visa fortalecer atração de investimentos e aproximar produtores de mercados internacionais
Agropolítica
CNA pede que STF suspenda novas demarcações de terras indígenas até julgamento do marco temporal
Para a confederação, demarcações representam insegurança jurídica a produtores; governo do MT também aciona STF
Agropolítica
Setor produtivo cobra reformulação urgente do crédito rural e alerta para colapso no RS
Lideranças do agro denunciam endividamento histórico, falhas no seguro rural e impactos nas famílias rurais
Agropolítica
STF avança em julgamento sobre incentivos tributários a defensivos agrícolas
Resultado está em aberto à espera dos votos de Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes; sessão continua semana que vem
Agropolítica
Decisão do STF sobre o Renovabio garante segurança jurídica, diz CNA
Para o setor, julgamento elimina riscos e reforça a previsibilidade para a transição energética
Agropolítica
Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo
Setor produtivo teme mudanças regulatórias, crescimento do mercado ilegal e impacto na cadeia que gera US$ 2,89 bilhões em exportações
Agropolítica
Governo anuncia 10 novas demarcações de terras indígenas
A meta do Brasil é regularizar e proteger 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030
Agropolítica
Para Alckmin, acordo Mercosul-UE será o maior do mundo e fortalecerá multilateralismo
Vice-presidente, que cumpre agenda na COP 30, voltou a mostrar confiança na assinatura do texto final do acordo entre os dois blocos