PUBLICIDADE

Agropolítica

Decreto amplia fiscalização sobre biodiesel comercializado por distribuidoras

Medida estabelece que a meta individual a ser cumprida pelos distribuidores em seu primeiro ano de atuação será fixada pela ANP

Nome Colunistas

Broadcast Agro

17/04/2025 - 14:39

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, editaram decreto que amplia a fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre distribuidoras de combustíveis para verificar metas compulsórias anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa e também o cumprimento do volume de biodiesel obrigatório no diesel. O ato está publicado no Diário Oficial da União (DOU) e altera o decreto anterior que trata do assunto, o de nº 9.888, de 27 de junho de 2019.

A edição do decreto foi noticiada no início da semana pelo Estadão, que também informou que a discussão dos termos da norma estava travada na Casa Civil porque os ministérios da Fazenda, chefiado por Fernando Haddad, e o de Minas e Energia, conduzido por Silveira, discordavam sobre como deveria ser feito o monitoramento desse mercado.

CONTEÚDO PATROCINADO

O decreto estabelece que a meta individual a ser cumprida pelos distribuidores de combustíveis em seu primeiro ano de atuação será fixada pela ANP, “de modo proporcional ao número de meses compreendidos entre o início de suas atividades e o fim do correspondente ano, considerada sua movimentação autorizada de produtos e a proporção de combustíveis fósseis observadas na região de sua atuação”.

Dentre outros pontos, as regras definem que, para fiscalizar a comprovação relacionada a biodiesel, a ANP estabelecerá a forma do balanço do estoque próprio e de terceiros, das aquisições e das retiradas de biodiesel compatíveis com o volume de diesel B comercializado, e exigirá a documentação necessária para a fiscalização, inclusive a periodicidade do envio das informações.

A legislação prevê que o distribuidor de combustíveis deverá comprovar anualmente o atendimento de sua meta individual, nos termos estabelecidos pela ANP. Pelo decreto, “na hipótese de não atendimento integral ou parcial da meta individual, além das implicações decorrentes da prática de crime, o distribuidor de combustíveis ficará sujeito a multa, a ser aplicada pela ANP, proporcionalmente ao descumprimento, sem prejuízo das sanções administrativas e pecuniárias e de natureza civil e penal cabíveis”.

PUBLICIDADE

Nesse caso, a multa será equivalente ao valor dos Créditos de Descarbonização (Cbios) não adquiridos, considerada a maior média mensal das cotações do Crédito de Descarbonização no exercício do descumprimento. O decreto regulamenta lei do ano passado que criou punições mais elevadas às distribuidoras infratoras e traz multas que podem chegar a R$ 500 milhões.

“A ANP incluirá na lista de sanções o distribuidor inadimplente com sua meta individual que tenha sido sancionada por decisão de primeira instância em procedimento administrativo, observadas as garantias do contraditório e da ampla defesa”, cita ainda o decreto.

“O distribuidor que tiver o seu nome incluído na lista de sanções poderá adimplir suas metas individuais a qualquer momento por meio da aposentadoria de Créditos de Descarbonização e solicitar à ANP a retirada de seu nome da referida lista, para restabelecer a normalidade da comercialização e da importação, sem prejuízo da multa e das demais sanções administrativas, civis e penais cabíveis”, acrescenta.

A ANP terá o prazo de cinco dias úteis, contado da data do recebimento da solicitação, para retirar o nome do distribuidor da lista de sanções e publicar sua atualização.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Setor produtivo cobra reformulação urgente do crédito rural e alerta para colapso no RS

Agropolítica

Setor produtivo cobra reformulação urgente do crédito rural e alerta para colapso no RS

Lideranças do agro denunciam endividamento histórico, falhas no seguro rural e impactos nas famílias rurais

STF avança em julgamento sobre incentivos tributários a defensivos agrícolas

Agropolítica

STF avança em julgamento sobre incentivos tributários a defensivos agrícolas

Resultado está em aberto à espera dos votos de Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes; sessão continua semana que vem

Decisão do STF sobre o Renovabio garante segurança jurídica, diz CNA

Agropolítica

Decisão do STF sobre o Renovabio garante segurança jurídica, diz CNA

Para o setor, julgamento elimina riscos e reforça a previsibilidade para a transição energética

Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo

Agropolítica

Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo

Setor produtivo teme mudanças regulatórias, crescimento do mercado ilegal e impacto na cadeia que gera US$ 2,89 bilhões em exportações

PUBLICIDADE

Agropolítica

Governo anuncia 10 novas demarcações de terras indígenas

A meta do Brasil é regularizar e proteger 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030

Agropolítica

Para Alckmin, acordo Mercosul-UE será o maior do mundo e fortalecerá multilateralismo

Vice-presidente, que cumpre agenda na COP 30, voltou a mostrar confiança na assinatura do texto final do acordo entre os dois blocos

Agropolítica

Manutenção de tarifa dos EUA para a uva deixa produtores apreensivos

Confira a lista de frutas mencionadas no documento publicado pelo governo dos EUA que retirou as tarifas recíprocas de 10%

Agropolítica

UE oficializa volta do pré-listing para a compra de aves e ovos do Brasil

Decisão oficial do bloco europeu restabelece mecanismo suspenso desde 2018 e fortalece previsibilidade para novas habilitações de plantas brasileiras

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.