Agropolítica
CPI do leite aguarda assinaturas para ser instalada
Expectativa é de que a comissão seja instalada nos próximos dias e investigue as importações de leite.
![Nome Colunistas Nome Colunistas](https://agro.estadao.com.br/app/uploads/2024/10/autor_daumildo-jr.jpg)
Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadão.com
19/03/2024 - 18:26
![Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados](https://agro.estadao.com.br/app/uploads/2024/03/Domingos-Savio.jpg)
O deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) disse que começará nesta terça-feira, 19, a recolher assinaturas de congressistas para a instalação de uma CPI do leite (Comissão Parlamentar de Inquérito). A intenção é investigar as importações do produto vindas, principalmente, do Mercosul.
“Todos esses indícios mostram que tem que haver uma CPI e nós estamos iniciando hoje a coleta de assinaturas já com o apoio suprapartidário para instalarmos uma CPI que a gente possa investigar quem está lucrando com essas importações, quem está cometendo irregularidade nessas importações, não só do ponto de vista de quem está importando, mas do porquê o Ministério da Agricultura também não toma atitudes concretas para proteger a produção nacional”, enfatizou o deputado em coletiva de imprensa realizada após a reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Questionado se a CPI seria mista ou não, o deputado disse que vai depender da velocidade do processo de instalação. A que for mais rápida para instalação será escolhida. Atualmente, há duas formas:a mista (CPMI), que conta com deputados e senadores, e a que conta apenas com deputados ou senadores. Para a criação da comissão somente na Câmara dos Deputados, são necessárias 171 assinaturas. Já no caso de uma CPMI, além de 171 deputados, são exigidos mais 27 senadores.
De acordo com o deputado mineiro, serão pelo menos três pontos de investigação:
- Formação de cartel em algumas regiões por parte de empresas compradoras de leite;
- Suspeita de reidratação de leite em pó importado;
- Denúncia de que o leite importado de países como Argentina e Uruguai teriam subsídio de seus respectivos países.
Sávio explicou que os supostos cartéis em algumas regiões do país prejudicam produtores de leite, pois delimitam um preço de compra baixo que não cobre os custos de produção. Já quanto à reidratação, a acusação do parlamentar é de que “o leite importado passa por esse processo e depois é oferecido aos consumidores, o que é proibido no Brasil”. Nas denúncias de subsídio, o deputado defende que “sejam colocadas barreiras de importação caso se comprove o patrocínio dos governos vizinhos na produção de leite nesses países, já que o produto brasileiro sofreria com uma concorrência predatória”.
Apesar das acusações, o deputado não apresentou provas das suposições, mas disse que ‘há indícios e que a ideia é investigá-los”. Segundo Sávio, a instalação deve acontecer na próxima semana, caso tenha todas as assinaturas. Ele também afirmou que a CPI do leite conta com o apoio da FPA e de senadores, como o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, senador Alan Rick (União-AC).
Na última segunda, 18, produtores de leite e entidades do setor organizaram em Minas Gerais uma manifestação chamada de “Minas Grita pelo Leite”. No evento, o governo do estado anunciou uma elevação dos tributos para empresas que importarem leite em pó.
O deputado também reconheceu que a intenção é dar mais voz aos pedidos da pecuária leiteira e pressionar uma ação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). “Agora fizemos um grito em Minas e se o governo não ouve tem que ser CPI para investigar os responsáveis por essas atitudes contra o produtor de leite”, concluiu.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter
![Agro Estadão Newsletter](https://agro.estadao.com.br/app/themes/nautilus/public/images/bg-newsletter.png.webp)
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Proagro não terá cobertura de até 100% a partir de janeiro
2
Cadastro Nacional de Animais Domésticos: saiba tudo sobre a nova lei
3
STF suspende lei de MT contra moratória da soja; Mauro Mendes diz que vai recorrer
4
Lula veta Seguro Rural como despesa obrigatória
5
Inmet troca diretor em processo para virar secretaria
6
Governo lança Programa Nacional de Regularização de Embarcação de Pesca
![Agro Clima](https://agro.estadao.com.br/app/themes/nautilus/public/images/bg-mapa.png.webp)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
![UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump](https://agro.estadao.com.br/app/uploads/2025/01/Uniao-Europeia-768x512.jpg)
Agropolítica
UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
O presidente norte-americano que toma posse nesta segunda ameaçou as duas regiões com tarifas pesadas sobre as exportações
![Governo veta isenção de Fiagro na regulamentação da Reforma Tributária](https://agro.estadao.com.br/app/uploads/2025/01/semeadura-768x512.jpg)
Agropolítica
Governo veta isenção de Fiagro na regulamentação da Reforma Tributária
Medida pode tornar fundos menos atrativos e volume de recursos captados deve diminuir
![Orçamento da Embrapa: proposta inspirada na Coreia do Sul para suplementar verbas é estudada pela FPA](https://agro.estadao.com.br/app/uploads/2025/01/Embrapa-1-768x512.jpg)
Agropolítica
Orçamento da Embrapa: proposta inspirada na Coreia do Sul para suplementar verbas é estudada pela FPA
Mesmo com votação para ser feita, incremento nos recursos da Embrapa não deve caminhar
![Mapa publica zoneamento agrícola para centeio e canola](https://agro.estadao.com.br/app/uploads/2025/01/canola-768x512.jpg)
Agropolítica
Mapa publica zoneamento agrícola para centeio e canola
O ZARC é uma das ferramentas usadas na gestão de risco das culturas
Agropolítica
STF julgará em fevereiro Lei de MT contra a moratória da soja
Legislação que retira incentivos fiscais de empresas signatárias de acordos entraria em vigor em 1º de janeiro; Medida foi suspensa nos últimos dias de dezembro de 2024
Agropolítica
Mapa recua, faz manobra e promete pagar subvenção do Seguro Rural de todas as apólices contratadas em 2024
Uma resolução publicada no último dia de 2024 havia retirado R$ 67 milhões que estavam empenhados para subvenção de 10 mil apólices
Agropolítica
Governo federal diz que gastou R$ 1 bilhão com descontos e liquidações para produtores gaúchos atingidos por enchentes
Segundo o governo, cerca de 80 mil produtores gaúchos foram beneficiados desde maio do ano passado, maior parte da agricultura familiar
Agropolítica
MDA atualiza lista do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar
Medida garante apoio a agricultores familiares com descontos no Pronaf