Preços do café e do leite registram alta expressiva em 2024, mostra Abia | Agro Estadão Preços do café e do leite registram alta expressiva em 2024, mostra Abia | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Cotações

Preços do café e do leite registram alta expressiva em 2024, mostra Abia

O café conilon teve alta anual de 138,2% até novembro; já o leite subiu 32,8% no mesmo período

Nome Colunistas

Broadcast Agro

02/01/2025 - 16:58

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock
O preço do café deverá continuar pesando no bolso dos consumidores nos próximos meses, segundo pesquisa mensal de commodities da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). O tipo conilon (robusta) registra alta anual de 138,2%, em 2024, até novembro.

Segundo o Departamento de Inteligência Competitiva da Abia, as cotações do grão são influenciadas pela escalada da variedade arábica, a mais consumida no Brasil e no mundo, com balanço de oferta mais restrito, principalmente pela menor produção brasileira, a maior do globo.

Também existe a perspectiva de safra reduzida no Vietnã, segundo maior produtor e exportador mundial da variedade robusta, além da depreciação da taxa de câmbio.

Leite

Segundo o levantamento da Abia, o preço médio do leite apresentou alta anual de 32,8% em novembro de 2024, mas teve queda mensal de 11,1%, com a tonelada atingindo R$ 25.077 no mercado interno e R$ 27.160 no externo.

PUBLICIDADE

“Ao longo dos últimos meses, condições climáticas adversas em determinadas regiões afetaram a produção, influenciando a oferta e os preços. Mas isso vem se modificando, o que deverá contribuir para a expansão da produção e a redução dos preços dos laticínios aos consumidores”, disse em comunicado o gerente de Economia e Inteligência Competitiva da Abia, Cleber Sabonaro.

Segundo ele, do lado da demanda, a expansão do emprego e da renda contribuiu para o crescimento do consumo de derivados comercializados no varejo e no food service.

Ele alertou, porém, que os custos de produção, especialmente com ração e energia, continuam pressionados, o que reduz o potencial de crescimento do setor.

Sobre as tendências, Sabonaro destacou que, no mercado interno, a ampliação da produção, beneficiada por condições climáticas favoráveis, deverá contribuir para manter os preços em queda, estimulando a demanda pelo produto e seus derivados. “No mercado internacional, os preços do leite em pó também deverão cair, acompanhando a ampliação da oferta nos principais países produtores”, concluiu.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.