Agropolítica
Banco Central deve criar grupo de trabalho para reformular o Proagro
Medida surge após pressão do setor agropecuário e pode impactar até 50 mil agricultores gaúchos

Paloma Custódio | Brasília | paloma.custodio@estadao.com
02/04/2025 - 16:19

O Banco Central deve organizar um grupo de trabalho, na próxima semana, para propor mudanças ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). A informação foi confirmada ao Agro Estadão pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS), autor de dois projetos de lei que propõem a suspensão das últimas resoluções aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) que inviabilizam o Proagro aos produtores afetados pela estiagem.
O parlamentar se reuniu, nesta quarta-feira, 02, com representantes do Banco Central na Câmara dos Deputados, a pedido da própria autarquia. “Eu deduzo que eles chegaram à conclusão que ou mudam as regras do jogo, ou o agricultor vai ficar sem crédito rural. Quem opera o Proagro é o Banco Central, mas eles mesmos admitem que já tem 18 mil agricultores excluídos de um total de 324 mil”, ressalta Heitor Schuch. O deputado estima que, com a quinta seca consecutiva no Rio Grande do Sul, o número de agricultores sem acesso ao Proagro pode chegar a 50 mil.
Segundo o setor, mudanças como a redução da cobertura da indenização, a aplicação do zoneamento agrícola e a alíquota de equilíbrio inviabilizaram o Proagro e, em muitos casos, comprometeram até mesmo o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Alterações que acabaram “dificultando o acesso dos agricultores e pecuaristas familiares a mecanismos de proteção e crédito”, afirma a Fetag em nota.
Também participaram da reunião nesta quarta-feira o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Elton Weber e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Carlos Joel da Silva. Ao Agro Estadão, o presidente da Fetag disse que os projetos de lei do deputado Heitor Schuch “mexeram com o brio do Banco Central”.
“Acordamos aqui que eles vão pedir, na semana que vem, uma reunião entre o Banco Central, o Ministério da Fazenda, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). E nós participaremos dessa reunião para construir uma solução para os problemas dos agricultores”, relatou Carlos Joel. Segundo ele, caso a reunião traga resultados favoráveis ao setor, o Banco Central pedirá ao deputado Heitor Schuch que retire de votação o PL 220/2025 e o PDL 58/2025.
A equipe do Agro Estadão entrou em contato com o Banco Central, mas não obteve respostas até o fechamento da reportagem.
Produtores cobram medidas céleres
A Fetag havia estabelecido o prazo de 15 de abril para o governo federal responder às reivindicações do setor. Além da reforma do Proagro, os produtores também demandam a securitização das dívidas dos agricultores afetados por eventos climáticos. Caso não haja uma resposta, produtores prometem novas manifestações e protestos semelhantes aos que ocorreram em fevereiro passado.
Segundo Carlos Joel, mesmo com as negociações do Proagro, o prazo está mantido. “Também há a questão das prorrogações da securitização das dívidas. Esperamos que, na semana que vem, ocorra outra reunião com todas as entidades, o governo do estado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Mapa e o MDA, para que a gente possa avançar nessa questão”, afirmou.
Além dos representantes dos ministérios, a reunião sobre a securitização contará com a participação da Fetag, da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (OCERGS), da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (Fecoagro), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da bancada gaúcha.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Lula quer encerrar 20 anos de negociações e abrir mercado da carne bovina para Japão
2
“As medidas do presidente Trump basicamente pegam o livro de regras da OMC e jogam no lixo”, diz Roberto Azevêdo
3
PL da Reciprocidade é aprovado na Câmara em tramitação que durou um dia
4
Vietnã abre mercado de carne bovina para Brasil
5
Brasil pretende instituir protocolo de sustentabilidade com chineses e criar ‘Soja China’
6
Fávaro diz que ampliação dos recursos do Plano Safra 25/26 deve ocorrer com linha dolarizada

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Lula diz não ter preferência entre EUA e China: "Eu quero vender e comprar"
Em entrevista nesta terça-feira, Lula lamentou protecionismo de Trump, que, segundo ele, é contrário às tendências do comércio mundial

Agropolítica
Chile reconhece Paraná como livre de febre aftosa sem vacinação para carne suína
Anúncio feito pelo Mapa abre portas para expansão comercial, enquanto Brasil avança em negociações com China, Vietnã e Japão

Agropolítica
BRICS têm nova agenda agrícola com foco em sustentabilidade e segurança alimentar
Declaração Ministerial reúne compromissos para restaurar terras degradadas e ampliar o comércio agrícola sustentável entre os 11 países do bloco

Agropolítica
Decreto amplia fiscalização sobre biodiesel comercializado por distribuidoras
Medida estabelece que a meta individual a ser cumprida pelos distribuidores em seu primeiro ano de atuação será fixada pela ANP
Agropolítica
Declaração dos ministros da Agricultura dos BRICS deve dar ênfase à certificação eletrônica
Reunião ministerial será nesta quinta-feira, 17, em Brasília (DF) e servirá como preparação para Cúpula dos Líderes do bloco
Agropolítica
Após pressão da Aprosoja-MA, governo estadual vai revisar taxa sobre exportação de grão
Nova proposta de redução da Contribuição Especial de Grãos (CEG) deve ser apresentada até o dia 23 de abril
Agropolítica
Governo prevê economia de R$ 3,8 bilhões em 2025 com Proagro
Expectativa é decorrente de revisões e alterações feitas no Proagro no ano passado; até 2029, economia somada deve chegar a R$ 18,9 bilhões
Agropolítica
Fiscalização da Agricultura apreende 900 t de farinha animal "batizada" no PR
Operação Ronda Farinha Batizada foi realizada no município de Arapongas, onde foram fiscalizados dois endereços