Agricultura
Embrapa estreia na ExpoCannabis Brasil com projeto sobre cânhamo industrial
Com grande potencial econômico, estatal quer desenvolver a cadeia do cânhamo industrial no Brasil; feira será de 14 a 16 de novembro, em São Paulo
Redação Agro Estadão
13/11/2025 - 05:00

A Embrapa participa, pela primeira vez, da ExpoCannabis Brasil. A edição 2025 ocorre de 14 a 16 de novembro, no São Paulo Expo (SP). Considerada a maior vitrine de negócios, ciência, cultura e política sobre cannabis da América Latina, a feira reunirá empresários, investidores, pesquisadores e representantes do setor público e privado, de diversos países.
Com uma programação técnica e científica, a feira contará com palestras, painéis e workshops internacionais sobre inovação, sustentabilidade, regulação e perspectivas econômicas do setor, nas esferas medicinal e indústria.
Durante o evento a estatal apresentará o projeto HempTech Brasil, uma iniciativa conjunta da Embrapa, do Instituto Ficus e da The Green Hub, que atua como uma plataforma de articulação estratégica voltada à regulamentação, ao mapeamento de oportunidades e ao estímulo à inovação no setor canábico nacional.
Cannabis no agronegócio
Segundo a coordenadora do projeto, Daniela Bittencourt, a participação da Embrapa na ExpoCannabis representa um marco importante no diálogo entre ciência, setor produtivo e políticas públicas. “O cânhamo [cannabis industrial] é uma cultura com enorme potencial para a bioeconomia brasileira, e a Embrapa está comprometida em contribuir para o desenvolvimento sustentável e inovador dessa cadeia”, disse.
Na oportunidade, a pesquisadora vai proferir uma palestra sobre os avanços da pesquisa científica e os desafios regulatórios para o desenvolvimento do cânhamo industrial no país.
De acordo com a Embrapa, existem ao menos 25 mil produtos feitos a partir ou com elementos da cannabis mundo afora. Além disso, um estudo feito pela estatal mostrou que o Brasil pode alcançar, até 2030, uma receita líquida de R$ 5,76 bilhões (reunindo todos os possíveis usos da planta) e cerca de 64,1 mil hectares de área plantada com cânhamo industrial.
De forma geral, o cânhamo tem concentrações de canabinóides diferentes em cada parte. As flores, por exemplo, são as estruturas que costumam ser usadas nos medicamentos. Mas há usos para as outras partes da planta.
HempTech Brasil
A cooperação técnica que deu origem ao projeto foi firmada em agosto deste ano, visando estruturar processos de inteligência estratégica, consolidar informações científicas, promover pesquisas e fomentar a criação de um ambiente colaborativo para inovação e desenvolvimento tecnológico.
Entre as ações previstas, está a criação do Observatório Embrapa de Tendências sobre Cannabis no Agronegócio e a Plataforma de Inovação Aberta HempTech, que conectará startups, empresas e pesquisadores para o co-desenvolvimento de soluções voltadas ao setor.
De acordo com Bruno Pegoraro, presidente do Instituto Ficus, o projeto busca “fortalecer a imagem da cannabis como uma alternativa sustentável para o agronegócio e outros segmentos da bioeconomia”. Já para Marcel Grecco, fundador e CEO da The Green Hub, a parceria com a Embrapa e o Instituto Ficus “é um passo decisivo para impulsionar a pesquisa científica e o desenvolvimento de novos modelos de negócios sustentáveis no Brasil”.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
5 frutas do Cerrado que você precisa conhecer
2
Conheça a palmeira que dá palha e fruto recordista em vitamina A
3
Tudo o que você precisa saber para cultivar abacaxi
4
Produtores de MT desaceleram investimentos: "momento é de cautela"
5
Conhece a típula? Não, ela não é um mosquito gigante
6
Quantas cores de pitanga existem no Brasil?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Portaria atualiza lista de pragas quarentenárias presentes no Brasil
Município do Pará foi incluído como área de ocorrência para praga da mandioca e o Estado de Rio Grande do Sul para a cultura da videira
Agricultura
Recorde mundial: veja onde foi colhido o maior pêssego do planeta
Nova marca mundial de 828,5 gramas destaca técnicas que ampliam o potencial das frutas
Agricultura
Brasil semeou 58% da área prevista para soja e 48% de milho verão
Apesar do ritmo mais lento em relação a 2024, trabalho com soja supera média dos últimos cinco anos, segundo Conab
Agricultura
Falta de chuva causa replantio de soja em Mato Grosso
Produtores alertam para perdas no campo; Aprosoja-MT pede ao Mapa e à Conab revisão das estimativas da safra 2025/26.
Agricultura
Toque especial: cafés produzidos por mulheres são destaques na SIC
Iniciativas como o selo da IWCA Brasil e o concurso Florada Premiada ampliam a valorização das produtoras rurais
Agricultura
Cadastro Ambiental Rural: o que o produtor precisa saber para estar em dia
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório, essencial para o acesso a crédito e a programas governamentais
Agricultura
SLC firma parceria de R$ 1 bilhão para expandir irrigação e dobrar produção anual
Companhia prevê aumento da produtividade com conversão de áreas de sequeiro e expansão de sistemas de irrigação na Bahia
Agricultura
Afinal, como plantar amora?
Saiba como plantar amora no Brasil, com dicas de manejo, irrigação e pós-colheita para pequenos e médios produtores