Agricultura
São Paulo anuncia seleção pública para reforçar combate ao greening
Edital prevê a contratação de 28 profissionais e investimento anual de R$ 3,6 milhões para ampliar fiscalização e monitoramento da doença
Redação Agro Estadão
07/01/2026 - 10:07

O governo de São Paulo abriu edital público para contratar 28 profissionais que vão atuar no combate ao Huanglongbing (HLB), doença conhecida como greening, uma das principais ameaças à citricultura mundial. A medida foi anunciada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e prevê investimento anual estimado em R$ 3,6 milhões.
Os profissionais vão trabalhar em conjunto com servidores da Defesa Agropecuária, órgão responsável pela sanidade vegetal no Estado. As propostas de organizações interessadas podem ser apresentadas até 26 de janeiro de 2026.
“Essa é uma medida fundamental para a preservação da cadeia da citricultura em nosso Estado. Mais monitoramento é sinônimo de maior segurança e consequentemente, maior produtividade para os pomares paulistas. São Paulo concentra aproximadamente 80% da produção nacional e gerou quase 50 mil empregos só em 2024”, afirmou o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Alberto Amorim, por meio de nota.
Cenário da doença no Estado
Dados do Levantamento de Greening 2025, elaborado pelo Fundecitrus, indicam que a incidência da doença no cinturão citrícola paulista segue elevada. O índice passou de 44,35% em 2024 para 47,63% em 2025, com aumento da severidade média das plantas afetadas.
Apesar disso, segundo a secretaria, pelo segundo ano consecutivo, houve redução da taxa de crescimento da doença. Também foi registrada queda expressiva da incidência em pomares mais jovens, o que indica maior eficiência das estratégias de controle, erradicação de plantas doentes e manejo preventivo adotadas pelos produtores.
O edital completo está disponível no site da Defesa Agropecuária de São Paulo.
Como será a contratação
A parceria será formalizada por termo de colaboração com uma Organização da Sociedade Civil, com validade de um ano e possibilidade de prorrogação. Os 28 profissionais serão distribuídos em seis equipes regionais, formadas por engenheiros agrônomos, inspetores de pragas e auxiliares administrativos.
Ao todo, serão contratados dois engenheiros agrônomos, 24 inspetores de pragas e dois auxiliares administrativos. As equipes atuarão de forma integrada com os fiscais estaduais, em regiões que ainda serão definidas, priorizando áreas estratégicas de produção.
“Serão profissionais que estarão focados em inspeções de greening nos ajudando a regionalizar as ações do Estado e ter medidas diferentes de acordo com a incidência da doença”, diz Alexandre Paloschi, engenheiro agrônomo e chefe do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal.
Fiscalização e medidas sanitárias
A legislação estadual estabelece regras rígidas de defesa sanitária vegetal. Entre elas está a proibição do comércio ambulante de mudas cítricas, prática considerada de alto risco para a disseminação de pragas. Segundo a SAA, em 2025, foram fiscalizadas 17.549 propriedades para HLB, com a retirada de circulação de 60.316 mudas irregulares. No mesmo período, foram realizadas 26 palestras educativas para públicos externos.
Em maio de 2025, duas novas resoluções ampliaram o rigor das ações. A Resolução nº 23/2025 proibiu o plantio e a manutenção de plantas hospedeiras da bactéria em imóveis administrados pela Secretaria. Já a Resolução nº 24/2025 vedou a produção, o plantio, o transporte e o uso da murta no paisagismo urbano em áreas públicas e privadas, com exceção de plantas destinadas à pesquisa científica e cadastradas na Defesa Agropecuária.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
O que acontece com sua saúde se você usar este tempero na ceia de Natal
2
Fruto do céu une sabor intenso e saúde, conhece?
3
Epamig lança cultivar de café mais resistente a doenças e à seca
4
O tesouro amarelo que supera frutas cítricas em vitamina C
5
Como plantar alecrim em vasos?
6
Por que essa fruta do Oriente Médio está no réveillon do Brasil?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Em meio a protestos, Itália se diz pronta para assinar acordo Mercosul-UE
Agricultores seguem contrários ao desfecho do acordo e vão às ruas na França, Espanha e Bélgica
Agricultura
Anec projeta salto de 114% nas exportações de soja em janeiro; milho recua 11%
Colheita inicial da soja em Mato Grosso e Paraná faz exportações dobrarem em relação a janeiro de 2025
Agricultura
Participação da China nos embarques de soja do Brasil deve cair para 70% em 2026
Redução indica normalização do fluxo comercial após acordo fechado entre o governo chinês e Trump, diz Anec
Agricultura
Safra 2025/2026 de soja registra 118 focos de ferrugem asiática
Número de ocorrências, atualizado até esta quarta-feira, 7, pelo Consórcio Antiferrugem já se aproxima dos registros de toda a safra 2024/2025
Agricultura
Algodão: Brasil mantém liderança nas exportações apesar de queda na produção
Mesmo com perspectivas de leve recuo na produção nacional, País deverá colher a segunda maior safra da história
Agricultura
Soja sem cadastro preocupa defesa sanitária em Mato Grosso do Sul
Às vésperas do prazo final, Iagro contabiliza mais de 4 mil registros pendentes e diz que falta de dados fragiliza controle fitossanitário
Agricultura
Plantio de soja 25/26 atinge 98% da área; colheita começa no País
Mesmo com leve atraso frente ao ciclo anterior, plantio segue acima da média e safra está sendo colhida no Paraná e Mato Grosso
Agricultura
Paraná tem 89% da soja em bom estado e colheita já iniciada
Milho também avança com 93% das lavouras em boas condições e expectativa de rendimentos acima da média histórica, segundo Deral