Agricultura
Conab reduz estimativa da safra de grãos 25/26 em 441 mil toneladas
Produtividade média da safra de grãos deve cair 2,3%, alcançando 4.210 quilos por hectare
Redação Agro Estadão
11/12/2025 - 09:29

A previsão de produção para a safra de grãos 2025/2026 foi estimada em 354,4 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os números foram divulgados nesta quinta-feira, 11, no 3º Levantamento da Safra de Grãos 2025/2026 e apontam um recuo de 441 mil toneladas na projeção em relação ao dado do mês passado. No comparativo a safra passada, há um aumento de 0,6%.
A expectativa é de que a área plantada chegue a 84,2 milhões de hectares, o que representa 3% a mais do que no ciclo anterior. Já a produtividade média deve cair 2,3%, alcançando 4.210 quilos por hectare.
“O plantio das culturas de primeira safra, como o arroz, feijão, milho e soja, avançam de acordo com as condições climáticas de cada região e, no início de dezembro, encontravam-se levemente abaixo dos patamares observados no mesmo período da safra passada”, indicou a estatal.
De forma geral, as projeções para as principais cultivos do Brasil se mantiveram constantes. Uma das revisões mais expressivas foi na produção de trigo. Com a aproximação do fim da colheita referente a safra 2025, o país deve colher cerca de 7,96 milhões de toneladas. No comparativo com o levantamento anterior, o salto é de 3,5%. Com relação à temporada passada, a alta é de 0,9%.
Veja as estimativas para as principais culturas
Soja – A Conab apontou que a produção da oleaginosa deve chegar a 177,1 milhões de toneladas, o que é 3,3% a mais do que na safra passada. A semeadura está chegando ao fim no país, com 90,3% da área já concluída. A estimativa é de que 48,9 milhões de hectares sejam plantados.
Milho – A expectativa é de que a atual safra seja 1,5% menor do que a anterior. A estimativa é de uma colheita de 138,9 milhões de toneladas. Até 8 de dezembro, a área plantada alcançou 71,3% da previsão de 22,7 milhões de hectares (+4,1%). O impacto no milho total (primeira, segunda e terceira safra) é uma redução de produtividade 5,4%, chegando a 6.111 quilos por hectare.
Algodão – As projeções para a pluma indicam uma produção de 3,95 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 2,9%. “Alguns estados, como Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, já iniciaram a semeadura da primeira safra, enquanto no Paraná mais da metade da área foi semeada, e São Paulo está próximo de concluir o plantio. Por outro lado, em Mato Grosso, principal produtor nacional, o plantio ainda não começou devido à priorização da soja”, apontou a Conab.
Arroz – Depois de uma safra 2024/2025 com bom desempenho, o Brasil deve colher menos arroz neste ciclo. A estimativa é de 11,1 milhões de toneladas, o que é 12,4% menor. O Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal, já alcançou 96% da área semeada.
Feijão – Com um leve aumento na produtividade média, que deve alcançar 1.142 quilos por hectare (+0,5%), a safra é estimada em 3 milhões de toneladas. Mesmo com o incremento na produtividade, a produção total é 1,8% menor do que o registrado na safra passada. O que puxou essa queda é uma redução de 2,3% na expectativa de área de plantio (2,6 milhões de hectares).
Sorgo – Os produtores também seguem apostando no sorgo, que deve registrar um aumento de 10% na área plantada, chegando a 1,79 milhões de hectares. A estimativa aponta ainda um crescimento de 8,4% na produção, que pode ir a 6,6 milhões de toneladas.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
A trepadeira com flor roxa que resiste ao calor
2
A semente nativa que imita sabor de cacau e café
3
Por que este fruto é chamado de chicletinho do Cerrado?
4
Amendoim que é cobertura verde alimenta animais e ornamenta jardim
5
A árvore amazônica que parece ter o tronco polido à mão
6
FAEP alerta produtores sobre riscos na recuperação da Belagrícola
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Calor extremo pode cortar até 10 milhões de toneladas da safra de milho da Argentina
Além da quebra na safra do país vizinho, Markestrat ainda vê pressão altista sobre os preços do milho no curto prazo
Agricultura
Em ano de bienalidade positiva, Conab estima safra de café em 66,18 milhões de sacas em 2026
Mesmo com safra maior e produtividade 12,4% superior, preços tendem a seguir firmes diante do baixo estoque remanescente, diz relatório
Agricultura
Feira do Cerrado 2026 destaca inovação e gestão na cafeicultura
Evento da Cooxupé reúne mais de 70 expositores e oferece condições especiais de negócios em Monte Carmelo (MG)
Agricultura
Exportações globais de café crescem 10,45% em dezembro
Volume total chegou a 11,94 milhões de sacas de 60 kg, aponta OIC, impulsionado pelo aumento dos embarques de robusta
Agricultura
Entregas de fertilizantes ao mercado em novembro aumentam 2,6%
Segundo a Anda, volume entregue de janeiro a novembro totalizou 45,27 milhões de toneladas, 7,8% mais que o mesmo período de 2024
Agricultura
A planta que ajuda os rins e vai virar remédio no SUS
A planta quebra-pedra ganhou destaque com anúncio de fitoterápico feito pela Fiocruz, que promete acesso gratuito no SUS
Agricultura
Colheita da soja chega a 10% no Brasil, mas clima acende alerta no RS
Chuvas irregulares leva risco também a áreas tardias do PR, SC e do sul de MS; mesmo assim, projeções mantêm safra recorde no País
Agricultura
Fruta tropical de aroma irresistível que existe em três cores diferentes
Pouco conhecido, o jambo conquista pelo perfume: cada cor tem doçura, textura e melhor uso, do consumo fresco às geleias