Agricultura
Conab reduz estimativa da safra de grãos 25/26 em 441 mil toneladas
Produtividade média da safra de grãos deve cair 2,3%, alcançando 4.210 quilos por hectare
Redação Agro Estadão
11/12/2025 - 09:29

A previsão de produção para a safra de grãos 2025/2026 foi estimada em 354,4 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os números foram divulgados nesta quinta-feira, 11, no 3º Levantamento da Safra de Grãos 2025/2026 e apontam um recuo de 441 mil toneladas na projeção em relação ao dado do mês passado. No comparativo a safra passada, há um aumento de 0,6%.
A expectativa é de que a área plantada chegue a 84,2 milhões de hectares, o que representa 3% a mais do que no ciclo anterior. Já a produtividade média deve cair 2,3%, alcançando 4.210 quilos por hectare.
“O plantio das culturas de primeira safra, como o arroz, feijão, milho e soja, avançam de acordo com as condições climáticas de cada região e, no início de dezembro, encontravam-se levemente abaixo dos patamares observados no mesmo período da safra passada”, indicou a estatal.
De forma geral, as projeções para as principais cultivos do Brasil se mantiveram constantes. Uma das revisões mais expressivas foi na produção de trigo. Com a aproximação do fim da colheita referente a safra 2025, o país deve colher cerca de 7,96 milhões de toneladas. No comparativo com o levantamento anterior, o salto é de 3,5%. Com relação à temporada passada, a alta é de 0,9%.
Veja as estimativas para as principais culturas
Soja – A Conab apontou que a produção da oleaginosa deve chegar a 177,1 milhões de toneladas, o que é 3,3% a mais do que na safra passada. A semeadura está chegando ao fim no país, com 90,3% da área já concluída. A estimativa é de que 48,9 milhões de hectares sejam plantados.
Milho – A expectativa é de que a atual safra seja 1,5% menor do que a anterior. A estimativa é de uma colheita de 138,9 milhões de toneladas. Até 8 de dezembro, a área plantada alcançou 71,3% da previsão de 22,7 milhões de hectares (+4,1%). O impacto no milho total (primeira, segunda e terceira safra) é uma redução de produtividade 5,4%, chegando a 6.111 quilos por hectare.
Algodão – As projeções para a pluma indicam uma produção de 3,95 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 2,9%. “Alguns estados, como Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, já iniciaram a semeadura da primeira safra, enquanto no Paraná mais da metade da área foi semeada, e São Paulo está próximo de concluir o plantio. Por outro lado, em Mato Grosso, principal produtor nacional, o plantio ainda não começou devido à priorização da soja”, apontou a Conab.
Arroz – Depois de uma safra 2024/2025 com bom desempenho, o Brasil deve colher menos arroz neste ciclo. A estimativa é de 11,1 milhões de toneladas, o que é 12,4% menor. O Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal, já alcançou 96% da área semeada.
Feijão – Com um leve aumento na produtividade média, que deve alcançar 1.142 quilos por hectare (+0,5%), a safra é estimada em 3 milhões de toneladas. Mesmo com o incremento na produtividade, a produção total é 1,8% menor do que o registrado na safra passada. O que puxou essa queda é uma redução de 2,3% na expectativa de área de plantio (2,6 milhões de hectares).
Sorgo – Os produtores também seguem apostando no sorgo, que deve registrar um aumento de 10% na área plantada, chegando a 1,79 milhões de hectares. A estimativa aponta ainda um crescimento de 8,4% na produção, que pode ir a 6,6 milhões de toneladas.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
Oiti: uma joia de sombra e sabor
2
Maior fazenda de café arábica do mundo tem área maior que 5 mil Maracanãs; veja onde fica
3
Conheça o repolho que pode enfeitar buquês e casamentos
4
Você sabia que pindaíba é uma fruta? Veja a origem do ditado popular
5
Você sabia que existe uma onça dos rios?
6
Fenômeno raro no Rio: palmeiras gigantes que florescem e depois morrem
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
RS amplia em 62% área de arroz cultivado com práticas sustentáveis
Além da área certificada, Irga também registrou aumento no número de propriedades com Selo Ambiental
Agricultura
Consecana-SP: impasse entre Unica e Orplana caminha para o fim?
Entidades publicaram comunicados oficiais liberando a publicação do estudo técnico da nova metodologia de precificação do setor sucroalcooleiro
Agricultura
EUA: exportadores reportam vendas de 136 mil toneladas de soja à China
Polônia adquire 120 mil toneladas de farelo, segundo o USDA
Agricultura
MapBiomas lança primeiro mapa de agricultura de segunda safra
Mapeamento mostra 14,7 milhões de hectares de milho e 2,5 milhões de hectares de algodão na segunda safra de 2024
Agricultura
Em tom de crítica ao governo, nova Diretoria da CNA toma posse em Brasília
João Martins defendeu políticas ambientais mais equilibradas e disse que guerra comercial tem impactado país
Agricultura
Crédito rural em SP mira crescimento da produção de morango
Com juros de 3%, expectativa do governo é beneficiar mais de 100 produtores na região de Atibaia e Jarinu; setor espera ampliar áreas produtivas e gerar mais empregos
Agricultura
Conab e BNDES lançam programa voltado a sociobieconomia na Amazônia
Iniciativa vai selecionar ao menos 32 projetos ligados à organizações de agricultores familiares, extrativistas e de comunidades tradicionais
Agricultura
Conab: plantio de soja atinge 90,3% da área prevista na safra 2025/2026
Na comparação com o mesmo período da safra passada, quando 94,1% haviam sido semeados, há atraso de 3,8 pontos percentuais