PUBLICIDADE

Agricultura

Cade deve avaliar a moratória da soja na próxima terça-feira

Acordo entre empresas exportadoras veta grãos de áreas da Amazônia desmatadas após 2008 e é investigado pelo Cade por possível prática de cartel

Nome Colunistas

Broadcast Agro

24/09/2025 - 18:16

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve voltar a apreciar na terça-feira, dia 30 de setembro, a moratória da soja. Em meados de agosto, a Superintendência-Geral (SG) do Cade instaurou processo administrativo contra as associações e empresas integrantes do Grupo de Trabalho da Soja (GTS), que são signatárias do acordo conhecido como moratória da soja. A investigação teve início a partir de uma representação encaminhada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Porém em fim de agosto, a Justiça Federal suspendeu, por meio de uma liminar, a decisão preliminar da SG do Cade, determinando que a paralisação não pode valer até que haja o julgamento de um recurso administrativo pelo tribunal do órgão concorrencial.

CONTEÚDO PATROCINADO

Recentemente, a União entrou como terceira interessada, através do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Entendimento sobre moratória da soja

A moratória da soja, pacto multissetorial firmado em 2006 entre tradings, indústrias, ONGs e governo federal, proíbe a compra de soja cultivada em áreas do bioma Amazônia desmatadas após julho de 2008, mesmo quando o desmatamento ocorre dentro dos limites estabelecidos pelo Código Florestal, que permite o corte de até 20% da vegetação em propriedades na região amazônica.

O acordo é alvo de processo administrativo no âmbito do Cade sob investigação de cartel. Já no Supremo Tribunal Federal (STF) tramitam quatro ações diretas de inconstitucionalidade contra leis estaduais que retiram incentivos de empresas signatárias da moratória da soja.

PUBLICIDADE

Segundo fontes ouvidas pela Broadcast , a expectativa é que os recursos da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e das demais empresas exportadoras sejam julgados e seja mantido o entendimento de que o acordo seria irregular, pois não foi solicitado ao Cade.

Em termos gerais, o tribunal tem dito que acordos de cooperação entre concorrentes, ainda que com fins de sustentabilidade, precisam passar pelo Cade, não havendo nenhuma exceção na legislação. Isso já foi afirmado no caso Catena-X e SustainIT. Esse segundo caso decorre, inclusive, de um pedido efetuado pelas mesmas empresas do caso atual (ADM do Brasil, Bunge, Cargill e Louis Dreyfuss).

Na terça-feira, 23, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que a posição da bancada é contrária à moratória da soja e vai mobilizar ações políticas contra o pacto multissetorial. Segundo ele, a bancada vai apoiar as ações no Cade e tentar buscar um “meio termo” para sanar a questão que opõe exportadores e produtores.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Anvisa libera pesquisas da Embrapa com cannabis

Agricultura

Anvisa libera pesquisas da Embrapa com cannabis

Projeto busca reduzir dependência de importados e apoiar políticas para o uso medicinal da planta

Plantio de soja 2025/26 atinge 92% da área no Paraná

Agricultura

Plantio de soja 2025/26 atinge 92% da área no Paraná

Chuvas atrasam semeadura em algumas regiões e obrigam replantio, mas lavouras mantêm bom desenvolvimento

RS: plantio de arroz atinge 86,31% da área prevista para a safra 2025/26

Agricultura

RS: plantio de arroz atinge 86,31% da área prevista para a safra 2025/26

Índices são liderados pela Zona Sul gaúcha, com praticamente toda sua área já semeada

Palmito pupunha do Vale do Ribeira obtém selo de Indicação Geográfica

Agricultura

Palmito pupunha do Vale do Ribeira obtém selo de Indicação Geográfica

Reconhecimento do INPI valoriza produção familiar, impulsiona geração de renda e reforça identidade da região, que abrange 17 municípios

PUBLICIDADE

Agricultura

Maior fazenda de café arábica do mundo tem área maior que 5 mil Maracanãs; veja onde fica

Com investimentos de R$ 1,05 bilhão, propriedade de 5,5 mil hectares poderá alcançar uma produção de 2,6 milhões de sacas de café

Agricultura

Plantio de soja atinge 71% da área no Brasil

Chuvas seguem irregulares no Centro-Oeste e Matopiba; milho avança em São Paulo e Minas Gerais

Agricultura

Safra de trigo avança no RS, mas baixa rentabilidade preocupa

Com preços desanimadores e custos altos, FecoAgro/RS alerta para possível redução de área cultivada com o cereal em 2026

Agricultura

Aprenda a fazer uma horta circular

A horta circular é uma solução que combina sustentabilidade, eficiência e produtividade para ter alimentos frescos em casa

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.