PUBLICIDADE

Agricultura

ACP Bioenergia aposta nos grãos em nova fronteira agrícola

Projeto em parceria com a Germina Baixio visa área de 15 mil hectares totalmente irrigada para o cultivo de soja, milho e algodão 

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

21/10/2025 - 11:22

Foto: ACP Bioenergia/Divulgação
Foto: ACP Bioenergia/Divulgação

A ACP Bioenergia, uma das principais produtoras de grãos e cana-de-açúcar do Brasil, anunciou sua chegada à Bahia com a implantação de uma nova frente agrícola no Baixio de Irecê. A companhia firmou parceria com a Germina Baixio, empresa de serviços em hidroagricultura controlada pelo Grupo Equipav, para o cultivo de soja, milho e algodão em uma área de até 15 mil hectares totalmente irrigada na fronteira do semiárido baiano.

Segundo Alexandre Candido, CEO da ACP Bioenergia, o investimento no Baixio de Irecê representa uma aposta na previsibilidade e na sustentabilidade da produção agrícola. “Esse projeto é mais um passo em nossa estratégia de investir na agricultura irrigada, que traz mais estabilidade diante das variações climáticas e marca nossa chegada ao noroeste baiano. A região tem grande potencial para se tornar um dos polos mais desenvolvidos do país, com infraestrutura voltada à produção 100% irrigada e energia limpa”, afirmou.

CONTEÚDO PATROCINADO

A ACP prevê que as quatro primeiras safras da unidade sejam dedicadas à soja e ao milho. A partir da quinta safra, o algodão deve integrar o portfólio de culturas — uma aposta alinhada à relevância do produto no agronegócio baiano. A estimativa é que o novo polo responda por cerca de 10% da área agricultável da empresa, com crescimento de 20% na produção total.

Atualmente, a companhia mantém operações em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Tocantins, totalizando nove polos agrícolas.

Nova fronteira agrícola

ACP Bioenergia; Baixio de Irecê Bahia
Foto: ACP Bioenergia/Divulgação

A área onde o projeto será desenvolvido integra o Projeto Baixio de Irecê, concedido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Localizado entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, o perímetro irrigado é considerado uma das principais frentes de expansão agroindustrial do país, com área total de 105 mil hectares — dos quais cerca de 48 mil são irrigáveis. 

A Germina Baixio é responsável pela operação de 50 mil hectares, sendo 31,5 mil irrigáveis, obtidos em leilão de concessão realizado na Bolsa de Valores brasileira, a B3, em junho de 2022. Ao longo dos 35 anos de concessão, o projeto prevê investimentos de R$ 1,1 bilhão e a criação de até 180 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando uma população estimada em 250 mil pessoas.

Para a Germina Baixio, o contrato com a ACP marca o primeiro acordo com uma grande companhia do agronegócio brasileiro para cultivo irrigado no perímetro. “A materialização deste projeto vai ao encontro dos anseios do território de Irecê, que integra mais de 20 municípios e tem potencial para gerar impactos positivos em renda, educação e fixação do homem no campo”, afirma Julio Perdigão, diretor da Germina Brasil. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.