Tudo sobre AgroSP
São Paulo discute incentivo à agricultura irrigada
IrrigaShow acontece entre 18 e 20 de setembro e deve contar com palestras e exposições voltadas à irrigação

Rafael Bruno | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com
18/09/2024 - 14:26

O desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil, com o uso de recursos naturais de forma inteligente e sustentável é o tema principal da 12ª Irrigashow. O evento reúne produtores rurais, especialistas, estudantes e empresas ligadas ao agronegócio entre esta quarta, 18, e sexta, 20, em Campos de Holambra, distrito de Paranapanema (SP).
Presente neste primeiro dia de evento, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, destacou que é preciso investimento em novas tecnologias que permitam o acesso dos pequenos produtores à irrigação. “No Brasil, a área irrigada corresponde a cerca de 8% das terras agricultáveis, mas produz mais de 20% da produção total de alimentos. O sudoeste paulista, por exemplo, é reconhecido como um dos principais polos agrícolas do país”, disse em nota.
Ainda conforme a Faesp, o governo brasileiro, em conjunto com estados como São Paulo, tem criado programas de incentivo à agricultura irrigada, como financiamentos específicos e subsídios para a adoção de tecnologias. “Porém, a burocracia e o acesso limitado a esses recursos são obstáculos frequentes para os agricultores”, diz a Federação.
Fortalecimento da irrigação paulista
A criação da Câmara Temática de Irrigação Sustentável estava na agenda da abertura da Irrigashow, porém a oficialização foi adiada e acontecerá no próximo dia 25 de setembro.
“A irrigação é sinônimo de prosperidade e garantia de produtividade no campo. Ainda mais agora, com a estiagem prejudicando as lavouras paulistas, se torna ainda mais importante as propriedades terem sistema de irrigação e vamos dar o máximo de suporte possível para que essa prática seja adotada em todo o Estado. A criação da Câmara Temática de Irrigação é uma forma de estarmos mais próximo do produtor, ouvir suas necessidades e criar políticas públicas mais assertivas”, disse ao Agro Estadão o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai.
Conforme a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, a primeira reunião técnica contará com a participação de coordenadorias e institutos de pesquisa, vinculados às pastas da Agricultura e do Meio Ambiente, além de universidades estaduais e federais, associações de produtores e a iniciativa privada.
A medida deve reforçar o Plano de Irrigação, anunciado em abril deste ano pelo governo de São Paulo, com o objetivo de elevar a área produtiva paulista de 6% para 15% até 2030.
A iniciativa ocorre por meio da cooperação entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL). A expectativa é de que a ampliação das áreas irrigadas minimize os impactos das altas temperaturas e fortes estiagens nos últimos anos que têm causado prejuízos aos produtores paulistas.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Tudo sobre AgroSP
1
Polinização pode gerar R$ 4,2 bilhões ao agro paulista
2
São Paulo reduz focos de incêndio em 51% em julho
3
Agfintechs crescem e viram alternativa para suprir demanda por crédito rural
4
Drones que batem asas? Pássaros inspiram pesquisa em SP
5
Resíduos do camarão podem beneficiar produção de etanol
6
Cientistas criam bioplástico mais resistente com resíduos de laranja

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Tudo sobre AgroSP
SP e Banco Mundial anunciam R$ 1,1 bilhão para o agro sustentável
Com duração de seis anos, programa visa aumentar renda de produtores familiares e melhorar infraestrutura de cooperativas e agroindústrias

Tudo sobre AgroSP
Barretos 70 anos: veja 10 curiosidades sobre a maior festa de peão da América Latina
Com mais de 130 shows musicais e 150 apresentações culturais, a festa ocorre entre 21 e 31 de agosto

Tudo sobre AgroSP
Laser mede com precisão níveis de carbono em solos agrícolas
Pesquisa da Embrapa revela que, no Cerrado, práticas de manejo sustentáveis aumentam em até 50% a matéria orgânica disponível

Tudo sobre AgroSP
Estudo inédito liderado por SP mostra que 64% dos solos do mundo são frágeis
Mapeamento revelou que existe uma relação entre o desenvolvimento econômico dos países e o estoque de carbono nos solos
Tudo sobre AgroSP
São Paulo reduz focos de incêndio em 51% em julho
Segundo dados do Inpe, resultado também ficou abaixo da média histórica para o mês
Tudo sobre AgroSP
Entrave no Consecana-SP permanece e nova precificação é adiada
Enquanto aguarda nova reunião, setor de cana enfrenta cenário de incertezas e impactos no planejamento da safra
Tudo sobre AgroSP
Impasse entre indústria e produtores trava revisão do Consecana-SP
Unica e Orplana trocaram acusações públicas às vésperas da assembleia sobre a nova metodologia de precificação da cana-de-açúcar
Tudo sobre AgroSP
Faesp pede que alíquota de importação da borracha natural seja mantida
Tarifa de 10,8% pode cair para 3,2% e incentivar entrada de borracha asiática no Brasil, o que afetaria competividade do produto brasileiro