Gente
Família de agricultores do RS quebra recorde brasileiro na produção de milho
Com uso intensivo de tecnologia, família gaúcha produz 20,5 toneladas por hectare e vencem concurso nacional
Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com | Atualizada às 16h18
12/07/2025 - 08:00

Em Palmeira das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul, uma família de agricultores conquistou um feito inédito: os irmãos Binsfeld alcançaram 343,1 sacas de milho por hectare na última safra, batendo o recorde nacional de produtividade.
A lavoura irrigada produziu 20.577 quilos por hectare — mais que o dobro da média do país, estimada em 95 sacas por hectare. A conquista e a história da família mostram que tecnologia, dedicação e conhecimento técnico podem transformar a realidade no campo. “Sempre quis trabalhar na propriedade da família. Sempre foi um desejo meu estudar e depois voltar pra dentro da propriedade para agregar o conhecimento que eu estava buscando fora”, contou José Adolfo, um dos proprietários e integrante da família Binsfeld.
O irmão dele, Dimas Binsfeld, explica que o desempenho histórico da família foi possível graças a um manejo preciso, que envolveu sementes de alta performance, análises minuciosas do solo, nutrição personalizada, monitoramento constante e irrigação sob medida. A boa resposta do clima completou o cenário ideal.
A Agrícola Binsfeld alcançou o primeiro lugar da categoria Irrigado, regional e nacionalmente, do concurso promovido pelo Grupo de Estratégias e Tecnologia para Alta Produtividade (Getap) para a safra verão 2024/2025. “Esperamos que este seja apenas o primeiro de muitos anos em que possamos participar e conquistar bons resultados”, projeta Dimas.
Segundo ele, 40% da área da propriedade é irrigada por meio de pivôs centrais. “Tem despesas, manutenções, como qualquer outro investimento, qualquer outro equipamento tem, mas a irrigação é uma segurança”, disse.

Tecnologia: o motor na produtividade agrícola
Na avaliação de Anderson Galvão, a tecnologia é a maior responsável pela elevação da produtividade. Ele explica que a adoção de sementes com alta tecnologia genética e biotecnológica tem sido o ponto de partida de um ciclo virtuoso na agricultura brasileira. “Ao investir em sementes mais caras e de alto valor agregado, o agricultor tende a melhorar também o solo, a nutrição e o manejo da lavoura — o que inclui o uso de insumos biológicos e defensivos de forma mais eficiente”, disse.
Segundo o CEO, essa mudança de mentalidade levou a um salto expressivo de produtividade em culturas como soja, milho e algodão. Segundo ele, a genética é o gatilho, mas seu sucesso depende de uma série de decisões bem executadas ao longo do processo produtivo. Sem isso, “é como comprar uma Ferrari e não abastecer”, comparou.
A maior prova disso, de acordo com o especialista, é que os maiores índices de produtividade do concurso estão no Sul do país. Na categoria de cultura irrigada, por exemplo, os 15 primeiros colocados são do Rio Grande do Sul — estado brasileiro mais atingido nos últimos anos por desastres climáticos.
“Para mim, a explicação do sucesso da agricultura brasileira — inclusive diante das incertezas climáticas — está, única e exclusivamente, no conjunto de tecnologias adotadas: genética, nutrição, proteção de cultivos, equipamentos e gestão. Não existe bala de prata. Não adianta ter uma genética excelente sem uma boa nutrição, nem uma nutrição eficiente sem um bom manejo de cultivo. Tudo precisa estar integrado.”
Concurso Safra Verão 2024/2025
O prêmio contou com 390 inscritos de oito estados, que concorreram nas categorias sequeiro e irrigado, de forma regionalizada. A iniciativa busca incentivar boas práticas agrícolas e elevar o potencial produtivo do país.
Para Anderson Galvão, idealizador do projeto Getap e CEO da Céleres Consult, o resultado obtido pelos irmãos Binsfeld é uma evidência clara do potencial produtivo que há nas diferentes regiões do Brasil. “É uma produtividade padrão Wired, Estados Unidos. E, se eu for para o sequeiro, o ganhador na categoria sequeiro, de Candói, no Paraná, colheu 330 sacas de milho por hectare também, praticamente 19 toneladas de milho por hectare”.
Confira os campeões da última safra verão de milho:
Campeão Nacional Irrigado: Agrícola Binsfeld – Palmeira das Missões (RS)
Produtividade: 343,1 sc/ha (Recorde nacional)
Região Norte
Campeão Sequeiro: Jamil Samara – Pastos Bons (MA)
Produtividade: 272,7 sc/ha
Região Centro
Campeão Sequeiro: Cláudio Okada – Madre de Deus de Minas (MG)
Produtividade: 300,1 sc/ha
Campeão Irrigado: Alexandre Vallim – Três Corações (MG)
Produtividade: 264,1 sc/ha
Região Sul
Campeão Nacional Sequeiro: Ernest Milla (Agrícola Candói) – Candói (PR)
Produtividade: 330,9 sc/ha
*Com informações da Getap.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Quer trabalhar no agro? Conheça 8 graduações estratégicas
2
Quem é o pai do Sistema de Plantio Direto no Cerrado?
3
Seguro rural e interação Caribe-Brasil: os planos do novo diretor-geral da ‘OEA’ da Agricultura
4
Brasil tem tecnologia para adotar até 60% de biológicos, diz Nobel da Agricultura
5
Vagas no Agro: oportunidade de jovem aprendiz em MG
6
IICA elege novo diretor geral, que vai comandar instituto até 2030
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Gente
Seguro rural e interação Caribe-Brasil: os planos do novo diretor-geral da ‘OEA’ da Agricultura
IICA prepara mudança no comando e questões relacionadas à defesa sanitária e emergência climática devem ganhar mais peso
Gente
Arnaldo Manuel Borges assume novamente a presidência da ABCZ
Veterinário e pecuarista retoma o comando da entidade com foco em aprimoramento genético e fortalecimento técnico da pecuária
Gente
Conheça cursos gratuitos sobre Plantio Direto
Embrapa e Senar oferecem qualificação online sobre manejo sustentável, conservação do solo e produtividade
Gente
Quer trabalhar no agro? Conheça 8 graduações estratégicas
Graduações da área rural preparam profissionais para enfrentar desafios tecnológicos e ambientais do agronegócio brasileiro
Gente
Quem é o pai do Sistema de Plantio Direto no Cerrado?
Chegando ao Brasil em 1973, Landers adaptou o Plantio Direto para solos ácidos do Cerrado, superando resistências e ceticismo
Gente
Vagas no Agro: oportunidade de jovem aprendiz em MG
São 39 oportunidades na LongPing High-Tech com início em janeiro de 2026
Gente
Brasil tem tecnologia para adotar até 60% de biológicos, diz Nobel da Agricultura
Declaração foi dada por Mariangela Hungria durante homenagem com a Medalha de Mérito Apolônio Salles, que ela recebeu do Mapa
Gente
IICA elege novo diretor geral, que vai comandar instituto até 2030
Eleito é da Guiana, cientista agrícola e já dirigiu o Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE)