Gente
Morre aos 99 anos o criador do conceito moderno de agronegócio
Ray Goldberg, professor de Harvard, foi defensor de uma agricultura como uma cadeia integrada, do agricultor até o consumidor
Redação Agro Estadão
19/02/2026 - 16:56

O professor Ray A. Goldberg, responsável por consolidar o conceito moderno de agronegócio, morreu aos 99 anos, em sua casa, nos Estados Unidos. Goldberg deixa filhos, netos e bisnetos. A família informou que haverá uma cerimônia privada de sepultamento e, posteriormente, um memorial público na Universidade de Harvard na próxima semana.
Docente por mais de sete décadas na Harvard Business School e também na Harvard Kennedy School, Goldberg foi um dos principais visionários da ideia que hoje orienta o setor, sendo este o de uma agricultura como uma cadeia integrada que envolve insumos, produção, processamento, logística, distribuição, varejo e consumo.
O feito ocorreu nos anos de 1950, quando, ao lado do economista John H. Davis, Goldberg cunhou o termo agribusiness, ou seja, agronegócio. A proposta rompia com a análise tradicional da atividade rural, até então centrada na produção primária. Ele defendia que o campo deveria ser compreendido como parte de um sistema coordenado, desde a fazenda até o consumidor final.
A ideia ganhou força rapidamente e moldou políticas públicas, estratégias empresariais e programas acadêmicos ao redor do mundo. O conceito tornou-se base para a organização do setor em países como o Brasil, onde o agronegócio se consolidou como um dos pilares da economia.
Goldberg costumava afirmar que “a comida é o denominador comum que conecta empresas, governo, ciência e consumidores”. Essas são algumas das frases que sintetizam a visão dele de integração entre mercado, Estado e sociedade.
Formação e carreira
Natural de Fargo, na Dakota do Norte, Goldberg cresceu em meio aos negócios de grãos da família. Formou-se em Artes pela Harvard University em 1948 e obteve MBA pela então Harvard Graduate School of Business Administration em 1950. Dois anos depois, concluiu um doutorado em Economia Agrícola pela Universidade de Minnesota.
Em 1955, criou com Davis o programa de agronegócios da Harvard Business School, onde introduziu o primeiro curso dedicado ao tema. Entre 1970 e 1997, ocupou a cátedra George M. Moffett de Agricultura e Negócios. Na Harvard Kennedy School, ministrou o curso de Política Alimentar e Agronegócio e liderou seminários sobre os impactos das mudanças climáticas no sistema alimentar global.
Além disso, ao longo da carreira, Goldberg publicou mais de 20 livros e uma centena de artigos acadêmicos, supervisionou ainda centenas de estudos de caso utilizados no ensino de gestão. Atuou como conselheiro de governos, empresas e organismos internacionais, incluindo o Banco Mundial, e participou de fóruns estratégicos sobre desenvolvimento agrícola e mercados globais. Ele acumulou ainda homenagens internacionais, entre elas o título de professor honorário da Royal Agricultural University, no Reino Unido.
Seu legado, contudo, vai além do campo academia. Ao propor que a produção de alimentos fosse analisada como um sistema complexo e interdependente, Goldberg antecipou debates contemporâneos sobre sustentabilidade, segurança alimentar, inovação tecnológica e governança global do setor.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Morre aos 99 anos o criador do conceito moderno de agronegócio
2
Odílio Balbinotti, considerado ‘Rei das Sementes’, morre aos 85 anos
3
Irmãs transformam a sucessão familiar em legado verde
4
ADM abre vagas de aprendiz e estágio em várias regiões do País
5
Parceria entre Senar e Einstein Hospital Israelita leva telemedicina ao campo
6
História do chapéu: tradição e proteção no campo brasileiro
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Gente
Fertilizantes Heringer elege novo CEO após renúncias e faz mudanças na diretoria
Gustavo Oubinha Barreiro será o novo diretor-presidente da companhia após renúncia do CEO, Sergio Longhi Castanheiro
Gente
Sérgio Bortolozzo é reeleito presidente da Sociedade Rural Brasileira
Produtor rural seguirá à frente da entidade até 2028, com foco em endividamento do setor, seguro agrícola e defesa da propriedade
Gente
Segurança: quando usar EPI na fazenda
Patrão e trabalhador têm responsabilidades claras segundo normas vigentes no Brasil
Gente
História do chapéu: tradição e proteção no campo brasileiro
O chapéu no campo é mais que proteção contra o sol; é símbolo cultural, herança familiar e essencial em todo o Brasil
Gente
Odílio Balbinotti, considerado ‘Rei das Sementes’, morre aos 85 anos
Câmara Municipal e Prefeitura de Rondonópolis (MT) decretam luto de três dias em solidariedade aos familiares do fundador da Atto Sementes
Gente
Luiz Nishimori é eleito presidente da Comissão de Agricultura da Câmara
Nishimori foi indicado após acordo entre lideranças partidárias; no quarto mandato parlamentar, ele atua em projetos relacionados ao agro
Gente
Roberto Saldanha ocupará presidência da BSCA até 2027
Ele ocupará o cargo no biênio 2026/2027, com foco em fortalecer parcerias que ofereçam capacitações e inovações aos profissionais do setor
Gente
Mestrado em Zootecnia abre inscrições até 11 de fevereiro
Parceria entre Universidade Estadual Vale do Acaraú e Embrapa oferece dez vagas para ingresso no primeiro semestre de 2026