Tudo sobre AgroSP
Instituto fundado por Dom Pedro II faz 138 anos e anuncia produtos inéditos
Fundado por D. Pedro II em 1887, o IAC é referência nacional e internacional em inovações tecnológicas

Broadcast Agro
27/06/2025 - 10:28

O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), completa 138 anos nesta sexta-feira, 27, com muitos resultados inéditos. Nos últimos 12 meses, 20 novas cultivares de diversas espécies foram liberadas aos produtores rurais. Dentre elas estão feijão, citros, cana-de-açúcar, batata, batata-doce, laranja, milho e painço, informa o IAC em comunicado.
“Esses materiais inéditos – somados aos pacotes tecnológicos com recomendações de cultivo que os acompanham, reafirmam o protagonismo do IAC como gerador de ciência e tecnologia e o mantém como um dos maiores centros de pesquisa agrícola da América Latina e um pilar estratégico para a agricultura brasileira”, diz o Instituto.
“A atuação do Instituto Agronômico segue alinhada com as necessidades dos agricultores de diversos segmentos e as demandas dos mercados. Nossa excelência científica nos conecta com parceiros que reconhecem o IAC como gerador de soluções tecnológicas eficientes para o enfrentamento dos desafios atuais, com a experiência de quem conhece o panorama da agricultura nacional por tê-lo vivenciado ao longo de muitas décadas”, declara na nota o pesquisador e diretor-geral do IAC, Marcos Landell.

Dentre os lançamentos estão duas novas cultivares copa de laranjas kawatta e majorca, que são produtivas, precoces e têm alta qualidade de suco. De acordo com a pesquisadora do IAC, Marinês Bastianel, essas laranjas têm excelente qualidade físico-química, podendo ser destinadas para industrialização de suco e também para consumo in natura. Segundo o IAC, essas novas variedades copa de citros resultam de parceria entre o Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do IAC com a Embrapa e a Fundação Coopercitrus/Credicitrus. Estes parceiros fizeram a avaliação dessas novas variedades em diversas condições paulistas, além das realizadas inicialmente pelo IAC nas coleções de campo. Introduzidas pelo Instituto, estas duas variedades estão presentes há cerca de 50 anos no Banco de Germoplasma do Centro de Citricultura do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Cana
O Programa Cana IAC apresenta duas novas variedades de cana-de-açúcar que serão liberadas em novembro de 2025. Com características de alta produtividade agroindustrial e fechamento rápido de entrelinhas, os dois novos materiais ampliam o portfólio de variedades IAC.
A IAC07-2361, selecionada na região de Ribeirão Preto, apresenta alto TCH e perfil de maturação de julho a outubro. A IAC09-6166 tem porte ereto, perfil de maturação de maio a outubro, ATR médio-alto e diâmetro dos colmos médio.
Feijão carioca
Responsável pelo desenvolvimento do feijão carioca – o tipo mais consumido no Brasil -, o Instituto Agronômico lançou este ano a 60ª nova cultivar do tipo carioca: a IAC 2560 Nelore, que tem alta tolerância à antracnose e ao escurecimento dos grãos. Esta característica agrada ao consumidor, que não quer um feijão escuro, e favorece a cadeia produtiva, que pode armazená-lo por cerca de 12 meses, sem perder venda. Este novo material tem potencial produtivo de 70 sacas, por hectare. Testado e aprovado pela indústria, tem caldo espesso de alta qualidade, característica que resulta em excelente aceitação no mercado.
Batata-doce
Dentre as batatas-doces mais plantadas no Brasil, a cultivar IAC Dom Pedro II apresenta 65 vezes mais carotenoides, compostos que podem ser convertidos em vitamina A. Além desta característica altamente benéfica para o consumidor, a cultivar tem alta produtividade comercial – de 68 toneladas, por hectare -, precocidade e bom cozimento, atributos que atendem às necessidades do agricultor e demais elos da cadeia de produção.
A nova cultivar de batata-doce de polpa alaranjada escuro e com sabor agradável desenvolvida pelo Instituto Agronômico é excelente para uso culinário com o diferencial de tornar este alimento mais nutritivo, graças à biofortificação obtida no processo de melhoramento genético convencional.
Fundado por D. Pedro II

Fundado em 1887, por D. Pedro II, o IAC se tornou referência nacional e internacional por suas inovações tecnológicas, desenvolvimento de cultivares e soluções sustentáveis que revolucionaram diferentes cadeias do agronegócio. Seus resultados causam impacto direto nas lavouras, empresas, cooperativas e milhões de produtores rurais em todo o País.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Tudo sobre AgroSP
1
CONTEÚDO PATROCINADO
Projeto promove a saúde no campo
2
Frutas vermelhas são a nova aposta de pequenas propriedades em SP
3
Governo de SP envia à Alesp nova versão de projeto sobre a carreira de pesquisador
4
SP: produtores têm até 15 de julho para enviar relatório de cancro/greening
5
SP lança nova linha de crédito para pecuária de corte
6
Mestrado de brasileira sobre carne é eleito o melhor em programa norte-americano

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Tudo sobre AgroSP
Sem aumento real no Plano Safra, Faesp pede política de médio e longo prazos
Reivindicação foi feita ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Campos, durante reunião nessa segunda-feira, 7

Tudo sobre AgroSP
SP: governo anuncia novas regras para queima da palha da cana
Mesmo fora do período seco, entre dezembro e junho, a resolução prevê restrições temporárias

Tudo sobre AgroSP
Mercado canavieiro apresenta tecnologias inovadoras para o plantio
Empresas paulistas investem em clonagem de mudas in vitro, plantadora com inteligência artificial e maior velocidade na cobertura de toletes

Tudo sobre AgroSP
Mesmo com decreto, controle populacional do javali ainda gera dúvidas em SP
Somando as subnotificações, São Paulo abateu 221 mil javalis em 2024; só 10% da população estimada
Tudo sobre AgroSP
Interior de São Paulo registra primeiro clone de cavalo da raça BH
Potra Magnólia Mystic Rose TN1, da raça Brasileiro de Hipismo, tem genética de campeã
Tudo sobre AgroSP
SP lança nova linha de crédito para pecuária de corte
Após novos convênios, acesso a crédito rural para compra de tratores também foi ampliado
Tudo sobre AgroSP
Mestrado de brasileira sobre carne é eleito o melhor em programa norte-americano
Desenvolvido em feiras livres de São Paulo, trabalho apontou que 70% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais pela carne bovina produzida de forma sustentável
Tudo sobre AgroSP
Governo de SP envia à Alesp nova versão de projeto sobre a carreira de pesquisador
Segundo o Estado, o texto foi definido após amplo diálogo com os cientistas; no entanto, associação que representa a categoria nega