Sustentabilidade
Embrapa Cerrados recebe visita da rainha da Dinamarca
Entidade de pesquisa pretende ser protagonista nas discussões na COP 30

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
05/10/2024 - 08:35

Em visita ao Brasil, uma das agendas da rainha Mary da Dinamarca foi na unidade Cerrados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a cerca de 30 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 04, e contou com a presença da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e do novo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua.
Durante a visita, os pesquisadores da instituição apresentaram duas tecnologias já adotadas pelos produtores brasileiros: a integração lavoura-pecuária-floresta e a Bioanálise de Solo (BioAS). A embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen, disse que a visita serviu como inspiração para o país europeu e destacou um acordo de troca de informações firmado com áreas do setor agropecuário brasileiro.
“A Dinamarca acabou de fazer um acordo entre o setor de agricultura, as organizações de inteligência e o governo para mudar isso [os desafios com o clima]. Nós estamos vendo aqui o trabalho revolucionário que está sendo feito pela Embrapa Cerrados. É muito inspirador”, disse Perdesen, que também confidenciou que o ministro do Clima, Energia e Serviços Públicos da Dinamarca, Lars Aagaard, quer implementar o plantio direto, técnica sustentável desenvolvida no Brasil, no país nórdico. “É realmente uma coisa concreta”, concluiu.
Ao Agro Estadão, a presidente da Embrapa destacou a “oportunidade de mostrar in loco” o que o Brasil vem desenvolvendo no caminho da agricultura sustentável. “A Dinamarca tem interesse nessa parceria com o Brasil de investir e até mesmo levar esse modelo para lá de agricultura sustentável”, indicou Massruhá.


Expectativa é de que negócios entre os dois países avancem
Durante a apresentação, o secretário do Mapa reforçou que é necessário ampliar também as ações comerciais entre os dois países. Segundo ele, hoje o Brasil exporta um pouco mais de US$ 300 milhões à Dinamarca.
Questionada se esse acordo também traria benefícios comerciais, a embaixadora dinamarquesa disse que esse é um primeiro passo para estreitar laços não só no âmbito da tecnologia. “A partir dessa conversa mais estreita, vamos poder ampliar as oportunidades tanto para a Dinamarca como para o Brasil”, pontuou aos jornalistas.
Embrapa quer fazer “road show” de tecnologias na COP 30
O Brasil deve estar no centro das discussões sobre as mudanças climáticas neste ano e no próximo. Isso porque em novembro o país sedia a reunião do G20 e no ano que vem recebe a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). Nesse cenário, a Embrapa já se prepara para ser protagonista no tema de agricultura sustentável.
No âmbito do G20, a Embrapa foi sede de um encontro das instituições de pesquisa agropecuárias em maio. Esse evento serviu para gerar subsídios para o Grupo de Trabalho de Agricultura e também servirá como apoio para a reunião dos líderes mundiais do G20.
Para a COP 30, a presidente da instituição contou à reportagem que a ideia será fazer um “road show” das tecnologias da agropecuária brasileira — uma espécie de passarela das tecnologias.
“A gente quer aproveitar a COP 30 para a gente mostrar tudo isso, para ser um road show de tecnologias que o Brasil desenvolveu, mas também mostrando números e indicadores. Nós vamos fazer a partir de março do ano que vem sete eventos preparatórios em diferentes locais do país com os nossos parceiros discutindo a sustentabilidade da agricultura”, revelou Massruhá.
Além disso, o entendimento da entidade é de que há necessidade de trazer referências ligadas às emissões de carbono com foco na agricultura tropical. Segundo a presidente, isso tem potencial para mudar o discurso de outros países sobre as emissões de gases do efeito estufa no Brasil.
“A Embrapa traz os dados e informações dos últimos 50 anos. Por exemplo, a gente já está trabalhando com a integração lavoura-pecuária-floresta há mais de 15 anos. São 12 anos de informações como: o que isso tem sequestrado de carbono e o bem-estar animal. Então, agora a gente quer usar tudo isso, desde o Plano ABC, os protocolos de leite, soja e carne de baixo carbono, para criar referências para a agricultura tropical”, afirmou a presidente. Ela também completou reforçando que “isso é muito importante porque muitas vezes esses países do clima temperado têm a referência da emissão de carbono na agricultura típica deles, mas a nossa é diferente”.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
De MT para o mundo: conheça fazenda brasileira que é exemplo de sustentabilidade
2
1ª ligação de fornecimento de biometano do País é inaugurada no interior de SP
3
Em São Paulo, fazendas usam a fotografia como aliada do meio ambiente
4
Confundida com mosca, essa abelha ajuda a manter vivo o ciclo das orquídeas
5
Biometano: o que é, como é produzido e qual a diferença para o gás natural
6
Decisão do Cade põe fim à Moratória da Soja em janeiro de 2026

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Sustentabilidade
Concurso revela a maior árvore de erva-mate do RS
Exemplar de 2,22 metros de circunferência está em Caseiros e ajudará em pesquisas e preservação da espécie símbolo do Estado

Sustentabilidade
Setor florestal apresenta caderno com soluções para mudanças climáticas
Práticas sustentáveis serão levadas pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) para serem apresentadas em Belém (PA), durante a COP 30

Sustentabilidade
Estatuto do Pantanal é sancionado e cria selo para produtos sustentáveis
Texto regulamenta conservação do Pantanal, impõe regras para supressão vegetal e institui programas de serviços ambientais

Sustentabilidade
Parceria entre Cecafé e Emater-MG reforça sustentabilidade na cafeicultura
Entidades promoverão práticas regenerativas através de culturas de cobertura na entrelinha do café
Sustentabilidade
Avanço do PIB agropecuário não está associado ao desmatamento, aponta estudo
Levantamento projeta que, mesmo com crescimento médio de 2,5% ao ano no PIB agropecuário, o Brasil pode chegar perto do desmatamento zero em 2040
Sustentabilidade
COP 30: Carta do Pantanal é apresentada em Campo Grande (MS)
Texto da carta sugere a criação de um plano com políticas ambientais, sociais e econômicas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Sustentabilidade
Decisão do Cade põe fim à Moratória da Soja em janeiro de 2026
Plenário confirmou posição da Superintendência-Geral, mas manteve a moratória até dezembro de 2025, suspendendo o acordo em janeiro de 2026
Sustentabilidade
SP lança programa que busca aliar conservação ambiental e economia verde
Iniciativa prevê restauração de áreas degradadas e remuneração de ativos utilizando o modelo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)