Sustentabilidade
Capacidade brasileira de produção de biodiesel atende mistura de 20%, apontam entidades
Entidades do setor de produção de biodiesel estimam que atualmente o Brasil tem uma capacidade ociosa de aproximadamente 49%
Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com
21/02/2024 - 15:47

Um levantamento feito pela Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), a Aprobio (Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil), a Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) e a FPBio (Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional) aponta que hoje o país tem capacidade imediata de aumentar a produção de biodiesel no caso de uma mistura B20.
Até o fim de fevereiro, a mistura de biodiesel no diesel vendido nos postos de combustíveis será de 12%, ou seja, B12. A partir de março, ela passa para 14% (B14) e em 2025 para 15% (B15), segundo a determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
O estudo indica que atualmente a capacidade de produção brasileira é de 14,7 bilhões de litros de biodiesel, no entanto, a produção de 2024 deve chegar a 8,5 bilhões de litros. A ociosidade da capacidade produtiva é de aproximadamente 49%.
O levantamento é motivado pelo projeto de lei 4.196 de 2023, que propõe o aumento da mistura para 20%. Para o setor produtivo, com esse teor de biodiesel, a demanda seria de 13,2 bilhões, pouco mais de 89% do potencial de fabricação atual.
O relatório traz ainda que oito novas plantas industriais estão em construção, além de 10 usinas com operações de expansão, totalizando um parque de 60 unidades de fabricação. A capacidade máxima de produção de biodiesel desse parque pode chegar a 16,25 bilhões de litros.
Aumento da adição de biodiesel
Além do projeto 4.196, existem ao menos mais uma proposta que tramita em conjunto na Câmara dos Deputados sobre esse tema. O projeto 528 de 2020 coloca um aumento escalonado de um ponto percentual da mistura anualmente até 2028, chegando a 20%. No entanto, como a proposta é antiga e ainda não está aprovada, uma atualização desses percentuais deve ser necessária.
O projeto 4.196 é mais recente, de 2023. Ele também coloca esses aumentos progressivos, mas tendo como orientação o ano de promulgação da lei. Com isso, depois da publicação da lei, os percentuais subiriam para 15% nos 90 dias seguintes e para 16% depois de um ano. O ritmo seria de dois pontos percentuais a cada ano, chegando a 20% no terceiro ano da lei.
Além disso, essa proposição também prevê a adição de um ponto percentual a cada ano iniciando no quarto ano da publicação da lei. Isso para os 10 anos seguintes.
Todas essas pautas ainda aguardam votação na Câmara dos Deputados. De acordo com o site da casa legislativa, ainda não há uma data para que as propostas sejam debatidas. No final do ano passado, foi aprovado um requerimento de urgência, que na prática dá mais celeridade ao processo e faz com que os projetos sejam apreciados diretamente pelo plenário dos deputados. Mas até o momento, não houve movimentação.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Governo aprova Plano Clima com previsão de aumento das emissões da agropecuária
2
Código Florestal avança no CAR, mas emperra no PRA, aponta estudo
3
GO: embalagens de agrotóxicos apreendidas em ferro-velho
4
CMN adia exigência ambiental, mas endurece outra regra do crédito rural
5
Moratória da Soja: AGU pede mais prazo ao STF para manter suspensão de lei de MT
6
Moratória da Soja: produtores comemoram a saída de grandes empresas do acordo
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017
Por outro lado, as importações do combustível foram as maiores registradas desde 2021
Sustentabilidade
ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil
CB Bioenergia terá capacidade de processar 100 toneladas do cereal por dia e gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano
Sustentabilidade
Corteva e BP criam empresa para produção de óleo para biocombustíveis
Expectativa é de que a operação comece em 2027, com uso em coprocessamento em refinarias e plantas dedicadas à produção de biocombustíveis
Sustentabilidade
Bunge e Mantiqueira firmam acordo por soja de baixo carbono
Parceria envolve fornecimento de 12 mil toneladas de farelo rastreável e incentiva práticas de agricultura regenerativa
Sustentabilidade
Saída de tradings da moratória da soja preocupa Imaflora
Instituto diz que enfraquecimento do pacto pode comprometer metas ambientais e climáticas e prejudicar imagem do agronegócio brasileiro
Sustentabilidade
Após deixar Moratória da Soja, Abiove confia em novo marco regulatório
A associação reforça que as empresas associadas continuarão, de forma individual, atendendo às demandas de mercado e socioambientais
Sustentabilidade
BNDES lança edital para destravar certificação de carbono no Brasil
Com orçamento de R$ 10 milhões, banco pretende mapear gargalos, custos e regras do setor em meio à criação do mercado regulado
Sustentabilidade
Moratória da Soja: produtores comemoram a saída de grandes empresas do acordo
Entenda a linha do tempo das leis, decisões judiciais e ações no CADE que levaram ao esvaziamento do acordo ambiental