PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Capacidade brasileira de produção de biodiesel atende mistura de 20%, apontam entidades

Entidades do setor de produção de biodiesel estimam que atualmente o Brasil tem uma capacidade ociosa de aproximadamente 49%

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com

21/02/2024 - 15:47

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Um levantamento feito pela Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), a Aprobio (Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil), a Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) e a FPBio (Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional) aponta que hoje o país tem capacidade imediata de aumentar a produção de biodiesel no caso de uma mistura B20.

Até o fim de fevereiro, a mistura de biodiesel no diesel vendido nos postos de combustíveis será de 12%, ou seja, B12. A partir de março, ela passa para 14% (B14) e em 2025 para 15% (B15), segundo a determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

CONTEÚDO PATROCINADO

O estudo indica que atualmente a capacidade de produção brasileira é de 14,7 bilhões de litros de biodiesel, no entanto, a produção de 2024 deve chegar a 8,5 bilhões de litros. A ociosidade da capacidade produtiva é de aproximadamente 49%. 

O levantamento é motivado pelo projeto de lei 4.196 de 2023, que propõe o aumento da mistura para 20%. Para o setor produtivo, com esse teor de biodiesel, a demanda seria de 13,2 bilhões, pouco mais de 89% do potencial de fabricação atual.

O relatório traz ainda que oito novas plantas industriais estão em construção, além de 10 usinas com operações de expansão, totalizando um parque de 60 unidades de fabricação. A capacidade máxima de produção de biodiesel desse parque pode chegar a 16,25 bilhões de litros.

PUBLICIDADE

Aumento da adição de biodiesel

Além do projeto 4.196, existem ao menos mais uma proposta que tramita em conjunto na Câmara dos Deputados sobre esse tema. O projeto 528 de 2020 coloca um aumento escalonado de um ponto percentual da mistura anualmente até 2028, chegando a 20%. No entanto, como a proposta é antiga e ainda não está aprovada, uma atualização desses percentuais deve ser necessária.

O projeto 4.196 é mais recente, de 2023. Ele também coloca esses aumentos progressivos, mas tendo como orientação o ano de promulgação da lei. Com isso, depois da publicação da lei, os percentuais subiriam para 15% nos 90 dias seguintes e para 16% depois de um ano. O ritmo seria de dois pontos percentuais a cada ano, chegando a 20% no terceiro ano da lei. 

Além disso, essa proposição também prevê a adição de um ponto percentual a cada ano iniciando no quarto ano da publicação da lei. Isso para os 10 anos seguintes. 

Todas essas pautas ainda aguardam votação na Câmara dos Deputados. De acordo com o site da casa legislativa, ainda não há uma data para que as propostas sejam debatidas. No final do ano passado, foi aprovado um requerimento de urgência, que na prática dá mais celeridade ao processo e faz com que os projetos sejam apreciados diretamente pelo plenário dos deputados. Mas até o momento, não houve movimentação.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Lançado novo seguro para produtor que gera crédito de carbono 

Sustentabilidade

Lançado novo seguro para produtor que gera crédito de carbono 

Além de custear o replantio, a apólice garante a recuperação da função ecológica da área

Judicialização do RenovaBio: entidades lançam manifesto nacional

Sustentabilidade

Judicialização do RenovaBio: entidades lançam manifesto nacional

Associações defendem que a Política Nacional de Biocombustíveis é o principal instrumento para a descarbonização dos transportes

STF reabre julgamento crucial para a Moratória da Soja

Sustentabilidade

STF reabre julgamento crucial para a Moratória da Soja

Ministros analisam, virtualmente, liminar do ministro Dino que suspendeu todos os processos judiciais e administrativos da Moratória

Moratória da Soja: CNA pede ao STF reversão de decisão que suspendeu investigações

Sustentabilidade

Moratória da Soja: CNA pede ao STF reversão de decisão que suspendeu investigações

Na semana passada, o ministro Flávio Dino atendeu pedido da Abiove e determinou a suspensão nacional de todos os processos

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

SP lança carta de compromissos e investimentos para transição verde

Documento define metas para neutralidade de carbono até 2050 e amplia integração entre agro, indústria e meio ambiente

Sustentabilidade

Fórum internacional da USP debaterá o futuro sustentável do agro

Finovagro 2025 vai reunir especialistas para discutir os desafios e oportunidades dos sistemas agroalimentares ibero-americano

Sustentabilidade

MG lança certificação para produtores que adotam agricultura regenerativa

Reconhecimento integra o programa Certifica Minas e estará disponível a partir de 2026

Sustentabilidade

Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil

Iniciativa desenvolvida com a Yara Fertilizantes e a ofi será implantada em mais de 20 fazendas de café conilon da Bahia e do Espírito Santo

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.