AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Esse texto trata de uma opinião do colunista e não necessariamente reflete a posição do Agro Estadão

Opinião

Biodiesel está pronto para a transição energética, aqui e agora

Descarbonizar o planeta para combater o aquecimento global é uma meta urgente para empresas e governos que precisam cumprir seus objetivos de curto prazo e, sobretudo, garantir a sobrevivência da humanidade

2 minutos de leitura

07/02/2024 | 14:46

biodiesel no campo
Foto: Adobe Stock

Com a ocorrência tão frequente de eventos extremos de clima, o tema da transição energética é a pauta prioritária em fóruns internacionais como a Conferência das Partes (COP28) da ONU, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, e o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Descarbonizar o planeta para combater o aquecimento global é uma meta urgente para empresas e governos que precisam cumprir seus objetivos de curto prazo e, sobretudo, garantir a sobrevivência da humanidade.

O desafio é como chegar lá. A solução passa pela adoção de rotas tecnológicas que possam mitigar as emissões de gases de efeito estufa no curto prazo. Muito se fala sobre veículos elétricos, hidrogênio e outras rotas tecnológicas com todo seu alto impacto de investimento para a transição e resultados apenas no longo prazo. Enquanto isso, o biodiesel é uma solução imediata para a descarbonização dos transportes sem precisar de investimentos em mudança de motores ou em infraestrutura de abastecimento.

O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) são referências globais. O setor de produção celebra 19 anos com amplo parque fabril estabelecido em 14 estados e com 59 usinas, que foram autorizadas para operar pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Juntas, essas usinas têm uma capacidade instalada e pronta para atender imediatamente uma mistura de 20% (B20) de biodiesel ao diesel fóssil.

A especificação do produto é uma das mais exigentes do mundo, e já há um movimento intenso de montadoras e de empresas adotando o uso de 100% de biodiesel em suas frotas com qualidade garantida.

São muitas as vantagens em vários aspectos. É bom para o emprego já que, com o crescimento da demanda, devem ser gerados cerca de 14 mil vagas até o final de 2024. Para a economia, a boa notícia é de que o PIB total da cadeia da soja e do biodiesel cresceu cerca de 20% em 2023, conforme estimado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

As boas novas vêm da agricultura familiar, que se beneficia do Selo Biocombustível Social concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) aos produtores de biodiesel. Por meio de contratos de compra de matérias-primas, o setor do biodiesel assegura preços justos, capacitação e assistência técnica aos pequenos produtores brasileiros. Ao todo, já são mais de 70 mil famílias beneficiadas.

O biodiesel é, ainda, uma solução para a saúde. A poluição do ar gera problemas graves, que afetam especialmente aqueles que vivem nos grandes centros urbanos, e já foi comprovado cientificamente que o uso do biodiesel melhora a saúde e a qualidade de vida. Um estudo do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que a presença do biodiesel na matriz de ciclo diesel ajudou a evitar a emissão de 4,4 milhões de toneladas de CO2 equivalentes no segundo trimestre de 2023, quando a mistura obrigatória do biocombustível cresceu de 10% para 12%.

No Brasil, o patrimônio em transição energética é imenso e o biodiesel é a solução para esta mudança, aqui e agora. Precisamos trilhar este caminho, pois a mudança urge e seguir essa rota é um caminho sem volta. Só basta acreditar!

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Opinião

1

Marcos Fava Neves alerta quais os 5 pontos para ficar de olho no mercado agrícola em julho

Marcos Fava Neves alerta quais os 5 pontos para ficar de olho no mercado agrícola em julho
2

Reputação do agronegócio brasileiro: lições da Rússia

Reputação do agronegócio brasileiro: lições da Rússia
3

A oportunidade do hidrogênio

A oportunidade do hidrogênio
4

Taxação das emissões de carbono na pecuária: o caminho mais fácil

Taxação das emissões de carbono na pecuária: o caminho mais fácil
5

Política Agrícola: novos planos, ideias velhas

Política Agrícola: novos planos, ideias velhas
6

Política Agrícola: inovação institucional e reengenharia

Política Agrícola: inovação institucional e reengenharia

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas