Summit Agro
Trigo: tudo o que você precisa saber para começar a produzir
O trigo é uma fonte importante de energia para a nutrição humana e animal, sendo a segunda maior cultura cultivada no mundo
5 minutos de leitura 10/11/2022 - 17:57
Summit Agro
O trigo ocupa 20% de toda a área cultivada no mundo, com uma produção anual em torno de 800 milhões de toneladas, e é a segunda maior cultura de cereais, ficando atrás apenas do milho. O grão é uma importante fonte energética, que faz parte da dieta de boa parte da população humana mundial e também é usada na nutrição de bovinos, suínos e aves.
Os cinco maiores produtores mundiais de trigo são a União Europeia, a China, a Índia, os Estados Unidos e a Rússia. Antes da guerra, a Ucrânia produzia o sexto maior volume do grão, mas enfrenta dificuldades de cultivo e escoamento por conta do conflito.
No Brasil, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção do cereal alcance 9,5 milhões de toneladas na safra 2022/2023. O volume, ainda que alto, é insuficiente para atender a demanda interna de 12,7 milhões de toneladas, além das 2 milhões de toneladas exportadas, por isso, o País importa 65% do trigo consumido, sobretudo da Argentina.
História do trigo no mundo e no Brasil
O vegetal foi domesticado por volta de 10.000 a.C. na antiga Mesopotâmia, onde era consumido em grãos com peixes e frutas. O processo de fermentação do trigo foi descoberto há 6 mil anos, dando origem aos primeiros pães. Em 2.000 a.C, os registros apontam que os chineses utilizavam o cereal para a produção de farinha e macarrão.
A triticultura foi introduzida no século 16 no Brasil, porém, a planta não se adaptou ao clima tropical, e foi apenas no século 18 que a cultura se desenvolveu no Rio Grande do Sul, mas foi dizimada pela ferrugem. Nos anos 1940, o cultivo começou a se consolidar no Sul do País, e recentemente a biotecnologia permitiu o plantio do grão no Centro-Oeste e Nordeste.
Como cultivar trigo?
O trigo é uma gramínea com cerca de sete espécies diferentes em todo o mundo, para uso comercial e doméstico. O cereal é cultivado a partir de sementes, sendo plantado na primavera ou no inverno.
Ciclo da cultura de trigo
O ciclo de produção dura entre 100 dias e 170 dias, a depender das condições da lavoura, e é dividido em cinco fases:
- plântula – da germinação da semente até o aparecimento das três primeiras folhas verdadeiras, a planta demora de 17 dias a 23 dias para se desenvolver;
- perfilhamento – a fase de surgimento dos perfilhos dura de 15 dias a 17 dias;
- alongamento – essa fase envolve o aparecimento do primeiro nó do colmo até a última folha da planta, com duração entre 15 dias a 18 dias;
- espigamento – o surgimento da espiga, a floração, a frutificação e o início de enchimento dos grãos demora entre 12 dias e 16 dias;
- maturação – nessa fase, que dura de 30 dias a 40 dias, acontece o término de enchimento e a maturação dos grãos, e as folhas e a espiga secam.
Incidência solar recomendada para o cultivo de trigo
O trigo prospera em condições de pleno sol. A planta precisa de, pelo menos, seis horas de luz solar direta por dia para se desenvolver. Uma razão pela qual as colheitas de trigo de inverno crescem mais lentamente é porque elas recebem menos horas de luz solar.
Solo e volume de água ideais para o cultivo de trigo
Um solo argiloso bem drenado é o ideal para o trigo, essa cultura não precisa de muita água e a maioria dos agricultores que cultivam grandes quantidades do grão dependem da chuva. Em locais com poucas disponibilidade hídrica, a plantação pode ser irrigada, especialmente por gotejamento.
Temperatura e umidade do ar recomendadas para o cultivo de trigo
O trigo é muito sensível às condições ambientais. A maior produtividade é alcançada com a umidade do ar em torno de 70%, e a temperatura do solo, para a emergência do trigo, deve ficar entre 15°C e 20°C. O trigo plantado na primavera pode suportar um clima mais quente, no entanto, temperaturas acima de 20°C são prejudiciais para o estabelecimento da cultura.
Adubação do trigo
O adubo não é necessário para o trigo durante seu ciclo de crescimento, mas enriquecer o solo antes do plantio é importante. A análise do solo deve ser realizada para verificar a necessidade de calagem ou suplementação de nutrientes. A adubação deve ser equilibrada, uma vez que os fertilizantes representam cerca de 25% dos custos de produção.
Época de plantio do trigo
A melhor época do plantio depende da região onde o trigo é plantado. No Sul do Brasil, a janela de semeadura acontece entre março e junho; já no Centro-Oeste e no Nordeste, o trigo sequeiro deve ser plantado entre janeiro e fevereiro, e o irrigado de abril a maio.
Semeadura do trigo
A semeadura pode ser realizada de forma mecânica ou manual, com uma profundidade de 2 centímetros a 5 centímetros. O espaçamento entre linhas deve ter entre 17 centímetros a 20 centímetros, com uma densidade média de 200 sementes a 400 sementes por metro quadrado.
Manejo de pragas e doenças no cultivo de trigo
As principais enfermidades que atingem o trigo são a giberela, o oídio, a ferrugem e a mancha amarela. Os pulgões, corós, lagartas desfolhadoras e percevejos são os insetos mais comuns na triticultura brasileira. A aplicação de defensivos agrícolas, bem como a rotação de cultura, colaboram para controlar as pragas e doenças.
Colheita do trigo
A colheita acontece quando a planta está com cor amarela, a espiga dobrando e os grãos duros. As máquinas colheitadeiras são indicadas para colher e descascar o cereal ao mesmo tempo e, após o processo, o trigo deve ser armazenado até que chegue o melhor momento para a comercialização.
Quer saber mais? Conheça a opinião de nossos parceiros especialistas sobre os principais temas do agronegócio.
Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Myfarm, Associação Brasileira Indústria Trigo (Abitrigo), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
5
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos