PUBLICIDADE

Summit Agro

Irrigação: melhores práticas na gestão do uso de água no agronegócio

Mudanças na gestão do uso de água para irrigação na agricultura são fundamentais para viabilizar a produção a longo prazo

3 minutos de leitura 22/07/2020 - 13:24

Por: Summit Agro

De acordo com o Boletim de Inteligência divulgado em 2018 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de toda a água utilizada na agricultura no Brasil, cerca de 72% são destinados a sistemas de irrigação. Considerando que o agronegócio tem grande influência e participação no PIB nacional, promover a sustentabilidade das cadeias produtivas é fundamental para que os recursos hídricos possam ser aproveitados em longo prazo.

Diante do crescimento exponencial da população mundial e da atuação efetiva do Brasil na alimentação do mundo, a necessidade de produzir mais em um mesmo espaço é a chave para que seja possível atender à demanda global nos próximos anos. No entanto, sem uma boa gestão de recursos, a alta no consumo de água pode prejudicar o setor e gerar grandes impactos ao meio ambiente.

Por isso, além de reforçar a pauta e a conscientização do agronegócio em relação à preservação da água e das fontes naturais, é importante estudar, estabelecer e praticar medidas que melhorem a relação de consumo dos agricultores, principalmente daqueles que precisam utilizar sistemas de irrigação para manter a produtividade das lavouras.

Planejamento e gestão

O planejamento da gestão dos recursos hídricos da propriedade é o primeiro passo para conseguir otimizar o consumo de água e corrigir processos que possam estar gerando desperdício. Para isso, é importante que o produtor faça um levantamento sobre a relação de chuvas e a disponibilidade de água de sua fazenda.

Com os dados em mãos, será possível traçar um plano estratégico para a redução da necessidade de irrigar a propriedade, com a adoção de técnicas inovadoras como a agricultura de precisão (AP). Além disso, esse planejamento será útil para elaborar novos métodos de captação de água da chuva, como calhas, cisternas, filtros e reservatórios, estratégias que podem fazer muita diferença e reduzir custos, principalmente na agricultura familiar.

PUBLICIDADE

Manejo e conservação do solo

Outro fundamento de grande importância no melhor aproveitamento da água na agricultura é o manejo correto do solo, promovendo a sua conservação. Ao seguir as técnicas indicadas para cada tipo de solo, o produtor consegue melhorar a disponibilidade de água para as plantas, o armazenamento da água pelo solo e a qualidade das bacias hidrográficas.

Um solo bem manejado preserva suas características e recebe melhor a irrigação, perdurando seus efeitos benéficos por mais tempo e reduzindo a demanda por novas aplicações em curto e médio prazos. Realizar a integração da lavoura com árvores, forrações e arbustos também é uma excelente estratégia para preservar a umidade do solo.

Além disso, métodos relacionados às boas práticas de cultivo, como a rotação de cultura, favorecem as propriedades do solo e reduzem a necessidade de irrigar artificialmente.

Escolha certa do tipo de irrigação

O sistema adotado na lavoura também exerce grande influência no consumo de água da produção. A técnica de gotejamento, por exemplo, pode reduzir em até 80% o uso da água, mantendo o bom desempenho e o aumento da produtividade pela eficiência do método.

A irrigação por gotejamento é feita com mangueiras que são posicionadas estrategicamente na base das plantas, fazendo com que a água seja depositada diretamente na raiz, evitando as perdas por evaporação e deriva. Outros mecanismos, como irrigação por aspersão e microaspersão, também ajudam a reduzir as perdas e os desperdícios desse manejo, pois são considerados recursos localizados e controlados, mas com uma maior vazão na saída de água.

Esses sistemas otimizam o processo e colaboram para a redução no consumo de água na lavoura. Em grandes propriedades, as técnicas da agricultura de precisão são as melhores alternativas para que os produtores economizem recursos naturais e financeiros.

Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA) e Sebrae.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.