Summit Agro
Conheça quais são as 5 principais culturas plantadas no Brasil
Levantamento histórico mostra que as commodities, como a soja, empurraram culturas tradicionais da agricultura brasileira para a periferia de áreas urbanas
4 minutos de leitura 01/03/2022 - 15:00
Por:
A soja, o milho, o arroz, a cana-de-açúcar e o feijão são as maiores culturas da agricultura brasileira em área plantada, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). Juntos, os cinco produtos agrícolas corresponderam a mais de 70% das lavouras brasileiras durante o período de 1985 a 2017.
A pesquisa Produção de Alimentos no Brasil: Geografia, Cronologia e Evolução, aponta uma mudança no perfil das lavouras brasileiras. As áreas utilizadas pelas culturas tradicionais, como mandioca, frutas e hortaliças, foram sendo empurradas para a periferia de áreas urbanas a fim de abrir espaço para o plantio de commodities.
O estudo identificou que a produtividade melhorou ao longo das três décadas. A área dos 60 principais cultivos vegetais, exceto pastagens, era de 57 milhões de hectares (Mha) em 1988, com uma produção de 382 milhões de toneladas. Em 2017, a área passou para 79 Mha, mas o aumento da produção foi duas vezes maior e chegou a 1 bilhão de toneladas.
Quais as principais culturas do Brasil?
1. Soja
A soja teve um aumento de área em 221%, equivalente a 23 Mha, e foi a cultura que mais se expandiu no período da pesquisa. O predomínio da intensificação produtiva associada à expansão das lavouras fica claro, especialmente a partir de 1995. O grão passou a ser concentrado na Região Centro-Oeste, sobretudo a partir de 2006, dominando a paisagem principalmente no Mato Grosso.
O modelo de produção da cultura é de grandes propriedades. A rentabilidade média, de R$ 500 por hectare, torna inviável o pagamento de uma renda per capita para empreendimentos familiares de 50 hectares ou menos — que costumam sustentar uma média de cinco pessoas em outras culturas. Dessa forma, os sojicultores buscam aumentar a área constantemente para diluir os custos fixos.
2. Milho
Durante o período da pesquisa, o milho teve um crescimento de 32% em área, mas o volume de produção subiu 295%, com avanços mais expressivos que a soja em termo de produtividade. Até os anos 2000, o cereal era a cultura que mais ocupava área plantada no Brasil, mas acabou perdendo o posto para a oleaginosa.
O milho é cultivado em todas as microrregiões do Brasil. Porém, as lavouras do cereal no Nordeste sofreram retração tanto em área quanto em produtividade. Por outro lado, nas Regiões Sul, Sudeste e, especialmente, Centro-Oeste, a cultura teve uma expansão associada à intensificação da produção.
3. Cana-de-açúcar
No decorrer do período analisado pelo estudo, a cana-de-açúcar cresceu 145% em área e 194% em produção, e passou a representar quase a metade do volume em toneladas do que é produzido no Brasil.
As áreas de cultivo de cana concentram-se no oeste de São Paulo e estão relacionadas à indústria de açúcar e à produção de biocombustíveis, sendo a principal cultura da Região Sudeste. Apesar disso, também tem relevância no Centro-Oeste e no Nordeste.
4. Feijão
Mesmo tendo retração de áreas plantadas em grande parte do Brasil, o feijão apresentou um aumento no Centro-Oeste durante o período mais recente. A produção do grão se mantém em cerca de 3 milhões de toneladas há pelo menos 15 anos, indicando uma diminuição no consumo per capita do brasileiro.
A partir dos anos 2000, houve uma mudança na distribuição geográfica. Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo reduziram o volume produzido, enquanto Mato Grosso, Goiás e o sul do Piauí viram suas produções crescerem. O Paraná segue sendo o maior produtor, respondendo por 22% da produção nacional.
5. Arroz
O arroz foi a cultura que teve maior redução na área plantada, perdendo 67% entre 1988 e 2017. No entanto, isso foi acompanhado por um aumento de produtividade de 1,93 tonelada por hectare para 6,20 toneladas por hectare. Isso fez com que o volume produzido crescesse quase 1 milhão de toneladas durante o período, o equivalente a uma alta de 5,5%.
O ritmo de crescimento, porém, não acompanhou o aumento da população brasileira, o que significa que o alimento perdeu espaço na mesa. Com as lavouras concentradas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que dificulta o escoamento da produção, o arroz ainda se mantêm como o quarto grão mais consumido do País.
Fonte: Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
5
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos