Summit Agro

Como plantar morango: aprenda todas as formas de cultivar a fruta

Por ser uma fruta pequena, o morango pode ser cultivado em casa, em vasos, garrafas pet e canos de PVC

2 minutos de leitura

24/06/2021

A plantação de morango pode ser uma opção para renda extra dos agricultores ou para quem quer cultivar a fruta em casa. Isso acontece pelo fato de o morango poder ser cultivado em espaços pequenos, como vasos e garrafas pets. 

Segundo os índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil produz cerca de 72 mil toneladas da fruta por ano, que pode ser vendida para consumo in natura ou para as indústrias de processamento. 

Como plantar morango?

Ainda que seja um cultivo possível de ser feito em locais pequenos, não é uma tarefa fácil plantar morango. Desse modo, o plantio pode ser iniciado a partir de sementes ou mudas, a diferença é que as primeiras levam mais tempo para se desenvolver. 

Por conta disso, a escolha mais popular é pelas mudas desenvolvidas em estufas, a qual é uma opção mais prática, mas que precisa de mais cuidados. A atenção começa já com o fornecedor das mudas para evitar o risco de adquirir uma planta contaminada com pragas. 

Existem também épocas melhores para fazer o plantio: quem vive em regiões mais quentes deve fazê-lo entre o final do verão e o do outono; já aqueles que vivem em locais mais frios são aconselhados a realizar entre a primavera e o verão. É preciso tomar cuidado com grandes chuvas e vendavais que possam destruir a plantação.

Os morangos podem ser colhidos após um período de 60 a 80 dias. É importante observar a cor da fruta nesse momento, o melhor ponto é quando está bem vermelha. 

Locais para plantar o morango

Por ser uma planta com uma fruta pequena, existem algumas possibilidades caseiras para fazer o cultivo de morango. Entre as opções estão jardins, vasos e garrafas pets. Para obter sucesso com a horta, é importante regá-la diariamente, mas com cuidado e evitando molhar a fruta; além disso, o morango precisa pegar sol todos os dias. 

Jardim

O solo mais indicado para plantação de morango é o arenoso-argiloso, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,5 (valendo para todos os tipos de plantio). 

São necessários canteiros que tenham entre 30 e 80 centímetros de profundidade e cerca de 1,20 metro de comprimento. Cada muda deve ser plantada a uma distância de 35 a 40 cm uma da outra. Os morangos precisam tomar sol de 6 a 10 horas por dia e ter o solo regado com cuidado e atenção, evitando deixar que as plantas fiquem secas. 

Vasos

Nesses casos, é preciso encontrar um vaso com uma profundidade entre 20 e 35 cm. O plantio precisa ser feito com a mesma distância entre as mudas ou sementes que na plantação direto no solo, portanto é importante um vaso bem comprido ou ter mais de um para o cultivo. O fundo do vaso precisa ter buracos para escorrer a água e, se as raízes saírem pelos furos, é preciso trocá-lo ou transferir a planta para o solo. 

Garrafas pet

Para utilizar as garrafas, é preciso fazer um corte removendo a parte onde fica o bico. Após isso, devem ser feitos furos no fundo da garrafa pet, que terão a mesma função que os buracos dos vasos. 

Em seguida, é preciso adicionar substrato com 50% de serragem; no caso das garrafas pet, é recomendado poucas sementes ou apenas uma muda. Fique atento: se a planta se expandir muito, corte-a em mudas e coloque em outras garrafas pets.  

Fonte: Viva Decora, GZH, Decor Fácil, IBGE, IEA.

Bom Dia Agro

Newsletter

X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região