Summit Agro
Como plantar morango: aprenda todas as formas de cultivar a fruta
Por ser uma fruta pequena, o morango pode ser cultivado em casa, em vasos, garrafas pet e canos de PVC
2 minutos de leitura 24/06/2021 - 15:00
Por:
A plantação de morango pode ser uma opção para renda extra dos agricultores ou para quem quer cultivar a fruta em casa. Isso acontece pelo fato de o morango poder ser cultivado em espaços pequenos, como vasos e garrafas pets.
Segundo os índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil produz cerca de 72 mil toneladas da fruta por ano, que pode ser vendida para consumo in natura ou para as indústrias de processamento.
Como plantar morango?
Ainda que seja um cultivo possível de ser feito em locais pequenos, não é uma tarefa fácil plantar morango. Desse modo, o plantio pode ser iniciado a partir de sementes ou mudas, a diferença é que as primeiras levam mais tempo para se desenvolver.
Por conta disso, a escolha mais popular é pelas mudas desenvolvidas em estufas, a qual é uma opção mais prática, mas que precisa de mais cuidados. A atenção começa já com o fornecedor das mudas para evitar o risco de adquirir uma planta contaminada com pragas.
Existem também épocas melhores para fazer o plantio: quem vive em regiões mais quentes deve fazê-lo entre o final do verão e o do outono; já aqueles que vivem em locais mais frios são aconselhados a realizar entre a primavera e o verão. É preciso tomar cuidado com grandes chuvas e vendavais que possam destruir a plantação.
Os morangos podem ser colhidos após um período de 60 a 80 dias. É importante observar a cor da fruta nesse momento, o melhor ponto é quando está bem vermelha.
Locais para plantar o morango
Por ser uma planta com uma fruta pequena, existem algumas possibilidades caseiras para fazer o cultivo de morango. Entre as opções estão jardins, vasos e garrafas pets. Para obter sucesso com a horta, é importante regá-la diariamente, mas com cuidado e evitando molhar a fruta; além disso, o morango precisa pegar sol todos os dias.
Jardim
O solo mais indicado para plantação de morango é o arenoso-argiloso, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,5 (valendo para todos os tipos de plantio).
São necessários canteiros que tenham entre 30 e 80 centímetros de profundidade e cerca de 1,20 metro de comprimento. Cada muda deve ser plantada a uma distância de 35 a 40 cm uma da outra. Os morangos precisam tomar sol de 6 a 10 horas por dia e ter o solo regado com cuidado e atenção, evitando deixar que as plantas fiquem secas.
Vasos
Nesses casos, é preciso encontrar um vaso com uma profundidade entre 20 e 35 cm. O plantio precisa ser feito com a mesma distância entre as mudas ou sementes que na plantação direto no solo, portanto é importante um vaso bem comprido ou ter mais de um para o cultivo. O fundo do vaso precisa ter buracos para escorrer a água e, se as raízes saírem pelos furos, é preciso trocá-lo ou transferir a planta para o solo.
Garrafas pet
Para utilizar as garrafas, é preciso fazer um corte removendo a parte onde fica o bico. Após isso, devem ser feitos furos no fundo da garrafa pet, que terão a mesma função que os buracos dos vasos.
Em seguida, é preciso adicionar substrato com 50% de serragem; no caso das garrafas pet, é recomendado poucas sementes ou apenas uma muda. Fique atento: se a planta se expandir muito, corte-a em mudas e coloque em outras garrafas pets.
Fonte: Viva Decora, GZH, Decor Fácil, IBGE, IEA.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos