AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Como plantar café? Aprenda o passo a passo

Aprenda como plantar café em 7 passos

2 minutos de leitura

30/05/2022 | 11:00

graos de cafe

O Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo. Com suas condições climáticas variadas, o País possibilita a plantação de uma grande variedade de espécies em diferentes temperaturas, altitudes e solos; por consequência, consegue oferecer diversos padrões de qualidade, além de aromas e sabores únicos.

Assim como outras culturas, a plantação de café tem técnicas e processos particulares que, se não forem seguidos, podem afetar a produção por vários anos.

Como plantar café?

O plantio de café envolve detalhes que podem ter efeitos fundamentais na produtividade elevada e na qualidade do grão. Confira!

1. Escolha o local adequado

O primeiro passo para o cultivo do café é a escolha de um local adequado para a plantação. O terreno ideal precisa ter pelo menos 1 metro de profundidade e não pode ser pedregoso ou excessivamente arenoso. Áreas de baixada são inaptas ao plantio mesmo com sistema de drenagem artificial. Espaços com ventos fortes e frios devem ser evitados.

O café deve ser plantado em terrenos planos e sem buracos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

2. Prepare o terreno para receber o café

Um dos segredos para plantar café é a adequação da área de plantio, que deve ser plana, sem buracos e com o mínimo de pedregulhos possível. Além disso, o desenvolvimento do café exige uma quantidade de nutrientes específica para a boa produtividade, então uma análise profunda do solo pode indicar quais correções nutritivas devem ser realizadas.

3. Selecione a variedade adequada

Duas espécies de café são vendidas no mercado, a arábica e a robusta. As linhagens de café arábica produzem cafés mais finos e alcançam os maiores preços no mercado, com produtividade que depende de temperaturas amenas e altitudes elevadas.

As linhagens robustas (canephora) produzem cafés inferiores aos da variedade arábica e têm ótima aceitação no mercado por conta dos preços mais acessíveis. Essa opção se adapta bem às regiões de baixa altitude e de temperaturas elevadas.

A escolha da espécie de café influencia diretamente no aroma e no sabor do produto. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

4. Faça o plantio

O plantio do café deve ser feito em buracos de cerca de 30 centímetros de profundidade e 25 centímetros de largura. A distância entre cada um deve ser de no mínimo 80 centímetros, para que um arbusto não interfira no desenvolvimento de outro.

5. Irrigue a plantação

O café se dá muito bem em climas tropicais e não exige muitas regas, já que não suporta solos encharcados. O ideal é realizar a inspeção frequente da plantação para verificar se as árvores precisam ser hidratadas ou se necessitam de combate à insolação excessiva.

O café é mais produtivo em climas tropicais. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

6. Faça o controle de pragas e doenças

Os principais inimigos do café no Brasil são o bicho-mineiro e a broca-do-café. O monitoramento desses agressores e o combate a eles é fundamental e pode ser feito com inseticidas químicos e biológicos.

7. Realize a colheita

A colheita do café pode ser iniciada quando os grãos atingem o estado de maturação chamado de cereja. Isso ocorre quando a cor da casca dos grãos muda de verde para vermelho ou amarelo, dependendo da espécie.

Fonte: Agropos, Aprender a plantar, Rural pecuária, TMF Fertilizantes, governo federal, Revista Cultivar

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas