Summit Agro

Avicultura: como iniciar uma produção de aves?

Criação de aves pode ser altamente rentável e conta com demanda crescente por proteína animal no mercado

3 minutos de leitura

17/04/2023

A avicultura pode ser um negócio altamente rentável, especialmente se o produtor adotar práticas de manejo eficientes e tecnologias avançadas de produção. Por serem proteínas baratas, carne de frango e ovos têm alta demanda nos mercados nacional e internacional, o que garante a venda dos produtos avícolas.

A criação de aves pode ser desenvolvida em diferentes escalas e integrada com outras atividades agropecuárias, o que proporciona flexibilidade para escolher o modelo de negócio mais adequado às necessidades do avicultor. Além disso, a atividade tem impacto ambiental baixo em comparação com outras ações agropecuárias.

O setor está em constante evolução com o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas de manejo que visam melhorar a eficiência e a qualidade da produção. Isso tem proporcionado, de forma frequente, oportunidades de impulsionar resultados a partir da implementação de inovações no negócio.

Como começar uma criação de aves?

Aves podem ser criadas em larga escala ou em pequenas granjas, de acordo com a propriedade rural. (Fonte: Lucas Scherer Cardoso/Embrapa Suínos e Aves/Reprodução)

A avicultura exige muita dedicação e cuidado com as aves, a fim de garantir a saúde e o bem-estar delas, além de uma produção de qualidade. Para se destacar no mercado de avicultura, é importante seguir cuidados específicos para aumentar a eficiência e a produtividade.

Ambiente adequado

As aves são bastante sensíveis à falta de higiene e a temperaturas altas, então as instalações devem oferecer ambiente protegido, ventilado e com iluminação controlada para garantir boa produção e comportamento natural dos animais.

Os alojamentos devem ser construídos com materiais resistentes e ter sistema de drenagem eficiente. A densidade de aves por metro quadrado deve ser adequada, e o manejo sanitário é fundamental para a prevenção de doenças.

Controle sanitário

O controle sanitário evita doenças e infecções que podem comprometer a saúde dos animais. Dessa forma, é importante trocar a cama do aviário e efetuar a limpeza de comedouros e bebedouros regularmente, além de investir em programas de vacinação e vermifugação de acordo com as orientações profissionais.

Em caso de identificação de doenças, o médico-veterinário responsável deve estabelecer medidas corretivas imediatas, como o tratamento das aves infectadas, o isolamento ou o abatimento dos animais doentes, bem como a desinfecção do ambiente.

Alimentação das aves

Alimentação é o principal custo de produção na avicultura. (Fonte: Fátima Savegnago/Prefeitura de Sorriso/Reprodução)

A água oferecida precisa estar limpa e fresca para que as aves possam se hidratar adequadamente. As rações para aves são geralmente compostas de milho, farelo de soja, farelo de trigo e sorgo, sendo formuladas de acordo com as necessidades nutricionais das aves em cada fase de vida.

Para frangos em fase de crescimento, a ração deve ser rica em proteína para garantir bom desenvolvimento muscular e ósseo. Já para galinhas em fase de postura, a alimentação deve ser rica em cálcio para garantir a formação adequada da casca dos ovos.

Monitoramento das aves

As variações no consumo de água e ração podem indicar doenças. Também é fundamental pesar as aves regularmente para identificar possíveis problemas de desenvolvimento e ajustar a nutrição, se necessário.

O avicultor deve prestar atenção também ao comportamento das aves, observando se estão ativas e se movimentando livremente ou se apresentam sinais de estresse. A aparência dos animais deve ser avaliada regularmente, verificando se há sintomas de doenças ou parasitas, como penas eriçadas, vermelhidão e perda de peso.

Tecnologia e inovação

A utilização de monitoramento eletrônico por meio de sensores e câmeras é uma das principais formas de aproveitar a tecnologia na avicultura, registrando informações como temperatura, umidade, consumo de água e ração.

A automatização de processos também pode ser aplicada, reduzindo o tempo e o trabalho manual necessários para a manutenção dos animais. A genética pode ser uma aliada para selecionar aves com características específicas, e a análise de dados ajuda a identificar padrões e tendências na produção.

Fonte: Novo Negócio, Avicultura Industrial, Nutrição e Saúde Animal, Animal Business

Bom Dia Agro

Newsletter

X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas