Pecuária
Raridade: cordeiros quadrigêmeos nascem no RS
Gestação natural de ovelha Texel ocorreu em Pinheiro Machado; as chances de trigêmeos na raça são de menos de 1%, informa a Emater
Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
02/08/2025 - 08:00

Uma propriedade localizada em Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul, registrou um acontecimento raro: o nascimento de cordeiros quadrigêmeos da raça Texel. O fato, oriundo de uma fecundação natural, foi motivo de comemoração para Diomar e Rodolfo Madruga, proprietários da Fazenda do Açude, ovinocultores familiares que produzem carne e lã.
As chances de uma gestação gemelar espontânea com dois cordeiros são de, aproximadamente, 15% a cada 100 partos. De trigêmeos, as ocorrências são ainda mais raras, menos do que 1%.
Quem explica é o zootecnista Pablo Tavares Costa, da Emater-RS, um dos especialistas que prestam assistência técnica na propriedade. Ele conta que acompanhou, por dois anos, 6.500 matrizes e cerca de 12 mil partos. “Nesse período, aconteceram dois casos de trigêmeos”. Ou seja, quadrigêmeos são quase como ganhar na loteria.
Segundo ele, embora seja algo raro, com a adoção de algumas práticas, pode-se aumentar as chances de gestações gemelares — além da fertilização artificial. A primeira delas é a seleção de matrizes. “Ao longo do tempo, selecionando animais filhos de partos duplos, vai ter, pela questão genética, uma chance um melhor de, de repente, dar um trigêmeo, um quadrigêmeo”, afirma.
Outro aspecto, segundo o especialista, é o manejo nutricional. “Se a gente melhorar a nutrição da ovelha algumas semanas ali, duas ou três semanas antes do acasalamento, antes dela entrar em cio, também vai potencializar a liberação de mais óvulos e, de repente, vai aumentar essa chance de ter um parto gemelar, de repente um trigêmeo”, explica. “Mas não é nada comum. São exceções”, ressalta Pablo.
Na avaliação do especialista, o caso indica avanços no sistema de produção adotado na propriedade, que é voltado à sustentabilidade e ao melhoramento genético dos rebanhos. “O acompanhamento técnico e a dedicação dos produtores contribuem para a valorização da pecuária familiar e o desenvolvimento do setor agropecuário local”, diz Costa.
Raça Texel
Os ovinos da raça Texel são rústicos e muito dóceis. Originários da Ilha Texel, na Holanda, eles foram introduzidos no Brasil há cerca de 50 anos. Os animais costumam produzir carcaça de ótima qualidade e peso, além de considerável quantidade de lã.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a raça tem bom desempenho em sistemas extensivo e semi-intensivo. Em condições de pastagens, entre os 30 e 90 dias de idade, os cordeiros machos têm ganhos de peso médio diário de 300 g e as fêmeas de 275 g. Aos 70 dias de idade, machos bem formados atingem 27 kg e fêmeas 23 kg.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Cavalo Quarto de Milha: versatilidade e eficiência
2
Texas Longhorn: raça que une resistência e beleza
3
Quem paga a conta da rastreabilidade bovina? Especialistas veem adaptação inevitável, mas lenta
4
Europa enfrenta onda severa de gripe aviária e teme crise
5
Novo recorde: vaca brasileira é a mais cara do mundo
6
CEO da JBS cobra mais investimentos na base da pecuária para produção eficiente
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
Navio com 3 mil vacas volta ao Uruguai após ser recusado na Turquia
Governo uruguaio atribui impasse a um conflito comercial entre exportador e importador, e afirma que as relações comercial e sanitária com a Turquia estão mantidas.
Pecuária
Novo recorde: vaca brasileira é a mais cara do mundo
Filha supera mãe ao ser avaliada em R$ 54 milhões, valor inédito foi resultado do Leilão Cataratas Collection
Pecuária
Descubra a marcha batida, o movimento mais famoso do Mangalarga Marchador
BH recebe até sábado o campeonato de marcha batida, reunindo mais de 700 exemplares de cavalos da raça Mangalarga Marchador
Pecuária
Raiva em rebanhos acende alerta no Paraná
Vacinação obrigatória em 30 municípios e ações educativas buscam conter avanço da zoonose no Oeste do Estado
Pecuária
Brasil conquista 50 medalhas no maior concurso de queijos do mundo
Mais de 5,2 mil produtores de 46 países disputaram o World Cheese Awards 2025, na Suíça
Pecuária
Identificação do rebanho: por que é fundamental para a pecuária
O sistema individual permite registrar histórico sanitário, reprodutivo e otimiza a seleção genética dos bovinos
Pecuária
Leite A2: entenda os benefícios e como incluir em sua produção
Produto obtido de vacas A2A2 promete reduzir desconfortos digestivos e valorizar a produção rural
Pecuária
Corte tarifário dos EUA reacende expectativa de alta na arroba, diz Cepea
Mesmo com tarifa ainda em 40%, especialistas projetam aumento da demanda norte-americana