Pecuária
Inteligência Artificial ajuda pecuaristas a pesar o gado sem balança
Startup capixaba usa câmeras 3D e visão computacional para medir peso em campo; segundo desenvolvedores, índice de precisão médio é de 97%
Redação Agro Estadão
19/09/2025 - 05:00

A startup capixaba Olho do Dono desenvolveu uma tecnologia que permite pesar bovinos e suínos sem balanças tradicionais. Utilizando câmeras 3D portáteis e inteligência artificial, o sistema calcula o peso dos animais diretamente no pasto, de forma rápida e reduzindo o estresse no rebanho. Segundo os desenvolvedores, é possível pesar até 250 animais em apenas 20 minutos, com o apoio de dois vaqueiros. O índice de precisão é, em média, de 97% — comparado com a balança de curral tradicional.
Segundo o CEO da Olho do Dono, Pedro Henrique Mannato, o funcionamento do sistema é simples. “O produtor posiciona a câmera no caminho de passagem do boi, que será filmado ao atravessar por baixo dela. Nosso sistema de inteligência artificial foi treinado com mais de 1,5 milhão de imagens 3D de bois com peso conhecido, coletadas ao longo dos anos no Brasil e em outros países. A partir do vídeo captado, a tecnologia calcula automaticamente o peso do animal e gera relatórios ou integra os dados ao sistema de gestão”, detalha.
De acordo com a empresa, o método elimina gastos com transporte, mão de obra e manutenção de balanças, além de gerar dados estratégicos para a gestão da produção. O monitoramento pode ser feito com frequência, ao contrário da prática comum de pesar o gado apenas duas vezes por ano, durante o período de vacinação.
“No momento da pesagem, o boi precisa andar longas distâncias até o curral, fica o dia inteiro confinado sem alimento e água. Além disso, ele pode se acidentar e ter que ser abatido precocemente, fatores que ocasionam perdas”, explica Mannato. Segundo ele, a tecnologia foi criada para resolver esse problema e mudar um hábito enraizado na pecuária.
Boi é filmado e pesado quando passa sob a câmera. Vídeo: Olho do Dono/Divulgação
Reconhecimento em escala
A startup já recebeu reconhecimento nacional e internacional. Foi eleita melhor agtech (startup voltada para o agronegócio) do Brasil no prêmio Embrapa Siagro, venceu o 1º TechCrunch Startup Battlefield da América Latina, além de ser premiada como melhor startup agro no InterCorte e uma das vencedoras do Finep Startup.
O sistema também integra leitores de brincos eletrônicos (RFID), que identificam automaticamente os animais e emitem relatórios sobre movimentações e eventuais fugas. A inovação já é usada por fazendas como o Grupo Rialma, em Goiás e Tocantins, onde os controladores acompanham peso e inventário do rebanho de forma remota.
Fundada em 2015 no Espírito Santo, a agtech acaba de receber R$ 2,2 milhões em investimento do BR Angels, grupo de inovação e capital-anjo. O aporte será usado para ampliar as vendas diretas para fazendas e formar uma rede de representantes comerciais.
“Encontramos um time com muita dedicação, crescimento e consolidação como referência em tecnologia para a pecuária. Temos certeza de que eles irão proporcionar o retorno desse investimento”, afirma Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels.
A Olho do Dono já atua em estados brasileiros e em países como Argentina, Paraguai e México, além de negociar entrada nos mercados da China e da Colômbia. Para 2026, a empresa prevê o lançamento de um novo produto, atualmente em processo de patente.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Cavalo Quarto de Milha: versatilidade e eficiência
2
Uso consciente de antimicrobianos ganha força na produção de carnes; entenda
3
Carne bovina supera barreira do tarifaço e bate recorde de embarques
4
Pesca e aquicultura no Brasil em números; veja o retrato completo
5
Proteja sua tropa: entenda o que é a febre equina
6
Malásia: primeiros frigoríficos de carne suína são habilitados
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
CEO da JBS cobra mais investimentos na base da pecuária para produção eficiente
Já o presidente da BASF pediu estruturas regulatórias facilitadoras para avanço da agricultura sustentável
Pecuária
Pará leva carne 100% rastreável ao varejo com apoio de JBS e Atacadão
Programa prevê rastrear a origem e a movimentação de cada animal do rebanho estadual até 2027
Pecuária
Conseleite, Sindileite e Faesc pedem ao governo medidas em apoio ao setor
Entidades querem suspensão das importações de leite em pó e muçarela do Uruguai e da Argentina, e realização de compras públicas
Pecuária
Texas Longhorn: raça que une resistência e beleza
Além dos chifres icônicos, o Longhorn oferece carne de qualidade superior, justificando seu crescimento na pecuária nacional
Pecuária
Hungria detecta caso de gripe aviária em granja comercial de patos
Confirmação veio após o aumento da mortalidade em um lote de 19.700 patos caipiras, além do aparecimento de sintomas característicos
Pecuária
Quem paga a conta da rastreabilidade bovina? Especialistas veem adaptação inevitável, mas lenta
Com o maior rebanho do mundo e promessa de identificação individual, Brasil tem desafios no custo e na inclusão de pequenos produtores
Pecuária
Campanha de atualização do estoque de rebanhos começa no sábado em MT
Criadores de bovinos, bubalinos, suínos e aves comerciais são obrigados a informar ao Indea a quantidade de animais e dados da propriedade
Pecuária
Cavalo Quarto de Milha: versatilidade e eficiência
Originário dos EUA, o Quarto de Milha se destaca pela velocidade, docilidade e inteligência